Chama-se Sonae IM LAB@FEUP e surge na sequência da adesão da Sonae IM ao programa FEUP Prime da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP): o novo laboratório foi apresentado na passada sexta-feira, dia 11 de janeiro, às 16h30, no Departamento de Engenharia Informática da FEUP.

Com esta parceria pretende-se incentivar a cocriação de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias na área da engenharia informática e também promover a inovação e competitividade das empresas no setor, contribuindo para o emprego científico altamente qualificado. Nesse âmbito, está prevista a realização de projetos de investigação conjuntos entre a Sonae IM e empresas a ela associadas e a FEUP que reflitam, de forma integrada, interesse para a FEUP e satisfação de necessidades das empresas.

A economia digital, os novos modelos de negócio, a segurança e a privacidade são alguns dos muitos desafios, mas também oportunidades, que as empresas enfrentam hoje em dia. Com a inauguração deste laboratório passa a ser possível construir uma comunidade de conhecimento conjunto na área de engenharia informática de forma a potenciar o impacto prático da inovação no mercado.

Para aos membros associados da Sonae IM, esta é a oportunidade de receber nas suas instalações estudantes altamente qualificados, com os conhecimentos e competências necessários para apoiar projetos de I&D, concebidos e realizados em parceria com a academia, capazes de potenciar a colocação no mercado, de forma sustentada, de novos produtos e soluções com elevado conteúdo tecnológico e de inovação.