JCL

FEUP/DEI & INESC TEC

User Tools

Site Tools


teach:dapi:201213:ficha
no way to compare when less than two revisions

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.


teach:dapi:201213:ficha [02/09/2013 18:25] (current) – created - external edit 127.0.0.1
Line 1: Line 1:
 +====== Ficha de Unidade Curricular ======
  
 +**[[https://sigarra.up.pt/feup/pt/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=742|Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação]]\\
 +  [[https://sigarra.up.pt/feup/disciplinas_geral.FormView?p_cad_codigo=EIC0108|Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação]]\\
 +  [[https://sigarra.up.pt/feup/disciplinas_geral.formview?p_cad_codigo=EIC0108&p_ano_lectivo=2012/2013&p_periodo=1S|Ocorrência de: 2012/2013]]**
 +\\
 +---
 +\\
 +
 +//** [[http://www.up.pt/feup/disciplinas_geral.formview?p_cad_codigo=EIC0108&p_ano_lectivo=2012/2013&p_periodo=1S|Página oficial]] **//
 +
 +===== Informação Geral =====
 +
 +**Curso**: Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação\\
 +**Código**: EIC0108/PRODEI003\\
 +**Curso**: MIEIC, 5º, xx estudantes/PRODEI yy estudantes\\
 +**Ano letivo**: 2012/2013\\
 +**Semestre**: 1S\\
 +**ECTS**: 6/7,5\\
 +**Horas/Semanas**: 1x3TP\\
 +**Professores**:  [[https://sigarra.up.pt/feup/funcionarios_geral.FormView?p_codigo=209566|Cristina Ribeiro]] | [[https://sigarra.up.pt/feup/funcionarios_geral.FormView?p_codigo=230756|João Correia Lopes]]
 +
 +===== Língua de Ensino =====
 +
 +//Suitable for English-speaking students//
 +
 +===== Objetivos, Competências e Resultados de Aprendizagem =====
 +
 +1. ENQUADRAMENTO 
 +
 +A unidade curricular "Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação" tem como contexto a existência de grandes repositórios de informação de natureza muito diversa e os requisitos para a sua organização, descrição, armazenamento e pesquisa.
 +
 +2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
 +
 +  - Sensibilizar os estudantes para os problemas do armazenamento e organização de grandes coleções de dados.
 +  - Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais e da sua aplicação em ferramentas.
 +  - Explorar os métodos e ferramentas para a descrição de recursos na web e para o uso da descrição em aplicações que fazem uso do significado dos dados.
 +
 +3. PRÉ-REQUISITOS 
 +
 +Conhecimento e prática com linguagens de programação para o desenvolvimento de aplicações.
 +
 +4. DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
 +
 +Componente Científica: 50%\\
 +Componente Tecnológica 50% 
 +
 +5. RESULTADOS DA APRENDIZAGEM 
 +
 +No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
 +
 +  * Identificar fontes de dados em repositórios de dados, APIs de serviços on-line e registos (logs) de utilizadores;
 +  * Decidir sobre a qualidade das fontes de dados e caracterizar um conjunto de dados selecionado;
 +  * Escolher a granularidade do documento e um modelo de armazenamento para o conjunto de dados;
 +  * Usar as ferramentas de manipulação de dados para selecionar subconjuntos de dados apropriados e para ajustar os dados às suas aplicações pretendidas;
 +
 +  * Descrever os modelos usados na recuperação de informação, e em particular na recuperação na web;
 +  * Reconhecer as diversas tarefas que são consideradas na recuperação de informação;
 +  * Aplicar as medidas de avaliação da recuperação de informação à comparação de ferramentas de pesquisa na web;
 +
 +  * Relacionar os documentos na web com a meta-informação que os descreve e relaciona;
 +  * Tratar as ontologias como fornecedoras de ferramentas de descrição;
 +  * Explorar as aplicações que manipulam descrições de informação na web semântica e criar conjuntos de metadados para um domínio;
 +  * Comparar serviços baseados na web semântica e outras abordagens mais simples para a descrição de recursos.
 +
 +===== Programa =====
 +
 +  * Introdução às coleções de dados; ferramentas para recolha, preparação e acesso a dados; modelos de dados e armazenamento de coleções.
 +  * Pesquisa de informação de base textual; modelos de recuperação; avaliação; recuperação de informação na web.
 +  * Descrição de informação: linguagens da Web semântica; RDF, RDF-Schema, OWL; ontologias para dados de um domínio.
 +
 +===== Bibliografia Principal =====
 +
 +  * Christopher D. Manning, Prabhakar Raghavan, Hinrich Schütze; //Introduction to Information Retrieval//, Cambridge University Press, 2008. ISBN: 0521865719 [[http://aleph.fe.up.pt/F/-?func=find-b&find_code=SYS&request=000128218|Biblioteca]]
 +  * Anders Møller, Michael I. Schwartzbach; //An Introduction to XML and Web Technologies//, Addison Wesley Professional, 2006. ISBN: 0321269667 [[http://aleph.fe.up.pt/F/-?func=find-b&find_code=SYS&request=000074209|Biblioteca]]
 +===== Métodos de Ensino =====
 +
 +Os tempos letivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados, discussão de leituras propostas e resolução pelos estudantes de exercícios propostos.
 +
 +===== Software =====
 +
 +  * Apache Lucene + Solr
 +  * Protégé 
 +  * oXygen XML editor
 +===== Palavras-chave =====
 +
 +Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática
 +
 +===== Modo de Avaliação =====
 +
 +Avaliação distribuída sem exame final
 +
 +===== Componentes de Avaliação e Ocupação registadas =====
 +
 +^ Descrição  ^ Tipo  ^  Tempo (horas)  ^ Data de Conclusão  ^
 +| Participação presencial (estimativa) | Aulas |  39  | |
 +| Entrega Trabalho 1 | Projetos |  15  |  2012-10-11  |
 +| Entrega Trabalho 2 | Projetos |  30  |  2012-11-22  |
 +| Entrega Trabalho 3 | Projetos |  30  |  2013-01-03  |
 +| Teste 1 | Teste/Exame |  1  |  2012-11-29  |
 +| Teste 2 | Teste/Exame |  1  |  n/a  |
 +| Estudo | Teste/Exame |  46/84  |  n/a  |
 +|  |  Total: |  162/200  | |
 +
 +===== Obtenção de Frequência =====
 +
 +A unidade curricular tem uma componente de avaliação prática que é o resultado da realização dos trabalhos, a entregar antes das respetivas datas limite fixadas no plano da unidade curricular.
 +
 +Os estudantes têm de obter 50% em cada um dos elementos da avaliação prática.
 +
 +A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de classificação superior a 40% em cada um dos mini-testes.
 +
 +===== Cálculo da Classificação Final =====
 +
 +A classificação final é calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalho + 40% Mini-testes.
 +
 +A componente Trabalho é o resultado da avaliação prática e pode ser obtida:
 +  * realizando três trabalhos de acordo com os guiões propostos;
 +  * propondo um projeto para o semestre e realizando entregas e apresentações de resultados nos mesmos prazos que os dos trabalhos.
 +
 +A opção pelo projeto e o seu plano de trabalho têm de ser acordados com os docentes.
 +
 +===== Provas e Trabalhos Especiais =====
 +
 +Não há provas nem trabalhos especiais.
 +
 +===== Avaliação Especial (TE, DA, ...) =====
 +
 +A avaliação distribuída, realizada durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
 +
 +===== Melhoria de Classificação Final/Distribuída =====
 +
 +A classificação pode ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular.
 +
 +\\
 +-- MCR, JCL
teach/dapi/201213/ficha.txt · Last modified: 02/09/2013 18:25 by 127.0.0.1

Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki