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Ensino e formação
Aspectos
inovadores
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Ensino
e formação
Aspectos
inovadores
O autor considera inovadores os aspectos anteriormente referidos, que
dizem respeito às linhas orientadoras principais que foram apresentadas,
nomeadamente no que se refere à definição e implementação
do modelo de avaliação descrito e, sobretudo, à definição
e implementação de modelos de ensino diferenciados conforme
o patamar em que os alunos se encontram (nos quais se inclui o esforço
de proporcionar os elementos de estudo mais adequados, quer no conteúdo
quer na forma – livro ou via Internet).
Considera igualmente de carácter inovador a proposta e introdução
de uma disciplina de Projecto para a Testabilidade (que no currículo
anterior era apresentada sob a designação de Projecto e Teste
de Sistemas Digitais), que não existia no currículo da LEEC
antes de completar o seu trabalho de doutoramento. Sendo uma disciplina opcional do 5.º ano (anteriormente no ramo de Informática
e Sistemas e actualmente no de Sistemas de Telecomunicações,
Electrónica e Computadores), a disciplina de PTSD funcionou nos
anos lectivos de 1992 / 93 a 1997 / 98, tendo tido seis edições
(não funcionou em 1998 / 99, por o autor se encontrar em licença
sabática). As matérias abordadas pretendem colmatar a lacuna
que anteriormente existia no currículo neste domínio, onde
nenhuma disciplina estava disponível. A importância destas
metodologias de projecto é há muitos anos inquestionável
(existindo mesmo duas normas do IEEE a este respeito – a 1149.1, destinada
a circuitos digitais e aprovada em 1990, e a 1149.4, destinada a circuitos
mistos e aprovada em 1999), sendo aliás ainda desejável que
o leque de disciplinas oferecidas aos alunos da LEEC seja alargado, na
área área do projecto de hardware, de forma a proporcionar
uma cobertura mais abrangente destas matérias.
Uma outra contribuição que o autor gostaria de salientar,
por considerar inovadora e significativa para a melhoria da qualidade do
ensino das disciplinas a que tem estado ligado, sobretudo ao nível
do 5.º ano e mestrado, é a que consiste no esforço para
garantir a participação em projectos de I&D nacionais
e internacionais, situados nas áreas em que desenvolve actividade
docente. A este respeito, considera relevante referir os seguintes exemplos:
-
A participação nos projectos europeus PEARL
(Practical Experimentation by Accessible Remote Learning) e ASTEP
(Advanced Software for Teaching and Evaluation of Processes), patrocinados
pela Comissão Europeia, proporcionou excelentes possibilidades para
o acompanhamento das principais tendências actuais no domínio
do ensino via Internet. No sentido de maximizar os benefícios decorrentes
para a actividade docente do autor, foi possível durante os respectivos processos
negociais assegurar que as responsabilidades contratuais assumidas pela
FEUP consistissem precisamente no desenvolvimento de conteúdos educativos na
área das disciplinas a que está ligado. Para além
da actualização de equipamento e dinamização
da actividade, foi também
possível adquirir 50 licenças de utilização
para o ambiente WebCT. Por outro lado, a própria participação
em conferências internacionais na área da educação
em engenharia (em 1999 o autor apresentou este trabalho no EFCEE'99,
tendo durante o ano anterior feito apresentações na
ICEE'98
e EWME'98, para
além do seminário
do IPP, conforme se refere nas publicações internacionais),
constitui igualmente um valioso recurso para garantir a actualização
neste domínio da educação.
-
A participação nos projectos europeus ALLEGRO
e INSIGHT
II, no âmbito do programa Leonardo da Vinci, permitiu o enquadramento
e os recursos necessários para o desenvolvimento de quatro
módulos lectivos na área do projecto para a testabilidade,
conforme se refere na secção de Publicações
pedagógicas internacionais (num total de cerca de 300 páginas
de texto e 500 transparências). Para além de garantirem uma
actualização das matérias leccionadas neste âmbito
(sendo ainda relevante referir o relatório
sobre o estado da arte neste domínio, referido nas Publicações
/ Relatórios Internacionais), que como foi já afirmado deve
constituir uma preocupação dominante no que respeita a disciplinas
de final de curso e mestrado, estes projectos proporcionaram ainda a possibilidade
de testar no estrangeiro o material didáctico produzido, em cursos
experimentais destinados a uma audiência mista de alunos finalistas
/ engenheiros de desenvolvimento, como sucedeu através da realização
de cursos na Noruega e na Escócia, que o autor
ministrou entre 1998 e 2001 (ver Ensino e Formação
/ Cursos de Formação Profissional).
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Com o objectivo de permitir o contacto dos alunos de 5.º ano e de
mestrado com investigadores estrangeiros, o autor organizou duas candidaturas
ao FACC (Fundo de Apoio à Comunidade Científica). A primeira
destas candidaturas permitiu a deslocação a Portugal do Dr.
Thomas Heimer, da Universidade Johann Wofgang Goethe em Frankfurt (Alemanha),
para efectuar duas palestras relacionadas com os temas abordados na disciplina
de mestrado Infraestruturas em Edifícios Inteligentes. A segunda
candidatura permitiu a visita do Prof. John P. Hayes, da Universidade do
Michigan em Ann Arbor (EUA), que apresentou uma palestra relacionada com
os temas abordados na disciplina de 5.º ano Projecto e Teste de Sistemas
Digitais.
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A participação no projecto europeu CUSTODIAN,
no âmbito do programa TIDE, representou por sua vez grande importância para
a disciplina de mestrado Infraestruturas em Edifícios Inteligentes.
Tendo-se iniciado a 1 de Dezembro de 1998, este projecto permitiu a aquisição de uma
estação de trabalho para a tecnologia EIB, relativamente
à qual existiam já disponíveis ferramentas de projecto,
que foi possível completar com a aquisição da aplicação
que permite o desenvolvimento de interfaces com o utilizador (esta aplicação
não faz parte do conjunto de recursos disponibilizados pelo EIBA
Scientific Partnership Forum, através do qual as restantes ferramentas
foram obtidas). Sendo vocacionado para a investigação e desenvolvimento,
e não para as questões de educação, este projecto
respondeu melhor aos requisitos de uma disciplina de mestrado, pelas razões
já anteriormente apontadas. A importância desta abordagem
é confirmada pela experiência, uma vez que cinco das nove dissertações
de mestrado orientadas pelo autor se situaram precisamente neste
domínio, estando actualmente em fase de conclusão uma
outra.
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Finalmente, são ainda de referir os projectos MARIA,
PBIC
e ICCTI
/ CAPES, pela sua importância para a actualização
das matérias de ensino no domínio do projecto para a testabilidade.
O facto de proporcionarem enquadramento para três
alunos de doutoramento constitui uma garantia da actualização
constante do conhecimento neste domínio e facilita a obtenção
dos recursos necessários para o funcionamento de uma disciplina
de 5.º ano.
Para concluir a apresentação dos aspectos que o autor considera
inovadores na sua actividade docente, é ainda importante referir
a preocupação com a demonstração da aplicação
prática dos conhecimentos. Este aspecto tem desempenhado um papel
central na sua actividade lectiva, sobretudo nas disciplinas relacionadas
com o projecto de hardware, onde o autor considera fundamental que os alunos
disponham de recursos em ambiente de laboratório. Esta preocupação
conduziu ao longo dos anos ao desenvolvimento de vários kits de
apoio à prática laboratorial, sendo de salientar as seguintes
realizações:
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O desenvolvimento
de um primeiro kit baseado no microprocessador MC6802, que foi usado em
várias acções de formação para técnicos
de electrónica (descrito em Publicações Nacionais
/ Publicações Pedagógicas / Sistemas
Digitais 1986). As conclusões obtidas a partir deste trabalho
conduziram a uma perspectiva sistemática para o desenvolvimento
de sistemas deste tipo, que foi apresentada numa conferência nacional
(ENDIEL’89) e numa
revista internacional (1990,
revista IJEEE).
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No seguimento
da abordagem proposta nas publicações referidas no parágrafo
anterior, a mesma arquitectura foi implementada por recurso a um microprocessador
Z80, dando origem ao kit LabZ80 (descrito em Publicações
Nacionais / Publicações Pedagógicas / LabZ80).
Este kit, tanto quanto é do conhecimento do autor, é ainda
hoje usado no ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto).
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Após
ter assumido a regência da disciplina de Sistemas Digitais 2 da LEEC,
e com o objectivo de facilitar a prática laboratorial relativamente
ao microprocessador Z80, o autor desenvolveu uma versão simplificada
do kit referido no parágrafo anterior, sem monitor residente. Este
kit foi usado nesta disciplina durante as duas edições em
que o autor esteve associado à sua regência (estando descrito
em Publicações Nacionais / Publicações Pedagógicas
/ Microprocessadores,
capítulo 5).
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Após
a transição para a família de microcontroladores 80C51,
associada à última reforma curricular da LEEC, o autor
desenvolveu um kit com arquitectura semelhante à do que está
referido no parágrafo anterior, que foi usado na disciplina de Microprocessadores,
durante as duas edições em que esteve associado à
sua regência (descrito no seu livro Introdução
ao Projecto com Sistemas Digitais e Microcontroladores, capítulo
9, bem como em Publicações Nacionais / Publicações
Pedagógicas / Microprocessadores, capítulo 8).
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Por fim, desenvolveu
igualmente um kit de apoio ao ensino da tecnologia de teste BST (Boundary
Scan Test), com base no microprocessador dedicado que constituiu o centro
da sua dissertação de doutoramento (descrito em Publicações
Internacionais / Publicações Pedagógicas / The
Boundary Scan Learning Kit).
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