Semana da Consciencialização Mundial do Sal

03/12/2018      Carla Gonçalves

Na semana de 12 a 18 de março, celebra-se a Semana da Consciencialização Mundial sobre o Sal, promovida pela World Action On Salt and Health (WASH) e que em Portugal é apoiada pela Ordem dos Nutricionistas. Assim, são apresentadas 5 medidas que o consumo diário de sal, por pessoa, não exceda a quantidade máxima recomendada de 5g (uma colher de chá):

1. Descobrir quanto sal a população está a consumir, e de que alimentos esse sal vem.
  2. Envolver a indústria alimentar na negociação e incentivá-la a reduzir o sal dos seus produtos.
  3. Introduzir rotulagem nutricional em todos os produtos alimentares, permitindo que os consumidores façam escolhas informadas.
  4. Incentivar as cantinas escolares e dos locais de trabalho a oferecerem opções com baixo teor de sal.
  5. Educar, educar, educar – informar as pessoas sobre os perigos de uma ingestão elevada de sal e ensiná-las a #ConsumirMenosSal!

Fonte: Nutrimento