Nº | Nome | Cliente | Grupo |
---|---|---|---|
1 | Pintura Votiva | lreal@inescporto.pt | 11(T2) |
2 | Missões Oceanográficas | jtasso@fe.up.pt | 19(T1) |
3 | Interface para Arquivos | mcr@fe.up.pt | 18(T1), 28(T2) |
4 | Sumários | gtd@fe.up.pt | 26(T1) |
5 | Percursos Académicos | rmvidal@fe.up.pt | 20(T1), 22(T2) |
6 | Sítio de GPS | rmvidal@fe.up.pt | 5(T2), 6(T1) |
7 | Escola de Ténis | rcamacho@fe.up.pt | 3(T2), 13(T1) |
8 | Papelaria do DEEC | isidro@fe.up.pt | 10(T1), 27(T2) |
9 | Despesas do DEEC | isidro@fe.up.pt | 21(T1), 30(T2) |
10 | Stock do DEEC | cgraf@fe.up.pt | 14(T2), 16(T1) |
11 | Manutenção de Software | jpf@fe.up.pt | 17(T1), 9(T2) |
12 | Receitas de Culinária | -- | 4(T2), 8(T1) |
13 | Farmácia | -- | 12(T1), 23(T2) |
14 | Operadores Turísticos | -- | 15(T1), 24(T2) |
15 | Infantários | -- | 2(T2), 25(T1) |
16 | Trabalho Cooperativo | villate@gnu.org | 1(T2), 7(T1) |
17 | Avaliação contínua | fjr@fe.up.pt | 29(T2) |
18 | Empresa de publicidade | jlopes AT fe.up.pt | 15 |
Descrição do Trabalho
A base de dados incluirá, para além de dados alfanuméricos, imagens das pinturas e
descrições do conteúdo das imagens.
A descrição do conteúdo das imagens será baseada
numa tabela de objectos possíveis e o utilizador deverá poder
localizá-los geometricamente.
Cliente
Luís Corte-Real, I332, lreal@inescporto.pt
Descrição do Trabalho
As missões oceanográficas realizadas pelo veículo submarino autónomo
ISURUS da FEUP dão origem a uma grande quantidade de dados quer
oceanográficos (perfis de temperatura, conductividade, salinidade,
batimetria, etc) quer dados de navegação e relativos ao funcionamento
do próprio veículo.
Pretende-se desenvolver uma base de dados que armazene esta informação
e que permita o acesso a esta através da Web. Os dados encontram-se
em Matlab sendo necessário convertê-los e armazená-los na base de
dados.
Deve ser disponibilizada informação adicional como a data e o local da
missão.
O interface criado deve permitir visualizar de forma conveniente os
dados pretendidos (por ex: gráficos de consumo de energia ao longo da
missão, mapas de batimetria, etc). Deve ser também possível recolher
informação seleccionada para posterior tratamento em Matlab no
computador local.
Cliente
João Sousa, I215, jtasso@fe.up.pt
Descrição do Trabalho
Os Arquivos são a memória das organizações e é portanto essencial
dotá-los de ferramentas de processamento das grandes quantidades de
informação que armazenam, de molde a torná-la facilmente acessível. No
âmbito dos projectos FCT Archivum e MetaMedia desenvolveu-se um modelo
de dados destinado a registar informação sobre documentos de
Arquivo. Este modelo está baseado nas normas internacionais de
Arquivos e apresenta uma estrutura multinível, havendo que respeitar
algumas regras de integridade nessa hierarquia. Para além da descrição
das características intrínsecas dos documentos, regista-se também
informação sobre os respectivos criadores e detentores e sobre a
localização e modo de armazenamento, entre outra.
O que se propõe neste trabalho é o desenvolvimento de uma interface
gráfica de exploração desse modelo de dados, partindo de alguns
protótipos já existentes, e ainda o desenvolvimento de um módulo de
requisições, tendo como destinatário imediato o Arquivo da FEUP.
O projecto necessitará de uma especificação da parte de requisições,
usando Oracle Designer, e do desenvolvimento da interface, em Java,
para exploração dos dados residentes em BD Oracle. Concluir-se-á com a
escrita do relatório.
Cliente
Cristina Ribeiro, I35, mcr@fe.up.pt
Descrição do Trabalho
Pretende-se uma aplicação que apresente aos docentes um formulário
para introdução dos sumários das aulas; o docente terá apenas que
seleccionar a disciplina, turma e tipo de aula (da lista de
disciplinas, turmas e tipos de aulas atribuídos, conforme o SiFEUP) e
introduzir ou alterar os sumários.
As datas das aulas serão preenchidas automaticamente de acordo com os
horários das turmas e o calendário escolar (especificados no SiFEUP),
podendo ser alteradas.
A aplicação vai buscar informação ao SiFEUP e guarda os sumários numa
base de dados para consulta pública e possível impressão por alunos,
docentes, directores de cursos e outros interessados, via Web.
Os sumários podem ter ligações ("hyperlinks") para documentação das
disciplinas.
Deve ser fácil copiar sumários de uns anos para os outros e de umas
turmas para as outras.
Deve ser fácil também deslocar os sumários.
Cliente
Gabriel David, I132, gtd@fe.up.pt
Descrição do Trabalho
Nesta altura, mediante submissão de password adequada, pode
consultar-se no SiFEUP informação relativa às classificações finais
obtidas pelos alunos nas várias disciplinas do seu plano de estudos.
Pretende-se completar a ficha do aluno com informação relativa às
presenças nas aulas e resultados da avaliação contínua (mini-teses,
relatórios de trabalhos, etc.) por forma a poder realizar tratamento
estatístico do comportamento dos alunos em cada momento.
Cliente
Raul Vidal, I136, rmvidal@fe.up.pt
Descrição do Trabalho
Na disciplina de
GPS
do 5º ano da LEIC os vários intervenientes, no
desempenho dos respectivos
papéis,
produzem
documentação e outros
artefactos que são arquivados em sítio Web para servirem como
documentação do projecto de software em desenvolvimento e para a
avaliação.
Pretende-se um Sistema de Informação de apoio aos vários
intervenientes na disciplina por forma a gerir toda a documentação de
projecto, gerando automaticamente vistas dinâmicas na Web com acesso à
informação técnica e de gestão produzida no âmbito do projecto.
Cliente
Raul Vidal, I136, rmvidal@fe.up.pt
Descrição do Trabalho
É mantida informação sobre os cursos, os alunos, as incrições, os
horários das aulas e os preçários.
Deve ser possível a marcação, e eventual alteração, de aulas e a
emissão de avisos de pagamento e respectivos recibos.
Cliente
Rui Camacho, I127, rcamacho@fe.up.pt
Descrição do Trabalho
É mantido no DEEC um pequeno stock de artigos de papelaria para apoio
à actividade dos funcionários do Departamento.
Pretende-se um Sistema de Informação que apoie a gestão de stocks do
material existente na papelaria do DEEC, guardando informação da refª do
material, preço, quantidade disponivel, etc.
O sistema deve permitir (via Web) que os funcionários consultem o
stock e efectuem encomendas, sendo neste caso informado o centro de
secretariado respectivo por forma a serem satisfeitas e entregues as
encomendas.
O responsável pelo stock deve ser informado sempre que as quantidades
disponíveis sejam inferiores a determinada quantidade.
Cliente
Isidro Ribeiro Pereira, I019, isidro@fe.up.pt
Descrição do Trabalho
Pretende-se gerir informação sobre diversos tipos de despesas
(rúbricas) e sobre um conjunto de fornecedores.
É mantida informação sobre um conjunto de utilizadores, e respectivas
passwords de acesso, que podem consultar a base de dados através da
Web.
A aplicação deverá responder a questões do tipo:
Qual é o saldo que o DEEC possui?
Quanto já foi gasto na rúbrica y?
Qual é o valor dos fornecimentos do fornecedor y?
Já foi registada a factura nº x do fornecedor y ?
Cliente
Isidro Ribeiro Pereira, I019, isidro@fe.up.pt
Descrição do Trabalho
O sistema de informação deve gerir as compras de material, em termos
de quantidade e preço, e as requisições efectuadas, com actualização da quantidade
de material em stock.
Deverá ainda manter informação sobre os fornecedores e sobre quem
efectua requisições.
Sempre que a quantidade em stock desce abaixo de um nível de ruptura
deve ser avisado o responsável.
Cliente
Carlos Marques Graf, I-103, cgraf@fe.up.pt
Descrição do Trabalho
O Sistema de Informação deve permitir aos responsáveis pela manutenção
efectuar as seguintes operações:
registar os produtos de software que estão em fase de manutenção;
registar as versões dos produtos, incluindo "upload" do(s) ficheiro(s)
necessário(s) à sua instalação;
registar alterações de cada versão em relação à versão anterior,
normalmente "features" acrescentadas e "bugs" removidos (mas também podem
surgir novos "bugs" e ser eliminadas "features");
divulgar os planos para novas versões, incluindo datas de lançamento
previstas, e alterações previstas (ao nível de "features" e "bugs");
registar os clientes de cada produto com contracto de manutenção em vigor
(incluindo login/password e email), incluindo informação das versões que
actualmente dispõem;
responder a questões levantadas pelos clientes;
registar respostas a questões frequentes levantadas pelos clientes
(FAQ's).
O Sistema de Informação deve permitir aos clientes efectuar as seguintes
operações:
consultar informação sobre produtos e versões, já lançadas ou planeadas
(incluindo bugs, features e FAQ's);
efectuar "download" de versões de produtos em relação aos quais
efectuaram um contracto de manutenção;
levantar questões ("issues") sobre os produtos - simples dúvidas,
possíveis bugs, pedidos de novas "features", etc., incluindo a
possibilidade de anexar ficheiros ("logs", "screen shots", etc.).
Cliente
João Pascoal de Faria, I128, jpf@fe.up.pt
Descrição do Trabalho
O Sistema de Informação deve guardar informação sobre os custos,
duração e passos de cada receita.
Cada passo tem uma ordem, uma duração, uma descrição e
facultativamente uma foto.
Uma receita pode ser classificada como pertencendo a um conjunto de
sub-categorias e as sub-categorias estão agrupadas em categorias.
(Ex de categorias: Nacionalidade, Ementa; Ex de sub-categorias:
Portuguesa, Mexicana, Carne, Peixe.)
Uma receita contém ingredientes numa determinada dose e numa
determinada medida.
Guarda-se informação sobre os locais onde podem ser adquiridos os
ingredientes e sobre o último preço.
Cliente
Não tem
Descrição do Trabalho
A base de dados guarda informação relativa aos produtos existentes
numa farmácia (medicamentos, dietéticos, puericultura, cosméticos e
outros).
Guarda ainda informação relativa às vendas e às encomendas, aos
stocks mínimos e à facturação.
Deve também guardar informação sobre os diversos sistemas de saúde,
seus organismos (aos quais se facturam receitas) e respectivas
comparticipações.
Deverá ser possível obter dados técnicos e estatísticos sobre os
medicamentos, como, por exemplo, contra-indicações, princípio activo,
fabricante e rotatividade de produtos.
Cliente
Não tem
Descrição do Trabalho
Hotéis e apartamentos são designados genericamente unidades
hoteleiras.
Para cada unidade hoteleira interessa saber: o nome, a região
turística, a localização, a categoria (exemplo: 3 estrelas) e os
equipamentos disponíveis (exemplos: piscina, restaurante).
No caso dos apartamentos, os preços diários dos apartamentos (preços
por apartamento) dependem do tipo (T0, T1, etc.) e capacidade (nº
máximo de pessoas) do apartamento e do período do ano (exemplo: 1 de
Março a 30 de Junho).
No caso dos hotéis, os preços diários dos quartos (preços por pessoa)
dependem do tipo de quarto (individual, duplo, triplo, suite, etc.),
do regime da estadia (APA - alojamento e pequeno almoço, MP - meia
pensão, etc.) e do período do ano. Interessa saber a capacidade (nº
máximo de pessoas) de cada tipo de quarto.
Cliente
Não tem
Descrição do Trabalho
A base de dados deve conter informação sobre os(as) colaboradores(as)
do infantário, com o nome, fotografia, função (directora, educadora,
cozinheira, professor de música, etc.), e ainda, no caso das
educadoras, o ano e local de obtenção do diploma de educadora
infantil.
Deve ainda conter informação sobre: as actividades que se desenvolvem
no infantário (natação, música, etc.), com a descrição, preço e local
de funcionamento; as crianças que frequentam o infantário, com o nome,
fotografia, sexo, data de nascimento, data de entrada no infantário,
número da cédula pessoal, morada e necessidades especiais; o
encarregado de educação de cada criança, com o nome, parentesco (pai,
mãe, tio, etc.), morada, telefone de casa, local de trabalho, telefone
do trabalho e número de contribuinte; a educadora responsável por cada
criança; as actividades em que cada criança está inscrita, com a data
de inscrição em cada actividade; as ocorrências importantes
relacionadas com cada criança, com a data, hora, descrição e
colaborador responsável pelo registo de cada ocorrência.
Cliente
Não tem
Descrição do Trabalho
O sistema terá como suporte uma base de dados com informações sobre
programadores e projectos em curso; o acesso e actualização da base de
dados deverão ser feitos através da Web. As funções a implementar
incluem registo de novo utilizador, login/logout, registo de novo
projecto, inscrição num projecto, gestão de utilizadores, acesso ao
repositório de software dos projectos.
Cliente
Jaime E. Villate, E310, villate@gnu.org
Descrição do Trabalho
A aplicação destina-se a uma empresa da área da formação, com sistema
de ensino presencial.
O ensino está organizado por disciplinas.
Cada disciplina tem um professor responsável e um ou mais monitores.
Cada turma tem um monitor.
A aplicação deverá permitir o registo de organizações,
administradores, autores, monitores, formandos, programas das
disciplinas e conjuntos perguntas/respostas, ter capacidade de
monitorizar a performance por formando e por monitor e comunicá-la
via email a cada um deles, fornecer a resposta correcta a cada
pergunta respondida, apresentando uma explicação e links para sites
relacionados com o assunto, possuir um sistema de controlo de acessos,
estar disponível a partir de um servidor Web.
Cliente
Francisco Restivo, I337, fjr@fe.up.pt
Descrição do Trabalho
A aplicação destina-se a uma empresa de publicidade e destina-se a
suportar a venda de spots publicitários.
Pretende-se guardar a programação dos diferentes canais de televisão e
rádio.
Os programas têm um nome, duração e tipo (cultural, entretenimento,
informativo, publicitário, etc.).
Cada programa pode ter nos seus intervalos vários spots
publicitários.
Um spot pode ser repetido em diferentes horários de um ou mais canais.
Pretende-se registar a programação dos diferentes canais bem como a
audiência nos diferentes horários para elaboração de estatísticas.
Interessa garantir que a programação não tem programas em horários
sobrepostos.
Cliente
jlopes