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Ensino e formação
Principais linhas orientadoras

De entre os factores que afectam adversamente o sucesso escolar, o autor considera relevante destacar os seguintes:

  • A inexistência de elementos de estudo que cubram a matéria leccionada e que estejam facilmente acessíveis (em termos de custo, disponibilidade, organização, etc.).
  • A surpresa no momento da avaliação, eventualmente baseada num modelo (tipo de questões, cotações, regras de realização) distinto do que o aluno esperava.
O serviço docente prestado pelo autor dá particular importância a duas medidas destinadas a combater o insucesso escolar devido àqueles factores:
  • Todas as suas disciplinas de licenciatura (LEEC e LEIC) têm disponíveis desde a primeira aula elementos de estudo que cobrem a totalidade do programa da disciplina. Até à publicação do livro de que é autor, estes elementos eram apresentados aos alunos na forma de uma sebenta, quer para a introdução ao projecto com sistemas digitais (Sistemas Digitais, referida mais adiante nas publicações citadas) quer para a introdução ao projecto com microprocessadores (Microprocessadores, nas publicações). Na disciplina de Projecto e Teste de Sistemas Digitais (que era opcional no 5.º ano de Informática e Sistemas até ao ano lectivo de 1997 / 98), cujos objectivos incluíam uma mais activa participação dos alunos, baseando-se num modelo que se situava entre o tutorial e o exploratório, os elementos de estudo proporcionados consistiam essencialmente no conjunto das transparências que cobriam o programa da disciplina (269 transparências). O livro recomendado, no qual eram baseadas as transparências referidas, existe na biblioteca do departamento, mas era apenas de leitura facultativa (uma vez que toda a matéria estava coberta pelas transparências) e por esta razão não era frequentemente consultado pelos alunos. Após a extinção desta disciplina, o autor propôs uma disciplina com a designação de Projecto para a Testabilidade (opcional do 5.º ano no ramo TEC - Sistemas de Telecomunicações, Electrónica e Computadores). Esta disciplina foi oferecida pela primeira vez no ano lectivo de 1999 / 2000 e o plano pedagógico para a sua implementação inclui igualmente a disponibilização da totalidade dos materiais de estudo via web, através do sistema WebCT, cujas licenças de utilização foram adquiridas no âmbito dos projectos europeus ASTEP, ALLEGRO e PEARL.
  • A todos os alunos é desde a primeira aula apresentado o modelo de avaliação proposto, que se baseia nas seguintes regras:
    • Todas as provas de avaliação têm exactamente a mesma estrutura, apresentando uma sequência de questões pela mesma ordem da matéria dada, com um nível de complexidade consistente e com o mesmo esquema de cotações, de prova para prova.
    • Na última aula efectua-se a apresentação de um teste-tipo, que reproduz com exactidão a situação de avaliação com que os alunos serão confrontados nas duas chamadas e no recurso.
    • A realização das provas de avaliação tem sempre lugar sem consulta, iniciando-se com a leitura completa do enunciado e o esclarecimento de eventuais dúvidas de interpretação, questão a questão (num processo que demora normalmente entre 10 a 15 minutos). Apenas a partir desse momento é que se inicia a contagem do tempo, que é sempre de duas horas sem interrupção, sendo desencorajada a colocação de quaisquer questões durante este período.
Sendo o serviço docente um tipo de actividade onde se exige uma inovação constante, quer para manter a actualidade das matérias quer para manter o interesse dos alunos, a referência às principais linhas orientadoras encerra-se com uma muito breve reflexão sobre o modelo de ensino que o autor tem adoptado. Este modelo considera que se justificam três tipos de abordagem, conforme o patamar em que os alunos se encontram:
  •  Os alunos dos primeiros anos (Sistemas Digitais no 1.º ano da LEIC e Microprocessadores no 2.º ano da LEEC) terão melhores condições de sucesso se a apresentação das matérias for mais do tipo tutorial, onde o docente desempenha um papel centralizador na transmissão dos conhecimentos. Neste modelo, é importante a existência de bons materiais de estudo na forma impressa, até porque se trata de matérias consagradas, onde as mudanças impostas pelo progresso tecnológico se fazem sentir a um ritmo mais lento. Foi atendendo a esta linha de orientação que o autor escreveu o livro Introdução ao Projecto com Sistemas Digitais e Microcontroladores, publicado em Dezembro de 1998.
  • Os alunos finalistas, pelo contrário, dispõem já normalmente de uma bagagem de conhecimentos que lhes permite sentirem-se motivados para uma abordagem mais de carácter exploratório, onde a apresentação de caminhos e a confrontação com problemas reais do projecto é encarada positivamente e como um desafio. Atendendo ainda à maior volatilidade das matérias leccionadas a este nível, onde o progresso tecnológico faz sentir a necessidade de actualização a um ritmo mais acentuado, requer-se que o docente actue de forma menos centralizadora e mais como facilitador da aprendizagem. É neste sentido que os materiais de estudo disponibilizados no âmbito da disciplina de Projecto para a Testabilidade se baseiam no WebCT, um dos principais sistemas de gestão e distribuição de cursos via web, de forma a tornar ainda mais exploratória a participação dos alunos e a facilitar o processo de actualização das matérias. É possível avaliar o tipo de abordagem preconizada por consulta ao curso com o mesmo nome, através do URL http://pandora.fe.up.pt:8900 (usar "student" como login e como password). 
  • Por fim, e no que respeita aos alunos de mestrado, a intervenção do docente como elemento centralizador na transmissão de conhecimentos reduz-se ao mínimo, sendo desejável que a sua intervenção seja quase exclusivamente como motor do processo exploratório que é esperado dos alunos, que em breve serão confrontados com a necessidade de mostrarem a sua capacidade para a prática da investigação. Neste sentido, os elementos de estudo a fornecer não apresentam os mesmos requisitos de sistematização ou coerência, sendo sobretudo importante que suportem adequadamente a área de estudo associada à disciplina e que reflictam com exactidão o estado actual do conhecimento. Com este objectivo, e no âmbito da disciplina de mestrado (MEEC) Infraestruturas em Edifícios Inteligentes, o autor promoveu a integração da FEUP no “EIBA Scientific Partnership Forum”, que garante às universidades e escolas técnicas envolvidas a actualização permanente das ferramentas de projecto para soluções baseadas numa das tecnologias actualmente mais divulgadas neste domínio (o EIB). O projecto europeu CUSTODIAN, para além de suportar os custos da participação nesta associação, constituiu igualmente um enquadramento importante para diversos trabalhos académicos. Neste contexto, este projecto e os que o precederam neste mesmo domínio (TIDE HS-ADEPT e HORIZON ILIE), deram origem à realização de cinco das nove teses de mestrado orientadas pelo autor.
A concluir, vale a pena realçar que a intervenção do docente, em todos os patamares de evolução dos alunos, tende a afastar-se do carácter tutorial e a aproximar-se do facilitador de conhecimentos, privilegiando uma actuação exploratória por parte dos alunos. É neste sentido que apontam os paradigmas emergentes para o ensino e a aprendizagem através da Internet, assunto sobre o qual o autor exprimiu a sua perspectiva no capítulo do livro “O Futuro da Internet – Estado da Arte e Tendências de Evolução”, publicado em Março de 1999.