J. Correia Lopes

FEUP/DEI & INESC TEC

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Ficha de Unidade Curricular

Informação Geral

Curso: Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação
Código: EIC0108/PRODEI003
Curso: MIEIC, 5º, xx estudantes/PRODEI yy estudantes
Ano letivo: 2012/2013
Semestre: 1S
ECTS: 6/7,5
Horas/Semanas: 1x3TP
Professores: Cristina Ribeiro | João Correia Lopes

Língua de Ensino

Suitable for English-speaking students

Objetivos, Competências e Resultados de Aprendizagem

1. ENQUADRAMENTO

A unidade curricular "Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação" tem como contexto a existência de grandes repositórios de informação de natureza muito diversa e os requisitos para a sua organização, descrição, armazenamento e pesquisa.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Sensibilizar os estudantes para os problemas do armazenamento e organização de grandes coleções de dados.
  2. Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais e da sua aplicação em ferramentas.
  3. Explorar os métodos e ferramentas para a descrição de recursos na web e para o uso da descrição em aplicações que fazem uso do significado dos dados.

3. PRÉ-REQUISITOS

Conhecimento e prática com linguagens de programação para o desenvolvimento de aplicações.

4. DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL

Componente Científica: 50%
Componente Tecnológica 50%

5. RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:

  • Identificar fontes de dados em repositórios de dados, APIs de serviços on-line e registos (logs) de utilizadores;
  • Decidir sobre a qualidade das fontes de dados e caracterizar um conjunto de dados selecionado;
  • Escolher a granularidade do documento e um modelo de armazenamento para o conjunto de dados;
  • Usar as ferramentas de manipulação de dados para selecionar subconjuntos de dados apropriados e para ajustar os dados às suas aplicações pretendidas;
  • Descrever os modelos usados na recuperação de informação, e em particular na recuperação na web;
  • Reconhecer as diversas tarefas que são consideradas na recuperação de informação;
  • Aplicar as medidas de avaliação da recuperação de informação à comparação de ferramentas de pesquisa na web;
  • Relacionar os documentos na web com a meta-informação que os descreve e relaciona;
  • Tratar as ontologias como fornecedoras de ferramentas de descrição;
  • Explorar as aplicações que manipulam descrições de informação na web semântica e criar conjuntos de metadados para um domínio;
  • Comparar serviços baseados na web semântica e outras abordagens mais simples para a descrição de recursos.

Programa

  • Introdução às coleções de dados; ferramentas para recolha, preparação e acesso a dados; modelos de dados e armazenamento de coleções.
  • Pesquisa de informação de base textual; modelos de recuperação; avaliação; recuperação de informação na web.
  • Descrição de informação: linguagens da Web semântica; RDF, RDF-Schema, OWL; ontologias para dados de um domínio.

Bibliografia Principal

  • Christopher D. Manning, Prabhakar Raghavan, Hinrich Schütze; Introduction to Information Retrieval, Cambridge University Press, 2008. ISBN: 0521865719 Biblioteca
  • Anders Møller, Michael I. Schwartzbach; An Introduction to XML and Web Technologies, Addison Wesley Professional, 2006. ISBN: 0321269667 Biblioteca

Métodos de Ensino

Os tempos letivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados, discussão de leituras propostas e resolução pelos estudantes de exercícios propostos.

Software

  • Apache Lucene + Solr
  • Protégé
  • oXygen XML editor

Palavras-chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa) Aulas 39
Entrega Trabalho 1 Projetos 15 2012-10-11
Entrega Trabalho 2 Projetos 30 2012-11-22
Entrega Trabalho 3 Projetos 30 2013-01-03
Teste 1 Teste/Exame 1 2012-11-29
Teste 2 Teste/Exame 1 n/a
Estudo Teste/Exame 46/84 n/a
Total: 162/200

Obtenção de Frequência

A unidade curricular tem uma componente de avaliação prática que é o resultado da realização dos trabalhos, a entregar antes das respetivas datas limite fixadas no plano da unidade curricular.

Os estudantes têm de obter 50% em cada um dos elementos da avaliação prática.

A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de classificação superior a 40% em cada um dos mini-testes.

Cálculo da Classificação Final

A classificação final é calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalho + 40% Mini-testes.

A componente Trabalho é o resultado da avaliação prática e pode ser obtida:

  • realizando três trabalhos de acordo com os guiões propostos;
  • propondo um projeto para o semestre e realizando entregas e apresentações de resultados nos mesmos prazos que os dos trabalhos.

A opção pelo projeto e o seu plano de trabalho têm de ser acordados com os docentes.

Provas e Trabalhos Especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

A avaliação distribuída, realizada durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A classificação pode ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular.


– MCR, JCL

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