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Ensino e formação
Linhas
orientadoras |
Ensino
e formação
Principais
linhas orientadoras
De entre os factores que afectam adversamente o sucesso escolar, o autor
considera relevante destacar os seguintes:
-
A inexistência de elementos de estudo que cubram a matéria
leccionada e que estejam facilmente acessíveis (em termos de custo,
disponibilidade, organização, etc.).
-
A surpresa no momento da avaliação, eventualmente baseada
num modelo (tipo de questões, cotações, regras de
realização) distinto do que o aluno esperava.
O serviço docente prestado pelo autor dá particular importância
a duas medidas destinadas a combater o insucesso escolar devido àqueles
factores:
-
Todas as suas disciplinas de licenciatura (LEEC e LEIC) têm disponíveis
desde a primeira aula elementos de estudo que cobrem a totalidade do programa
da disciplina. Até à publicação do livro
de que é autor, estes elementos eram apresentados aos alunos na
forma de uma sebenta, quer para a introdução ao projecto
com sistemas digitais (Sistemas
Digitais, referida mais adiante nas publicações citadas)
quer para a introdução ao projecto com microprocessadores
(Microprocessadores, nas
publicações). Na disciplina de Projecto e Teste de Sistemas
Digitais (que era opcional no 5.º ano de Informática e Sistemas
até ao ano lectivo de 1997 / 98), cujos objectivos incluíam
uma mais activa participação dos alunos, baseando-se num
modelo que se situava entre o tutorial e o exploratório, os elementos
de estudo proporcionados consistiam essencialmente no conjunto
das transparências que cobriam o programa da disciplina (269
transparências). O livro recomendado, no qual eram baseadas as transparências
referidas, existe na biblioteca do departamento, mas era apenas de leitura
facultativa (uma vez que toda a matéria estava coberta pelas transparências)
e por esta razão não era frequentemente consultado pelos
alunos. Após a extinção desta disciplina, o autor propôs uma disciplina
com a designação de Projecto para a Testabilidade (opcional
do 5.º ano no ramo TEC - Sistemas de Telecomunicações,
Electrónica e Computadores). Esta disciplina foi oferecida
pela primeira vez no ano lectivo de 1999 / 2000 e o plano pedagógico
para a sua implementação inclui igualmente a disponibilização
da totalidade dos materiais de estudo via web, através
do sistema WebCT, cujas
licenças de utilização foram adquiridas no âmbito dos projectos europeus
ASTEP, ALLEGRO
e PEARL.
-
A todos os alunos é desde a primeira aula apresentado o modelo de
avaliação proposto, que se baseia nas seguintes regras:
-
Todas as provas de avaliação têm exactamente a mesma
estrutura, apresentando uma sequência de questões pela mesma
ordem da matéria dada, com um nível de complexidade consistente
e com o mesmo esquema de cotações, de prova para prova.
-
Na última aula efectua-se a apresentação de um teste-tipo,
que reproduz com exactidão a situação de avaliação
com que os alunos serão confrontados nas duas chamadas e no recurso.
-
A realização das provas de avaliação tem sempre
lugar sem consulta, iniciando-se com a leitura completa do enunciado e
o esclarecimento de eventuais dúvidas de interpretação,
questão a questão (num processo que demora normalmente entre
10 a 15 minutos). Apenas a partir desse momento é que se inicia
a contagem do tempo, que é sempre de duas horas sem interrupção,
sendo desencorajada a colocação de quaisquer questões
durante este período.
Sendo o serviço docente um tipo de actividade onde se exige
uma inovação constante, quer para manter a actualidade das
matérias quer para manter o interesse dos alunos, a referência
às principais linhas orientadoras encerra-se com uma muito breve
reflexão sobre o modelo de ensino que o autor tem adoptado. Este
modelo considera que se justificam três tipos de abordagem, conforme
o patamar em que os alunos se encontram:
-
Os alunos dos primeiros anos (Sistemas Digitais no 1.º ano da
LEIC e Microprocessadores no 2.º ano da LEEC) terão melhores
condições de sucesso se a apresentação das
matérias for mais do tipo tutorial, onde o docente desempenha um
papel centralizador na transmissão dos conhecimentos. Neste modelo,
é importante a existência de bons materiais de estudo na forma
impressa, até porque se trata de matérias consagradas, onde
as mudanças impostas pelo progresso tecnológico se fazem
sentir a um ritmo mais lento. Foi atendendo a esta linha de orientação
que o autor escreveu o livro Introdução
ao Projecto com Sistemas Digitais e Microcontroladores, publicado em
Dezembro de 1998.
-
Os alunos finalistas, pelo contrário, dispõem já normalmente
de uma bagagem de conhecimentos que lhes permite sentirem-se motivados
para uma abordagem mais de carácter exploratório, onde a
apresentação de caminhos e a confrontação com
problemas reais do projecto é encarada positivamente e como um desafio.
Atendendo ainda à maior volatilidade das matérias leccionadas
a este nível, onde o progresso tecnológico faz sentir a necessidade
de actualização a um ritmo mais acentuado, requer-se que
o docente actue de forma menos centralizadora e mais como facilitador da
aprendizagem. É neste sentido que os materiais de estudo disponibilizados
no âmbito da disciplina de Projecto para a Testabilidade se baseiam no WebCT,
um dos principais sistemas de gestão e distribuição
de cursos via web, de forma a tornar ainda mais exploratória a participação
dos alunos e a facilitar o processo de actualização das matérias.
É possível avaliar o tipo de abordagem preconizada por consulta ao
curso com o mesmo nome, através do URL http://pandora.fe.up.pt:8900
(usar "student"
como login e como password).
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Por fim, e no que respeita aos alunos de mestrado, a intervenção
do docente como elemento centralizador na transmissão de conhecimentos
reduz-se ao mínimo, sendo desejável que a sua intervenção
seja quase exclusivamente como motor do processo exploratório que
é esperado dos alunos, que em breve serão confrontados com
a necessidade de mostrarem a sua capacidade para a prática da investigação.
Neste sentido, os elementos de estudo a fornecer não apresentam
os mesmos requisitos de sistematização ou coerência,
sendo sobretudo importante que suportem adequadamente a área de
estudo associada à disciplina e que reflictam com exactidão
o estado actual do conhecimento. Com este objectivo, e no âmbito da disciplina de
mestrado (MEEC) Infraestruturas em Edifícios Inteligentes, o autor
promoveu a integração da FEUP no “EIBA
Scientific Partnership Forum”, que garante às universidades e escolas
técnicas envolvidas a actualização permanente das
ferramentas de projecto para soluções baseadas numa das tecnologias
actualmente mais divulgadas neste domínio (o EIB). O projecto europeu CUSTODIAN,
para além de suportar os custos da participação nesta associação,
constituiu igualmente um enquadramento importante para diversos trabalhos
académicos. Neste contexto, este projecto e os que o precederam neste mesmo
domínio (TIDE HS-ADEPT e HORIZON
ILIE), deram origem à realização de cinco das nove teses de mestrado
orientadas pelo autor.
A concluir, vale a pena realçar que a intervenção do docente, em todos os patamares
de evolução dos alunos, tende a afastar-se do carácter
tutorial e a aproximar-se do facilitador de conhecimentos, privilegiando
uma actuação exploratória por parte dos alunos. É
neste sentido que apontam os paradigmas emergentes para o ensino e a aprendizagem
através da Internet, assunto sobre o qual o autor exprimiu a sua
perspectiva no capítulo
do livro “O Futuro da Internet – Estado da Arte e Tendências
de Evolução”, publicado em Março de 1999. |