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Ficha de Unidade Curricular

Informação Geral

Curso: Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação
Código: EIC0108
Curso: MIEIC, 5º, 23 estudantes
Ano letivo: 2011/2012
Semestre: 1S
ECTS: 6
Horas/Semanas: 1x3TP
Professores: João Correia Lopes | Cristina Ribeiro

Língua de Ensino

Suitable for English-speaking students

Objetivos, Competências e Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular "Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação" tem como contexto a existência de grandes repositórios de informação de natureza muito diversa e os requisitos para a sua organização, descrição, armazenamento e pesquisa.

Objetivos

  1. Sensibilizar os estudantes para os problemas do armazenamento e organização de grandes coleções de dados.
  2. Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais, e da sua aplicação em ferramentas.
  3. Explorar os métodos e ferramentas para a descrição de recursos na web e para o uso da descrição em aplicações que fazem uso do significado dos dados.

Resultados de Aprendizagem e Competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:

  • Identificar os usos das linguagens de anotação em documentos, em repositórios de dados e no suporte a aplicações;
  • Analisar um documento XML e verificar a sua conformidade a um modelo;
  • Criar modelos para documentos XML;
  • Interpretar os resultados do processamento de documentos com as tecnologias baseadas em XML;
  • Comparar a organização de dados em modelo de anotação e outros e explorar a migração de dados entre modelos;
  • Produzir um modelo de anotação para dados para um domínio de aplicação e escolher um modo de armazenamento apropriado para os mesmos;
  • Descrever os modelos usados na recuperação de informação, e em particular na recuperação na web;
  • Reconhecer as diversas tarefas que são consideradas na recuperação de informação;
  • Aplicar as medidas de avaliação da recuperação de informação à comparação de ferramentas de pesquisa na web;
  • Relacionar os documentos na web com a meta-informação que os descreve e relaciona;
  • Tratar as ontologias como fornecedoras de ferramentas de descrição;
  • Explorar as aplicações que manipulam descrições de informação na web semântica e criar conjuntos de metadados para um domínio;
  • Comparar serviços baseados na web semântica e outras abordagens mais simples para a descrição de recursos.

Programa

  • Introdução a XML e tecnologias associadas: modelos e validação de documentos; processamento com XPath e interrogação com XQuery.
  • Pesquisa de informação de base textual; modelos de recuperação; avaliação; recuperação de informação na web.
  • Descrição de informação: linguagens da Web semântica; RDF, RDF-Schema, OWL; ontologias para dados de um domínio.

Bibliografia Principal

  • Anders Møller, Michael I. Schwartzbach; An Introduction to XML and Web Technologies, Addison Wesley Professional, 2006. ISBN: 0321269667 Biblioteca
  • Christopher D. Manning, Prabhakar Raghavan, Hinrich Schütze; Introduction to Information Retrieval, Cambridge University Press, 2008. ISBN: 0521865719 Biblioteca

Métodos de Ensino

Os tempos letivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados, discussão de leituras propostas e resolução pelos estudantes de exercícios propostos.

Software

  • Apache Lucene + Solr
  • XMLSpy XML editor
  • oXygen XML editor
  • Protegé

Palavras-chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa) Aulas 39
Entrega Trabalho 1 Projetos 15 2011-10-14
Entrega Trabalho 2 Projetos 30 2011-11-18
Entrega Trabalho 3 Projetos 30 2012-01-06
Teste 1 Teste/Exame 1 2011-11-25
Teste 2 Teste/Exame 1 n/a
Estudo Teste/Exame 46/84 n/a
Total: 162/200

Obtenção de Frequência

A unidade curricular tem uma componente de avaliação prática que é o resultado da realização dos trabalhos, a entregar antes das respetivas datas limite fixadas no plano da unidade curricular.

O estudantes têm de obter 50% em cada um dos elementos da avaliação prática.

A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de classificação superior a 40% em cada um dos mini-testes.

Cálculo da Classificação Final

A classificação final é calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalho + 40% Mini-testes.

A componente Trabalho é o resultado da avaliação prática e pode ser obtida:

  • realizando três trabalhos de acordo com os guiões propostos;
  • propondo um projeto para o semestre e realizando entregas e apresentações de resultados nos mesmos prazos que os dos trabalhos.

A opção pelo projeto e o seu plano de trabalho têm de ser acordados com os docentes.

Provas e Trabalhos Especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

A avaliação distribuída, realizada durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A classificação pode ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular.


– MCR, JCL

teach/dapi/201112/ficha.txt · Last modified: 12/10/2012 13:13 by 127.0.0.1

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