Elevado teor de sal nas refeições das cantinas universitárias portuguesas

04/30/2018      Carla Gonçalves

No dia 19 de abril foi publicado na Revista Portuguese Journal Of Public Health um importante artigo sobre o teor de sódio e potássio nas refeições servidas nas cantinas universitárias portuguesas.

Os dois micronutrientes são relevantes e possuem uma relação entre si: enquanto uma elevada ingestão de sódio se associa a uma pressão arterial elevada, contribuindo para doenças crónicas não transmissíveis, uma elevada ingestão de potássio contraria estes efeitos negativos.

No total, analisaram-se 35 amostras de sopa e 35 do prato principal, em 7 cantinas. Verificou-se que, uma refeição (sopa e prato principal) apresentou em média, um teor de sódio de 1069,4 mg (teor médio de sódio foi 671,4 ± 374,5 mg/porção no prato principal e 398,0 ± 153,0 mg/porção na sopa). É de notar ainda que, nas cantinas também é disponibilizado o pão, que não foi contabilizado como parte da refeição.

As conclusões são alarmantes, dado que apenas com uma única refeição universitária, os estudantes podem atingir 53% do valor máximo diário recomendado para o sódio, que é de 2000 mg, e atingir apenas 27% do valor mínimo diário recomendado para o potássio.

A maioria das refeições que os estudantes universitários fazem fora de casa são realizadas nas cantinas, revelando-se um local de maior importância e no qual é urgente para investir em estratégias para aumentar o teor de potássio e diminuir o teor sódio nas refeições.

O artigo contou com alguns autores membros da equipa do Projeto Salt Quanti, nomeadamente Carla Gonçalves, Maria João Pena, Olívia Pinho e Pedro Moreira e pode ser consultado na íntegra aqui.