SMACE - Manual de Instruções


Índice

1. Preparação

   1.1 - Requisitos
   1.2 - Instalação
   1.3 - Configuração
   1.4 - Lançamento do Mercado
   1.5 - Lançamento da Interface

2. Utilização

   2.1 - Criação de Agentes
   2.2 - Operação de um Agente
   2.3 - Listagem de Agentes
   2.4 - Sincronizações

      2.4.1 - Criação de Sincronizações
      2.4.2 - Configuração de uma Sincronização


1. Preparação

O sistema SMACE pode ser dividido em duas partes: o mercado e a interface.

1.1 - Requisitos

Em termos de hardware, tanto o mercado como a interface devem ser lançados em máquinas que suportem threads de execução e comunicação por sockets.
Em termos de software, o sistema exige a presença do JDK 1.1 e do JATLite0.4Beta.
De modo a tirar partido de todas as potencialidades do SMACE, o interface deve ser visualizado num navegador da Web que suporte applets.

1.2 - Instalação

O sistema SMACE deverá ser instalado contendo os seguintes directórios: O directório raiz do sistema deve ser incluído na variável de ambiente CLASSPATH. Por exemplo, se a árvore do sistema for:



/users

   |

   |- /hlc

   |    |

   .    |- /smace

   .    .     |

   .    .     |- /MarketAgentsArea

        .     |- /MarketPlaceArea

              |- /UserInterfaceArea

              |- /api

              `- /smace

                    |

                    |- /infrastructure

                    |- /plugNtrade

                    |       |

                    |       |- /aba

                    |       `- /mta

                    `- /userInterface



então deve ser incluído o directório /users/hlc/smace na variável de sistema CLASSPATH.

1.3 - Configuração

O ficheiro smace/MarketAgentsArea/IssuesFile contém os nomes dos descritores dos produtos e das dimensões de negociação que os agentes irão utilizar. Podem-se acrescentar descritores e/ou dimensões editando este ficheiro.
No ficheiro smace/MarketAgentsArea/MarketAgentsScript especificam-se alguns parâmetros dos agentes do mercado. Os parâmetros #MarketPlaceAddress e #MarketPlaceRegistrarAddress indicam o local onde o mercado se encontra.
O ficheiro smace/MarketPlaceArea/AddressFile especifica os portos que o mercado irá utilizar, e que deverão constar no ficheiro smace/MarketAgentsArea/MarketAgentsScript.
O ficheiro smace/UserInterfaceArea/UserInterfaceScript contém alguns parâmetros da interface. O parâmetro #UserInterfacePort indica o porto onde a interface irá correr.

1.4 - Lançamento do Mercado

O mercado pode ser lançado executando o comando smace/mp. Irá correr utilizando os portos especificados no ficheiro smace/MarketPlaceArea/AddressFile.

1.5 - Lançamento da Interface

A interface pode ser lançada executando o comando smace/ui. Irá correr no porto especificado no ficheiro smace/UserInterfaceArea/UserInterfaceScript.

2. Utilização

O sistema SMACE pode ser utilizado através da sua interface. Para isso, basta utilizar um navegador Web para aceder ao URL http://<máquina>:<porto>/ onde <máquina> e <porto> são, respectivamente, a máquina e o porto onde a interface do SMACE se encontra a correr.

2.1 - Criação de Agentes

Os agentes podem ser criados a partir do botão , disponível no ecrã inicial.
Existem três tipos de agentes predefinidos disponíveis: , e . Depois de escolher o tipo de agente que deseja criar, o utilizador será confrontado com um ecrã de configuração do seu agente. No caso do "Multiple Tactic Agent", essa configuração inclui: Nos casos dos "Adaptive Behaviour Agent" e "Enhanced Adaptive Behaviour Agent", acrescem os parâmetros relativos à aprendizagem, para cada dimensão de negociação.
Depois de criar o agente, o utilizador pode gerir de imediato a sua operação, no ecrã que se segue.

2.2 - Operação de um Agente

Depois de criar um agente, o utilizador pode gerir a sua operação. Para isso, deve seleccioná-lo a partir do botão . Depois de fazer login com o nome do seu agente, o utilizador é confrontado com um ecrã que disponibiliza as opções possíveis: Após ser criado, o agente deve ser activado de modo a iniciar o processo de busca de parceiros de negociação. Ele permanecerá activo até que o utilizador o desactive. O agente irá proceder a negociações enquanto não atingir o seu objectivo (compra ou venda de um determinado produto) e enquanto não atingir o seu tempo limite.
A opção "Check agent" permite visualizar as negociações levadas a cabo pelo agente, atravé de uma applet.
A opção "Agent performance" permite verificar o desempenho do agente nos vários episódios do seu tempo de vida. A informação relativa às utilidades obtidas nos acordos efectuados e à percentagem de acordos obtidos no total de episódios é visualizada em duas applets distintas.

2.3 - Listagem de Agentes

Os agentes criados pela utilização da interface do SMACE podem ser listados atravé do botão , disponível no ecrã inicial.
A informação visualizada, relativa a cada agente criado, consiste no seu nome, intenção, descrição do objecto de negociação, actividade (activo/desactivo) e estado (anunciado no mercado ou não.

2.4 - Sincronizações

Para fins de testes do desempenho de agentes, nomeadamente daqueles que incluem aprendizagem, o sistema SMACE inclui a possibilidade de definição de sincronizações, que permitem a execução automática de vários episódios para um conjunto de agentes. Esta facilidade encontra-se disponível a partir do botão .
2.4.1 - Criação de Sincronizações
Uma sincronização pode ser criada a partir do botão , disponível no ecrã de sincronizações.
Surgirá um ecrã onde se atribui um nome à sincronização e uma palavra-chave.
Depois de criar a sincronização, o utilizador pode configurá-la de imediato, no ecrã que se segue.
2.4.2 - Configuração de uma Sincronização
Depois de criada, uma sincronização deve ser configurada. Para isso, o utilizador selecciona-a a partir do botão . Depois de fazer login com o nome da sincronização, o utilizador é confrontado com um ecrã de configuração da mesma, onde pode: Os agentes passíveis de incluir na sincronização são listados numa , que inclui todos os agentes activos que ainda não estão incluidos em nenhuma sincronização.
De modo a possibilitar algum dinamismo nos cenários a testar, em cada episódio cada agente será activado aleatóriamente entre os tempos mínimo e máximo de activação, que se referem ao tempo de duração (usado para fixar sucessivamente o tempo limite, no início de cada episódio). Por exemplo, um agente com uma duração de 5 minutos e com um tempo de activação de 20-60% será activado entre os minutos 1 e 3, contados a partir do início do episódio.