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    Ensino e formação
        Aspectos inovadores
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Ensino e formação
Aspectos inovadores

O autor considera inovadores os aspectos anteriormente referidos, que dizem respeito às linhas orientadoras principais que foram apresentadas, nomeadamente no que se refere à definição e implementação do modelo de avaliação descrito e, sobretudo, à definição e implementação de modelos de ensino diferenciados conforme o patamar em que os alunos se encontram (nos quais se inclui o esforço de proporcionar os elementos de estudo mais adequados, quer no conteúdo quer na forma – livro ou via Internet).
Considera igualmente de carácter inovador a proposta e introdução de uma disciplina de Projecto para a Testabilidade (que no currículo anterior era apresentada sob a designação de Projecto e Teste de Sistemas Digitais), que não existia no currículo da LEEC antes de completar o seu trabalho de doutoramento. Sendo uma disciplina opcional do 5.º ano (anteriormente no ramo de Informática e Sistemas e actualmente no de Sistemas de Telecomunicações, Electrónica e Computadores), a disciplina de PTSD funcionou nos anos lectivos de 1992 / 93 a 1997 / 98, tendo tido seis edições (não funcionou em 1998 / 99, por o autor se encontrar em licença sabática). As matérias abordadas pretendem colmatar a lacuna que anteriormente existia no currículo neste domínio, onde nenhuma disciplina estava disponível. A importância destas metodologias de projecto é há muitos anos inquestionável (existindo mesmo duas normas do IEEE a este respeito – a 1149.1, destinada a circuitos digitais e aprovada em 1990, e a 1149.4, destinada a circuitos mistos e aprovada em 1999), sendo aliás ainda desejável que o leque de disciplinas oferecidas aos alunos da LEEC seja alargado, na área área do projecto de hardware, de forma a proporcionar uma cobertura mais abrangente destas matérias.
Uma outra contribuição que o autor gostaria de salientar, por considerar inovadora e significativa para a melhoria da qualidade do ensino das disciplinas a que tem estado ligado, sobretudo ao nível do 5.º ano e mestrado, é a que consiste no esforço para garantir a participação em projectos de I&D nacionais e internacionais, situados nas áreas em que desenvolve actividade docente. A este respeito, considera relevante referir os seguintes exemplos:

  • A participação nos projectos europeus PEARL (Practical Experimentation by Accessible Remote Learning) e ASTEP (Advanced Software for Teaching and Evaluation of Processes), patrocinados pela Comissão Europeia, proporcionou excelentes possibilidades para o acompanhamento das principais tendências actuais no domínio do ensino via Internet. No sentido de maximizar os benefícios decorrentes para a actividade docente do autor, foi possível durante os respectivos processos negociais assegurar que as responsabilidades contratuais assumidas pela FEUP consistissem precisamente no desenvolvimento de conteúdos educativos na área das disciplinas a que está ligado. Para além da actualização de equipamento e dinamização da actividade, foi também possível adquirir 50 licenças de utilização para o ambiente WebCT. Por outro lado, a própria participação em conferências internacionais na área da educação em engenharia (em 1999 o autor apresentou este trabalho no EFCEE'99, tendo durante o ano anterior feito apresentações na ICEE'98 e EWME'98, para além do seminário do IPP, conforme se refere nas publicações internacionais), constitui igualmente um valioso recurso para garantir a actualização neste domínio da educação.
  • A participação nos projectos europeus ALLEGRO e INSIGHT II, no âmbito do programa Leonardo da Vinci, permitiu o enquadramento e os recursos necessários para o desenvolvimento de quatro módulos lectivos na área do projecto para a testabilidade, conforme se refere na secção de Publicações pedagógicas internacionais (num total de cerca de 300 páginas de texto e 500 transparências). Para além de garantirem uma actualização das matérias leccionadas neste âmbito (sendo ainda relevante referir o relatório sobre o estado da arte neste domínio, referido nas Publicações / Relatórios Internacionais), que como foi já afirmado deve constituir uma preocupação dominante no que respeita a disciplinas de final de curso e mestrado, estes projectos proporcionaram ainda a possibilidade de testar no estrangeiro o material didáctico produzido, em cursos experimentais destinados a uma audiência mista de alunos finalistas / engenheiros de desenvolvimento, como sucedeu através da realização de cursos na Noruega e na Escócia, que o autor ministrou entre 1998 e 2001 (ver Ensino e Formação / Cursos de Formação Profissional).
  • Com o objectivo de permitir o contacto dos alunos de 5.º ano e de mestrado com investigadores estrangeiros, o autor organizou duas candidaturas ao FACC (Fundo de Apoio à Comunidade Científica). A primeira destas candidaturas permitiu a deslocação a Portugal do Dr. Thomas Heimer, da Universidade Johann Wofgang Goethe em Frankfurt (Alemanha), para efectuar duas palestras relacionadas com os temas abordados na disciplina de mestrado Infraestruturas em Edifícios Inteligentes. A segunda candidatura permitiu a visita do Prof. John P. Hayes, da Universidade do Michigan em Ann Arbor (EUA), que apresentou uma palestra relacionada com os temas abordados na disciplina de 5.º ano Projecto e Teste de Sistemas Digitais.
  • A participação no projecto europeu CUSTODIAN, no âmbito do programa TIDE, representou por sua vez grande importância para a disciplina de mestrado Infraestruturas em Edifícios Inteligentes. Tendo-se iniciado a 1 de Dezembro de 1998, este projecto permitiu a aquisição de uma estação de trabalho para a tecnologia EIB, relativamente à qual existiam já disponíveis ferramentas de projecto, que foi possível completar com a aquisição da aplicação que permite o desenvolvimento de interfaces com o utilizador (esta aplicação não faz parte do conjunto de recursos disponibilizados pelo EIBA Scientific Partnership Forum, através do qual as restantes ferramentas foram obtidas). Sendo vocacionado para a investigação e desenvolvimento, e não para as questões de educação, este projecto respondeu melhor aos requisitos de uma disciplina de mestrado, pelas razões já anteriormente apontadas. A importância desta abordagem é confirmada pela experiência, uma vez que cinco das nove dissertações de mestrado orientadas pelo autor  se situaram precisamente neste domínio, estando actualmente em fase de conclusão uma outra.
  • Finalmente, são ainda de referir os projectos MARIA, PBIC e ICCTI / CAPES, pela sua importância para a actualização das matérias de ensino no domínio do projecto para a testabilidade. O facto de proporcionarem enquadramento para três alunos de doutoramento constitui uma garantia da actualização constante do conhecimento neste domínio e facilita a obtenção dos recursos necessários para o funcionamento de uma disciplina de 5.º ano.
Para concluir a apresentação dos aspectos que o autor considera inovadores na sua actividade docente, é ainda importante referir a preocupação com a demonstração da aplicação prática dos conhecimentos. Este aspecto tem desempenhado um papel central na sua actividade lectiva, sobretudo nas disciplinas relacionadas com o projecto de hardware, onde o autor considera fundamental que os alunos disponham de recursos em ambiente de laboratório. Esta preocupação conduziu ao longo dos anos ao desenvolvimento de vários kits de apoio à prática laboratorial, sendo de salientar as seguintes realizações:
  • O desenvolvimento de um primeiro kit baseado no microprocessador MC6802, que foi usado em várias acções de formação para técnicos de electrónica (descrito em Publicações Nacionais / Publicações Pedagógicas / Sistemas Digitais 1986). As conclusões obtidas a partir deste trabalho conduziram a uma perspectiva sistemática para o desenvolvimento de sistemas deste tipo, que foi apresentada numa conferência nacional (ENDIEL’89) e numa revista internacional (1990, revista IJEEE).
  • No seguimento da abordagem proposta nas publicações referidas no parágrafo anterior, a mesma arquitectura foi implementada por recurso a um microprocessador Z80, dando origem ao kit LabZ80 (descrito em Publicações Nacionais / Publicações Pedagógicas / LabZ80). Este kit, tanto quanto é do conhecimento do autor, é ainda hoje usado no ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto).
  • Após ter assumido a regência da disciplina de Sistemas Digitais 2 da LEEC, e com o objectivo de facilitar a prática laboratorial relativamente ao microprocessador Z80, o autor desenvolveu uma versão simplificada do kit referido no parágrafo anterior, sem monitor residente. Este kit foi usado nesta disciplina durante as duas edições em que o autor esteve associado à sua regência (estando descrito em Publicações Nacionais / Publicações Pedagógicas / Microprocessadores, capítulo 5).
  • Após a transição para a família de microcontroladores 80C51, associada à última reforma curricular da LEEC,  o autor desenvolveu um kit com arquitectura semelhante à do que está referido no parágrafo anterior, que foi usado na disciplina de Microprocessadores, durante as duas edições em que esteve associado à sua regência (descrito no seu livro Introdução ao Projecto com Sistemas Digitais e Microcontroladores, capítulo 9, bem como em Publicações Nacionais / Publicações Pedagógicas / Microprocessadores, capítulo 8).
  • Por fim, desenvolveu igualmente um kit de apoio ao ensino da tecnologia de teste BST (Boundary Scan Test), com base no microprocessador dedicado que constituiu o centro da sua dissertação de doutoramento (descrito em Publicações Internacionais / Publicações Pedagógicas / The Boundary Scan Learning Kit).