Programa de Mentores do MIEM

O Programa de Mentores do NEEM FEUP tem como objetivo ajudar na integração dos alunos que iniciam o primeiro ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica e que, naturalmente, têm várias questões acerca do curso, das unidades curriculares, das instalações da FEUP e da vida académica.

Este programa foi realizado pela primeira vez no ano letivo 2016/2017 e tem sido repetido todos os anos. Os novos alunos do MIEM conhecem os seus mentores no primeiro dia na FEUP, tendo desde aí alguém com quem contar nos primeiros tempos da universidade. São ainda dinamizadas algumas atividades ao longo do ano para promover o contacto entre mentores e mentorandos.

      Papel de um mentor

O papel do mentor passa por orientar os novos estudantes, aconselhar estratégias de estudo, e ajudar os novos estudantes relativamente aos vários aspetos que distinguem a universidade do ensino secundário. Assim, ser mentor permite ajudar novos estudantes que ingressaram na universidade com dúvidas e inseguranças, através da partilha de experiências, entreajuda e integração no ambiente académico.

      Testemunhos

“O primeiro dia na FEUP é marcado pelo “bombardeamento de informação”, sentimentos de entusiasmo, desamparo e ansiedade. É impossível absorver todas as importantes indicações dadas nas palestras, a visita pelas instalações foi rápida e apenas serviu para ter uma pequena noção da planta, foi-se falando com algumas pessoas mas ainda nada é estável.
O programa de mentores, para mim, foi uma maneira de apaziguar algumas preocupações. Conheci logo no primeiro dia outros estudantes que pertenciam à mesma turma que eu, e alunos mais velhos com quem podia tirar dúvidas sobre assuntos que não foram abordados nas palestras ou que não ficaram bem assentes.  Para além disso, ao longo do ano senti sempre a segurança de ter disponível alguém que me pudesse ajudar a inscrever-me nas turmas do segundo semestre, arranjar livros etc.
Desta forma, parece-me que programas de mentoria como estão a cumprir um serviço cívico indispensável para os alunos mais novos.”
Ana Dantas, aluna de 1º ano (mentoranda em 2018/19)

“Depois de um ano de experiência a ser mentoranda, senti que ficou aquele “bichinho” de poder ser eu a contribuir para uma melhor chegada e uma melhor adaptação dos novos alunos à nossa faculdade, tal como os meus mentores fizeram comigo… Hoje, depois de quase um ano a ser mentora, percebo que este programa é muito mais do que participar no processo de integração dos novos estudantes: é fazer amizades que nos irão acompanhar sempre, é fazer com que também eles se sintam inspirados a ajudar os próximos alunos, é fazer com que esta cadeia, esta rede continue sempre a aumentar… Porque ontem precisamos nós, hoje precisam eles e amanhã, certamente, precisarão outros.”
Catarina Mourato, aluna de 2º ano (mentora em 2018/19)

“A entrada na universidade é um momento marcante para todos os estudantes e inicialmente desafiante. O programa de mentores foi fundamental na minha integração na FEUP. Permitiu o primeiro contacto com alguns dos colegas do 1ºano, o contacto com os mentores mais velhos e uma pequena visita pelas instalações da faculdade. A partir dos mentores conheci alguns aspetos da vida universitária e dicas para esta ser aproveitada da melhor forma. Esta entreajuda entre os estudantes mais novos como eu e os estudantes mais velhos é, para mim, uma excelente maneira de facilitar a entrada na universidade, criando-se amizades e momentos para a vida. É bom saber que os próximos estudantes que aqui entrarem vão ter acesso à mesma experiência.”
Lúcia Beatriz Pereira, aluna de 1º ano (mentoranda em 2018/19)

“Este projeto é uma ótima oportunidade pois faz-nos refletir e identificar as nossas próprias dificuldades nos outros ao chegar ao ensino superior. Proporciona e promove um bom ambiente e relação entre os estudantes.
Considero que ser mentor nos faz desenvolver o nosso sentido de responsabilidade e acima de tudo ajuda quem mais precisa. Somos, portanto, vectores para uma boa integração.”
Sérgio Oliveira, aluno de 2º ano (mentor em 2018/19)

“Entrei neste programa ceticamente, assim como muitos outros. Tive as minhas dúvidas sobre se a minha posição como mentor faria algum sentido e apesar de não me ver como o melhor dos exemplos, decidi tentar. A verdade é que, sendo, ou não, um exemplo, tendo outrora experienciado o desconhecimento, a dúvida, a incerteza e o medo dos primeiros dias como aluno do ensino superior, é-se mais do que qualificado para o cargo. Ser mentor não é (só) ser um exemplo, é ser-se um ponto de contacto e de auxílio essencial nos primeiros dias.
Já fomos inocentes. Já usufruímos da ajuda que nos foi disponibilizada. Aprendemos com isso. É a nossa vez de contribuir.”
Vasco Dias, aluno de 5º ano (mentor em 2018/19)

      Professor Responsável pelo Programa de Mentores

      Prof. Doutora Teresa Duarte

      E-mail: tpd@fe.up.pt

      Gabinete: L107