Melhoramentos significativos em actividades de investigação podem ser alcançados através do trabalho desenvolvido nesta dissertação. Tais melhoramentos incluem: a colaboração com outros investigadores da mesma área de investigação; a facilidade de utilização de recursos computacionais para solucionar problemas de investigação sem necessidade de conhecer os detalhes técnicos das ferramentas; a junção de equipas de investigação inter-disciplinares; a disponibilização de resultados das experiências e utilização de experiências e resultados experimentais de outros investigadores.

O trabalho teve como objectivo o desenvolvimento de uma ferramenta de Análise Automática e Colaborativa de Dados que aborda as funcionalidades da actividade de investigação acima mencionadas e desejadas. A ferramenta permite a cada investigador utilizar uma ferramenta automática de análise de dados de forma "amigável". Mantém um registo para todos os utilizadores de toda a sua actividade experimental. Cada utilizador tem um "espaço" privado e um "espaço" público onde pode armazenar ou publicar dados e resultados de experiências. A ferramenta também fornece um "serviço Web" que permite a procura de informação útil no espaço público de outros investigadores mesmo trabalhando em sítios Web diferentes.

A ferramenta automática de análise de dados utilizada é um sistema de Indução de Programas em Lógica chamado IndLog, que executa por baixo de uma aplicação wrapper, desenvolvida para esconder os detalhes técnicos de utilização do IndLog. Os diferentes tipos de dados envolvidos no processo experimental são armazenados numa base de dados e a ferramenta é acessível a partir da Web. A ferramenta pode ser alojada em diversos sítios Web, e cada um desses sítios permite o acesso a diversos utilizadores.

Topo