Faculdade: Dicas

- Na minha opinião, o primeiro passo para o sucesso e o bem-estar na faculdade é fazer amigos. A verdade é que uma grande parte dos estudantes não conhece ninguém, ou quase ninguém, na faculdade ou curso em que entra, sendo esta uma das razões pelas quais é uma adaptação tão complicada. Assim, torna o conhecer pessoas novas e fazer amigos numa prioridade. Vais sentir-te muito melhor quando perceberes que não estás sozinho neste percurso cheio de altos e baixos.

- Em segundo lugar, é mesmo importante ir às aulas teóricas. O mais provável é que quando começares a faltar, não consigas parar, porque vai parecer que as faltas que deste não tiveram consequências e, portanto, quando o cansaço bater à porta, vai tornar-se quase impossível resistir a ficar na cama. No entanto, quando chegar à altura de estudar para os testes, vais arrepender-te amargamente de ter faltado, mesmo que algumas das aulas pudessem parecer inúteis (ou desesperantes, porque às vezes não vais perceber nada).

- Outra coisa com que te deves preocupar é arranjar atividades que te possam destacar, no futuro, dos teus colegas. Com isto quero dizer, por exemplo, fazer voluntariado, entrar na associação de estudantes, entre outras coisas pelas quais podes optar. Isto vai te permitir crescer enquanto pessoa, trabalhar nas tuas soft skills e, ainda, enriquecer o teu currículo.

- Se estiveres com algumas dificuldades, no que quer que seja, não tenhas medo de pedir ajuda! Tanto os professores como os colegas (mais velhos ou do teu ano) não terão qualquer problema em ajudar e, assim, podes poupar muito tempo e sofrimento a ti próprio, pois não precisas de descobrir nada sozinho.

- Alguns professores, da tua faculdade ou não, têm vídeos no YouTube a explicar partes de matérias. Se estiveres com dificuldades em perceber alguma coisa, é uma ferramenta que se pode revelar muito útil.

- Não te prendas aos métodos de estudo que usavas no secundário. Pelo que observei, na faculdade, a maior parte das pessoas tem de mudar a forma como estuda, porque coisas que resultavam antes deixam de resultar, e vice-versa. Não tenhas medo de experimentar! No pior dos casos vais a recurso.

No que diz respeito ao curso em si, há também algumas formas de facilitar o estudo e a aprendizagem.

Unidades Curriculares Dicas
Programação de Computadores I Pela minha experiência, ter boa nota a PCI passa por fazer muitos exercícios para ganhar prática e trabalhar o tipo de raciocínio exigido. Para além do mais, o professor tem vídeos na sua página que explicam a resolução de vários exercícios.
Álgebra Linear e Geometria Analítica Os apontamentos de ALGA, feitos pelo professor, são super úteis e ajuda-me muito ler tudo antes de começar a fazer exercícios, de forma a que quando os fizeres estejas familiarizado com todos os conceitos. Por outro lado, por mais clichê que possa parecer, fazer os trabalhos de casa ajuda sempre.
Análise Matemática I O mais provável é que não percebas nada nas aulas teóricas, mas as práticas ajudam muito. Por isso, tenta não dar faltas nenhumas, porque vai ser útil. Além disso, quando estiveres a estudar para as frequências, dá prioridade aos testes dos anos anteriores, porque assim consegues habituar-te à estrutura e trabalhar na rapidez.
Desenho Industrial Pelo que observei, o segredo para ter boa nota a DI é ir praticando frequentemente, mesmo em épocas sem testes, porque o tempo, quando estiveres a fazer o teste, vai ser o teu maior inimigo. Além disso, existem vídeos no YouTube que ajudam a perceber alguns passos do desenho, o que é sempre útil.
Macroeconomia Em Macroeconomia ir às aulas é extremamente importante. Se fores, quando estiveres a ler os apontamentos para estudar para o teste, vai tudo parecer muito mais simples e, provavelmente, ainda vais ter presente a maioria da explicações que o professor deu. Por outro lado, não estudes apenas pelos powerpoints fornecidos e recorre ao livro que o professor indica, pois torna a compreensão de tudo mais simples.

E, por agora, é tudo aquilo de que me lembro. Espero ter sido útil!