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Ficha de Unidade Curricular

Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação
Linguagens de Anotação e Processamento de Documentos
Ocorrência: 2017/2018


Página oficial

Informação geral

Curso: Linguagens de Anotação e Processamento de Documentos
Código: EIC0107
Curso: MIEIC, 4º
Ano letivo: 2017/2018
Semestre: 2S
ECTS: 6
Horas/Semanas: 3 TP
Professores: João Correia Lopes

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

ENQUADRAMENTO

A unidade curricular "Linguagens de Anotação e Processamento de Documentos" tem como contexto o uso generalizado de linguagens de anotação para a representação de informação semi-estruturada e a existência de ferramentas normalizadas para o seu tratamento.

OBJETIVOS

Esta unidade curricular foca-se na obtenção de linguagens de anotação para um dado domínio e na realização de aplicações baseadas em linguagens de anotação e tem por objetivos:

  1. Sensibilizar os estudantes para as múltiplas aplicações não triviais das linguagens de anotação;
  2. Familiarizar os estudantes com as tecnologias de processamento e armazenamento de informação semi-estruturada;
  3. Aplicar as tecnologias de anotação na definição de uma linguagem e na resolução de um problema com recurso ao desenvolvimento de uma aplicação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:

  • Identificar os usos das linguagens de anotação em documentos, em repositórios de dados e no suporte a aplicações;
  • Criar modelos para documentos XML;
  • Distinguir as linguagens normalizadas para domínios de aplicação e os usos ad-hoc da anotação;
  • Desenhar uma linguagem de anotação para servir de base a um tipo de documentos ou aos dados de uma aplicação;
  • Interpretar os resultados do processamento de documentos com as tecnologias baseadas em XML;
  • Avaliar comparativamente soluções baseadas em XML e outras para suporte à troca de informação entre aplicações;
  • Desenhar folhas de estilo XSL para transformar documentos;
  • Usar uma base de dados com armazenamento nativo de XML e tirar partido das suas funções de interrogação;
  • Comparar a organização de dados em modelo de anotação com o modelo relacional e traduzir dados entre modelos;
  • Produzir um modelo de anotação para dados de um domínio de aplicação, armazenar um conjunto de dados e interrogá-los;
  • Comparar as linguagens de anotação e outras representações de documentos e de dados do ponto de vista da preservação ao longo das mudanças tecnológicas;
  • Desenvolver um protótipo de aplicação envolvendo o processamento de documentos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes devem ter competências básicas em linguagens e tecnologias de anotação.

Programa

  • Desenho de linguagens de anotação. Análise de linguagens existentes em vários domínios.
  • Interrogação de documentos XML. A linguagem XPath. A linguagem XQuery.
  • Transformações de documentos XML com XSLT. Apresentação de documentos XML com XSL-FO.
  • Processamento de XML em aplicações. As interfaces standard DOM e SAX.
  • Armazenamento de XML em bases de dados XML nativas. Armazenamento de XML em bases de dados objeto-relacional.
  • Introdução à web semântica. Descrição de recursos em RDF e OWL. Interrogações em SPARQL. Linked Open Data.

Bibliografia obrigatória

  • Anders Møller, Michael I. Schwartzbach; An Introduction to XML and Web Technologies, Addison Wesley Professional, 2006. ISBN: 0321269667 Biblioteca

Bibliografia complementar

  • Neil Bradley, The XML Companion, Addison-Wesley, 3rd Edition, 2002, ISBN: 0-201-77059-8. Biblioteca
  • José Carlos Ramalho, Pedro Henriques; XML e XSL — da Teoria à Prática, FCA Editora, 2002, ISBN: 972-722-347-8. Biblioteca
  • Elliotte Rusty Harold, W. Scott Means, XML in a Nutshell, O'Reilly, Third Edition, 2004, ISBN: 0-596-00292-0. Biblioteca
  • Grigoris Antoniou and Frank van Harmelen, A Semantic Web Primer, 2nd edition, The MIT Press, 2008, ISBN: 9780262018289

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os tempos letivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, e desenvolvimento de exemplos relacionados. Nas sessões práticas os tópicos de investigação propostos são discutidos com os estudantes e o trabalho prático é reportado.

Software

  • eXist, MongoDB
  • oXygen

Palavras-chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final.

Componentes de avaliação e ocupação

O trabalho prático decompõe-se em três componentes com entrega de um pequeno artigo científico e uma apresentação e discussão em formato workshop.

Os conceitos teóricos são avaliados através da resposta individual a 6 questionários.

Componentes de avaliação

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da unidade curricular (estimativa) Aulas 42
Quiz #1: Armazenamento (Q1) Questionário 0 05/03/2018
Proposta de projeto (D1) Trabalho 27 12/03/2018
Quiz #2: XPath (Q2) Questionário 0 19/03/2018
Quiz #3: XQuery (Q3) Questionário 0 09/04/2018
Quiz #4: XSLT (Q4) Questionário 0 16/04/2018
Arquitetura e protótipo (D2) Trabalho 33 23/04/2018
Quiz #5: RDF (Q5) Questionário 0 14/05/2018
Quiz #6: OWL (Q6) Questionário 0 21/05/2018
Aplicação baseada em XML (D3) Trabalho 60 28/05/2018
Total 162

Componentes de ocupação

Elaboração de projeto: 123
Frequência das aulas: 39

Obtenção de frequência

n/a

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalho + 40% Questionários, sendo: Trabalho = 20% D1 + 30% D2 + 50% D3, Questionários= (Q1 + Q2 + Q3 + Q4 + Q5) / 5

O trabalho prático será avaliado através da documentação apresentada até às respetivas datas-limite, da participação nas apresentações e da aplicação desenvolvida.

A classificação de cada componente do Trabalho pode ser diferente para cada membro do grupo, dependendo da sua participação na sessão da apresentações.

Os questionários de resposta individual têm a duração de 20 minutos e realizam-se durante a aula.

A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de 40% em cada uma das entregas e apresentações da avaliação prática (D1 a D3) e de 40% na média dos questionários relacionados com a matéria teórica. Não está prevista qualquer prova de recurso para estas componentes.

Esta unidade curricular, dada a sua natureza, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso.

Provas e trabalhos especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.

Trabalho de estágio/projeto

O trabalho prático decompõe-se em três componentes com entrega de um pequeno artigo científico e uma apresentação e discussão.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhos práticos, realizados durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, são exigidos a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição e da eventual dispensa de frequência. Os estudantes que não frequentam regularmente, fazem as entregas dos trabalhos e apresentações nas épocas previstas.

Melhoria de classificação

A nota final pode ser melhorada apenas através da frequência de uma nova edição da unidade curricular.


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teach/lapd/201718/ficha.txt · Last modified: 06/09/2018 14:27 by Correia Lopes

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