CRITÉRIOS DE ADMISSÃO E SELECÇÃO


PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

O concurso PD-FCT está aberto à receção de candidaturas entre 05/08/2014 a 30/09/2014.


CANDIDATURAS

As candidaturas ao PD-FCT devem ser enviadas por correio eletrónico para recrutamentorh@sp.up.pt e para apinto@fe.up.pt. Os bolseiros selecionados devem estar inscritos na edição de 2014/2015 do Programa de Doutoramento em Engenharia e Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, ou virem a inscrever-se naquele programa e edição (candidaturas à FEUP em: http://www.fe.up.pt/~pdeqb/pd-fct-2014).

 

Os documentos específicos requeridos para o processo de candidatura são:

  • Cópia do documento de identificação, bem como título de residência, certificado de residência permanente ou estatuto de residente de longa duração, se aplicável (obrigatório);

  • Certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com indicação da média final (obrigatório);

  • Certidão de unidades curriculares do estabelecimento do ensino superior em que obteve aprovação com indicação do regime (semestral ou anual) e nº de UC/ECTS. Caso não obtenha a certidão contendo todos estes elementos, deverá acrescentar lista discriminativa das unidades curriculares realizadas, com a informação em falta (obrigatório);

  • Curriculum Vitae do candidato (obrigatório);

  • Cartas de recomendação (Obrigatório, 2);

  • Carta de motivação para a candidatura ao programa doutoral indicando o tema preferencial do leque de opções oferecido pelo programa (obrigatório):

  • Lista de Unidades Curriculares que pretende frequentar (consultar plano de estudos). (obrigatório).

NOTA: Os candidatos a Bolsas de Doutoramento que não tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão candidatar-se se declararem no formulário que o obterão até 31 de outubro de 2014. No caso de estas previsões não se cumprirem as bolsas não serão concedidas.

 

AVALIAÇÃO

Os candidatos serão selecionados atendendo ao seu currículo científico e/ou profissional, incluindo as capacidades reconhecidas como relevantes e apropriadas pela Comissão Diretiva.

Posteriormente, e por forma a confirmar que as motivações, expectativas e capacidades dos candidatos estão alinhadas com os pressupostos e objetivos do PDEQB, os candidatos pré-selecionados serão sujeitos a entrevista pessoal, que poderá ser em inglês para aferir as capacidades de expressão e comunicação do candidato. Será atribuída à entrevista uma classificação máxima de 5.0 pontos.Serão pré-selecionados para passar à fase de entrevistas candidatos em número pelo menos igual ao dobro das vagas disponíveis.

Os candidatos admitidos serão classificados de acordo com a média global final do seu grau académico, observando o critério abaixo:

 

Pontuação

Grau Académico / Média Global Final

Pré-Bolonha

(4-5 anos)

Pós-Bolonha (ECTS =300)

 

4,5

≥ 17 valores

≥ 17 valores

 

4,0

= 16 valores

= 16 valores

 

3,5

= 15 valores

= 15 valores

 

2,5

= 14 valores

= 14 valores

 

1,5

< 14 valores

< 14 valores

 

 

Casos que não se incluam em nenhuma das classes previstas na tabela serão analisados e decididos pela Comissão Diretiva. Aos candidatos com grau de Mestre obtido antes da reforma de Bolonha, à pontuação obtida acima, serão creditados 0,5 pontos adicionais. No caso de possuírem Mestrado Integrado ou Licenciatura e Mestrado a seguinte fórmula será usada: (Media do 1º Ciclo x Nº ECTS do 1º Ciclo + Media do 2º Ciclo x Nº ECTS do 2º Ciclo)/(nº total de ECTS).

Adicionalmente, os candidatos com publicações científicas em revistas internacionais, em actas de conferências científicas, ou com currículo profissional relevante podem ainda beneficiar de um máximo de 1,5 pontos adicionais.

Os candidatos serão seriados pela fórmula apresentada abaixo, tendo em consideração os pontos apresentados anteriormente:

Pontuação final = Pontuação Entrevista + Pontuação Média Curso + Majoração Mestrado Independente + Majoração Experiencia Científica


Para mais informação consultar o site ERACAREERS