Licenciatura em Engenharia Informática e Computação
Laboratório de Sistemas de Gestão de Bases de Dados
Ano lectivo de 2001/2002

Projectos

Nome Cliente Grupo
1 Pintura Votiva lreal@inescporto.pt 11(T2)
2 Missões Oceanográficas jtasso@fe.up.pt 19(T1)
3 Interface para Arquivos mcr@fe.up.pt 18(T1), 28(T2)
4 Sumários gtd@fe.up.pt 26(T1)
5 Percursos Académicos rmvidal@fe.up.pt 20(T1), 22(T2)
6 Sítio de GPS rmvidal@fe.up.pt 5(T2), 6(T1)
7 Escola de Ténis rcamacho@fe.up.pt 3(T2), 13(T1)
8 Papelaria do DEEC isidro@fe.up.pt 10(T1), 27(T2)
9 Despesas do DEEC isidro@fe.up.pt 21(T1), 30(T2)
10 Stock do DEEC cgraf@fe.up.pt 14(T2), 16(T1)
11 Manutenção de Software jpf@fe.up.pt 17(T1), 9(T2)
12 Receitas de Culinária -- 4(T2), 8(T1)
13 Farmácia -- 12(T1), 23(T2)
14 Operadores Turísticos -- 15(T1), 24(T2)
15 Infantários -- 2(T2), 25(T1)
16 Trabalho Cooperativo villate@gnu.org 1(T2), 7(T1)
17 Avaliação contínua fjr@fe.up.pt 29(T2)
18 Empresa de publicidade jlopes AT fe.up.pt 15


1. Pintura Votiva

Objectivos do Trabalho
Projectar e construir um sistema de informação para apoio ao estudo de pintura votiva.

Descrição do Trabalho
A base de dados incluirá, para além de dados alfanuméricos, imagens das pinturas e descrições do conteúdo das imagens. A descrição do conteúdo das imagens será baseada numa tabela de objectos possíveis e o utilizador deverá poder localizá-los geometricamente.

Cliente
Luís Corte-Real, I332, lreal@inescporto.pt


2. Missões Oceanográficas

Objectivos do Trabalho
Projectar e construir um sistema de informação com interface acessível na Web para armazenamento, processamento e análise de dados obtidos em missões oceanográficas.

Descrição do Trabalho
As missões oceanográficas realizadas pelo veículo submarino autónomo ISURUS da FEUP dão origem a uma grande quantidade de dados quer oceanográficos (perfis de temperatura, conductividade, salinidade, batimetria, etc) quer dados de navegação e relativos ao funcionamento do próprio veículo.
Pretende-se desenvolver uma base de dados que armazene esta informação e que permita o acesso a esta através da Web. Os dados encontram-se em Matlab sendo necessário convertê-los e armazená-los na base de dados.
Deve ser disponibilizada informação adicional como a data e o local da missão.
O interface criado deve permitir visualizar de forma conveniente os dados pretendidos (por ex: gráficos de consumo de energia ao longo da missão, mapas de batimetria, etc). Deve ser também possível recolher informação seleccionada para posterior tratamento em Matlab no computador local.

Cliente
João Sousa, I215, jtasso@fe.up.pt


3. Interface para Arquivos

Objectivos do Trabalho
Desenvolver interface para Sistema de Informação para Arquivos.

Descrição do Trabalho
Os Arquivos são a memória das organizações e é portanto essencial dotá-los de ferramentas de processamento das grandes quantidades de informação que armazenam, de molde a torná-la facilmente acessível. No âmbito dos projectos FCT Archivum e MetaMedia desenvolveu-se um modelo de dados destinado a registar informação sobre documentos de Arquivo. Este modelo está baseado nas normas internacionais de Arquivos e apresenta uma estrutura multinível, havendo que respeitar algumas regras de integridade nessa hierarquia. Para além da descrição das características intrínsecas dos documentos, regista-se também informação sobre os respectivos criadores e detentores e sobre a localização e modo de armazenamento, entre outra.
O que se propõe neste trabalho é o desenvolvimento de uma interface gráfica de exploração desse modelo de dados, partindo de alguns protótipos já existentes, e ainda o desenvolvimento de um módulo de requisições, tendo como destinatário imediato o Arquivo da FEUP.
O projecto necessitará de uma especificação da parte de requisições, usando Oracle Designer, e do desenvolvimento da interface, em Java, para exploração dos dados residentes em BD Oracle. Concluir-se-á com a escrita do relatório.

Cliente
Cristina Ribeiro, I35, mcr@fe.up.pt


4. Sumários

Objectivos do Trabalho
Desenvolver uma aplicação que apoie os docentes no planeamento e execução da actividade lectiva.

Descrição do Trabalho
Pretende-se uma aplicação que apresente aos docentes um formulário para introdução dos sumários das aulas; o docente terá apenas que seleccionar a disciplina, turma e tipo de aula (da lista de disciplinas, turmas e tipos de aulas atribuídos, conforme o SiFEUP) e introduzir ou alterar os sumários. As datas das aulas serão preenchidas automaticamente de acordo com os horários das turmas e o calendário escolar (especificados no SiFEUP), podendo ser alteradas.
A aplicação vai buscar informação ao SiFEUP e guarda os sumários numa base de dados para consulta pública e possível impressão por alunos, docentes, directores de cursos e outros interessados, via Web.
Os sumários podem ter ligações ("hyperlinks") para documentação das disciplinas. Deve ser fácil copiar sumários de uns anos para os outros e de umas turmas para as outras. Deve ser fácil também deslocar os sumários.

Cliente
Gabriel David, I132, gtd@fe.up.pt


5. Percursos Académicos

Objectivos do Trabalho
Pretende-se guardar informação em base de dados que permita elaborar estatísticas relativas à avaliação contínua dos alunos de uma dada disciplina.

Descrição do Trabalho
Nesta altura, mediante submissão de password adequada, pode consultar-se no SiFEUP informação relativa às classificações finais obtidas pelos alunos nas várias disciplinas do seu plano de estudos.
Pretende-se completar a ficha do aluno com informação relativa às presenças nas aulas e resultados da avaliação contínua (mini-teses, relatórios de trabalhos, etc.) por forma a poder realizar tratamento estatístico do comportamento dos alunos em cada momento.

Cliente
Raul Vidal, I136, rmvidal@fe.up.pt


6. Sítio de GPS

Objectivos do Trabalho
Pretende-se o desenvolvimento de um Sistema de Informação para o apoio à disciplina de GPS (Gestão de Projectos de Software) da LEIC.

Descrição do Trabalho
Na disciplina de GPS do 5º ano da LEIC os vários intervenientes, no desempenho dos respectivos papéis, produzem documentação e outros artefactos que são arquivados em sítio Web para servirem como documentação do projecto de software em desenvolvimento e para a avaliação.
Pretende-se um Sistema de Informação de apoio aos vários intervenientes na disciplina por forma a gerir toda a documentação de projecto, gerando automaticamente vistas dinâmicas na Web com acesso à informação técnica e de gestão produzida no âmbito do projecto.

Cliente
Raul Vidal, I136, rmvidal@fe.up.pt


7. Escola de Ténis

Objectivos do Trabalho
Pretende-se um Sistema de Informação para a gestão de uma pequena Escola de Ténis.

Descrição do Trabalho
É mantida informação sobre os cursos, os alunos, as incrições, os horários das aulas e os preçários.
Deve ser possível a marcação, e eventual alteração, de aulas e a emissão de avisos de pagamento e respectivos recibos.

Cliente
Rui Camacho, I127, rcamacho@fe.up.pt


8. Papelaria do DEEC

Objectivos do Trabalho
Desenvolver uma base de dados para apoio à gestão da Papelaria do DEEC.

Descrição do Trabalho
É mantido no DEEC um pequeno stock de artigos de papelaria para apoio à actividade dos funcionários do Departamento.
Pretende-se um Sistema de Informação que apoie a gestão de stocks do material existente na papelaria do DEEC, guardando informação da refª do material, preço, quantidade disponivel, etc.
O sistema deve permitir (via Web) que os funcionários consultem o stock e efectuem encomendas, sendo neste caso informado o centro de secretariado respectivo por forma a serem satisfeitas e entregues as encomendas.
O responsável pelo stock deve ser informado sempre que as quantidades disponíveis sejam inferiores a determinada quantidade.

Cliente
Isidro Ribeiro Pereira, I019, isidro@fe.up.pt


9. Despesas do DEEC

Objectivos do Trabalho
Desenvolver uma base de dados para acompanhamento de despesas do DEEC.

Descrição do Trabalho
Pretende-se gerir informação sobre diversos tipos de despesas (rúbricas) e sobre um conjunto de fornecedores. É mantida informação sobre um conjunto de utilizadores, e respectivas passwords de acesso, que podem consultar a base de dados através da Web.
A aplicação deverá responder a questões do tipo: Qual é o saldo que o DEEC possui? Quanto já foi gasto na rúbrica y? Qual é o valor dos fornecimentos do fornecedor y? Já foi registada a factura nº x do fornecedor y ?

Cliente
Isidro Ribeiro Pereira, I019, isidro@fe.up.pt


10. Stock do DEEC

Objectivos do Trabalho
Criar um Sistema de Informação para a gestão de stocks de componentes do DEEC.

Descrição do Trabalho
O sistema de informação deve gerir as compras de material, em termos de quantidade e preço, e as requisições efectuadas, com actualização da quantidade de material em stock.
Deverá ainda manter informação sobre os fornecedores e sobre quem efectua requisições.
Sempre que a quantidade em stock desce abaixo de um nível de ruptura deve ser avisado o responsável.

Cliente
Carlos Marques Graf, I-103, cgraf@fe.up.pt


11. Manutenção de Software

Objectivos do Trabalho
Pretende-se desenvolver um Sistema de Informação na Web, para automatizar a comunicação entre uma empresa ou indivíduo responsável pela manutenção de um ou mais produtos de software e os clientes (utilizadores) desses produtos.

Descrição do Trabalho
O Sistema de Informação deve permitir aos responsáveis pela manutenção efectuar as seguintes operações: registar os produtos de software que estão em fase de manutenção; registar as versões dos produtos, incluindo "upload" do(s) ficheiro(s) necessário(s) à sua instalação; registar alterações de cada versão em relação à versão anterior, normalmente "features" acrescentadas e "bugs" removidos (mas também podem surgir novos "bugs" e ser eliminadas "features"); divulgar os planos para novas versões, incluindo datas de lançamento previstas, e alterações previstas (ao nível de "features" e "bugs"); registar os clientes de cada produto com contracto de manutenção em vigor (incluindo login/password e email), incluindo informação das versões que actualmente dispõem; responder a questões levantadas pelos clientes; registar respostas a questões frequentes levantadas pelos clientes (FAQ's).
O Sistema de Informação deve permitir aos clientes efectuar as seguintes operações: consultar informação sobre produtos e versões, já lançadas ou planeadas (incluindo bugs, features e FAQ's); efectuar "download" de versões de produtos em relação aos quais efectuaram um contracto de manutenção; levantar questões ("issues") sobre os produtos - simples dúvidas, possíveis bugs, pedidos de novas "features", etc., incluindo a possibilidade de anexar ficheiros ("logs", "screen shots", etc.).

Cliente
João Pascoal de Faria, I128, jpf@fe.up.pt


12. Receitas de Culinária

Objectivos do Trabalho
Pretende-se implementar uma base de dados para receitas de culinária.

Descrição do Trabalho
O Sistema de Informação deve guardar informação sobre os custos, duração e passos de cada receita. Cada passo tem uma ordem, uma duração, uma descrição e facultativamente uma foto. Uma receita pode ser classificada como pertencendo a um conjunto de sub-categorias e as sub-categorias estão agrupadas em categorias. (Ex de categorias: Nacionalidade, Ementa; Ex de sub-categorias: Portuguesa, Mexicana, Carne, Peixe.) Uma receita contém ingredientes numa determinada dose e numa determinada medida. Guarda-se informação sobre os locais onde podem ser adquiridos os ingredientes e sobre o último preço.

Cliente
Não tem


13. Farmácia

Objectivos do Trabalho
Pretende-se gerir os stocks de medicamentos de uma farmácia.

Descrição do Trabalho
A base de dados guarda informação relativa aos produtos existentes numa farmácia (medicamentos, dietéticos, puericultura, cosméticos e outros). Guarda ainda informação relativa às vendas e às encomendas, aos stocks mínimos e à facturação.
Deve também guardar informação sobre os diversos sistemas de saúde, seus organismos (aos quais se facturam receitas) e respectivas comparticipações. Deverá ser possível obter dados técnicos e estatísticos sobre os medicamentos, como, por exemplo, contra-indicações, princípio activo, fabricante e rotatividade de produtos.

Cliente
Não tem


14. Operadores Turísticos

Objectivos do Trabalho
Desenvolver uma base de dados para um operador turístico nacional, para armazenar informação do seu catálogo de hotéis e apartamentos.

Descrição do Trabalho
Hotéis e apartamentos são designados genericamente unidades hoteleiras. Para cada unidade hoteleira interessa saber: o nome, a região turística, a localização, a categoria (exemplo: 3 estrelas) e os equipamentos disponíveis (exemplos: piscina, restaurante). No caso dos apartamentos, os preços diários dos apartamentos (preços por apartamento) dependem do tipo (T0, T1, etc.) e capacidade (nº máximo de pessoas) do apartamento e do período do ano (exemplo: 1 de Março a 30 de Junho). No caso dos hotéis, os preços diários dos quartos (preços por pessoa) dependem do tipo de quarto (individual, duplo, triplo, suite, etc.), do regime da estadia (APA - alojamento e pequeno almoço, MP - meia pensão, etc.) e do período do ano. Interessa saber a capacidade (nº máximo de pessoas) de cada tipo de quarto.

Cliente
Não tem


15. Infantários

Objectivos do Trabalho
Desenvolver uma base de dados para gestão de um Infantário.

Descrição do Trabalho
A base de dados deve conter informação sobre os(as) colaboradores(as) do infantário, com o nome, fotografia, função (directora, educadora, cozinheira, professor de música, etc.), e ainda, no caso das educadoras, o ano e local de obtenção do diploma de educadora infantil.
Deve ainda conter informação sobre: as actividades que se desenvolvem no infantário (natação, música, etc.), com a descrição, preço e local de funcionamento; as crianças que frequentam o infantário, com o nome, fotografia, sexo, data de nascimento, data de entrada no infantário, número da cédula pessoal, morada e necessidades especiais; o encarregado de educação de cada criança, com o nome, parentesco (pai, mãe, tio, etc.), morada, telefone de casa, local de trabalho, telefone do trabalho e número de contribuinte; a educadora responsável por cada criança; as actividades em que cada criança está inscrita, com a data de inscrição em cada actividade; as ocorrências importantes relacionadas com cada criança, com a data, hora, descrição e colaborador responsável pelo registo de cada ocorrência.

Cliente
Não tem


16. Trabalho Cooperativo

Objectivos do Trabalho
Projectar e construir um sistema de gestão de projectos, para grupos de programadores que trabalham em forma cooperativa, em lugares remotos, através da Web.

Descrição do Trabalho
O sistema terá como suporte uma base de dados com informações sobre programadores e projectos em curso; o acesso e actualização da base de dados deverão ser feitos através da Web. As funções a implementar incluem registo de novo utilizador, login/logout, registo de novo projecto, inscrição num projecto, gestão de utilizadores, acesso ao repositório de software dos projectos.

Cliente
Jaime E. Villate, E310, villate@gnu.org


17. Avaliação contínua

Objectivos do Trabalho
Desenvolver uma aplicação de suporte à de avaliação contínua de conhecimentos.
Através de um sistema de perguntas com respostas múltiplas, pretende-se avaliar o desempenho individual dos formandos e dos monitores.

Descrição do Trabalho
A aplicação destina-se a uma empresa da área da formação, com sistema de ensino presencial.
O ensino está organizado por disciplinas. Cada disciplina tem um professor responsável e um ou mais monitores. Cada turma tem um monitor.
A aplicação deverá permitir o registo de organizações, administradores, autores, monitores, formandos, programas das disciplinas e conjuntos perguntas/respostas, ter capacidade de monitorizar a performance por formando e por monitor e comunicá-la via email a cada um deles, fornecer a resposta correcta a cada pergunta respondida, apresentando uma explicação e links para sites relacionados com o assunto, possuir um sistema de controlo de acessos, estar disponível a partir de um servidor Web.

Cliente
Francisco Restivo, I337, fjr@fe.up.pt


18. Empresa de publicidade

Objectivos do Trabalho
Desenvolver uma aplicação de suporte à venda de publicidade para as televisões e rádios.

Descrição do Trabalho
A aplicação destina-se a uma empresa de publicidade e destina-se a suportar a venda de spots publicitários.
Pretende-se guardar a programação dos diferentes canais de televisão e rádio. Os programas têm um nome, duração e tipo (cultural, entretenimento, informativo, publicitário, etc.). Cada programa pode ter nos seus intervalos vários spots publicitários. Um spot pode ser repetido em diferentes horários de um ou mais canais. Pretende-se registar a programação dos diferentes canais bem como a audiência nos diferentes horários para elaboração de estatísticas. Interessa garantir que a programação não tem programas em horários sobrepostos.

Cliente
jlopes