ConnectinGears 2019

Com o propósito de aproximar as empresas dos estudantes de Engenharia Mecânica, o NEEM FEUP organiza o ConnectinGears, uma feira de emprego e estágios com foco exclusivo na área da Engenharia Mecânica. As empresas presentes poderão contactar, de forma privilegiada, com os estudantes ainda em formação, para poderem apresentar-lhes propostas de:

  • Estágio Curricular
  • Estágio de Verão
  • Dissertação em ambiente empresarial
  • Emprego

A principal novidade em relação às edições anteriores será o local do evento. O ConnectinGears 2019 será no corredor principal da FEUP, onde passam diariamente milhares de estudantes, permitindo uma exposição a todo o universo FEUP. Mantendo as iniciativas que garantiram o sucesso das edições anteriores, o ConnectinGears 2019 reafirma a forte aposta na formação dos estudantes, através da realização de sessões vocacionadas para o desenvolvimento das suas soft skills, dotando-os das ferramentas exigidas pelas necessidades presentes e futuras do mercado de trabalho.

Horário do ConnectinGears 2019

10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
Quarta, 10 de abril
Quarta, 10 de abril
Comunicação com Impacto
10:30 - 12:30
Orador
Norberto Amaral
Local
B032 (FEUP)
Tipo
Palestra

Comunicação com Impacto A comunicação oral em público é fundamental para o sucesso dos engenheiros: em apresentações, na divulgação de novas ideias e conceitos e até na simples partilha de informação. No entanto, apesar da sua enorme importância, poucos se preparam com afinco e intenção. Nesta sessão serão partilhadas as principais características das apresentações de sucesso segundo os cinco pilares - mensagem, estrutura, visão, sentimento e desempenho, - e que comportamentos devemos evitar e adotar. No final estarás mais alerta e bem preparado para a realização de apresentações com grande impacto no público! Norberto Amaral é Managing Partner na Cultiv, empresa de consultoria de comunicação, criatividade e inovação, organização de eventos e desenho de espaços de trabalho. Lidera e organiza o TEDxPorto, o maior evento TEDx em Portugal e um dos maiores do mundo, que traz a um palco do Porto algumas das melhores ideias da cidade e de todo o mundo. É Toastmaster desde 2011. Foi já presidente e vice-presidente de educação de um clube, diretor de área e diretor de divisão e recentemente atingiu o grau de Distinguished Toastmaster, a distinção máxima desta organização.

Pitch
14:15 - 16:00
Local
L119 - Sala Prof. Vasco Sá (FEUP)
Tipo
Pitch

No ConnectinGears, no dia 10 de abril, terás a oportunidade de mostrar o que te faz destacar dos restantes estudantes e conquistar empresas com o teu pitch!

Percurso de sucesso
Orador
Eng. Ângelo Ramalho
Local
L119 - Sala Prof. Vasco Sá (L119)
Tipo
Palestra

Ângelo Ramalho, de 55 anos, é licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto e concluiu o Programa de Alta Direção de Empresas da AESE Business School. Com mais de 25 anos de experiência no setor energético, passou por empresas como a Shell Portugal (1991-95), a Gás de Portugal (1999-2005) ou a Galp Energia (2005-06). Entre outras funções, foi Administrador Delegado das empresas de distribuição de Gás Natural, Lusitaniagás e Lisboagás, Administrador Executivo da Galp Power e Diretor Geral do GPL da Galp Energia. Desempenhou ainda funções de Administrativo não-executivo da Portgás, Setgás, Galp Açores e Galp Madeira. Em dezembro de 2006, assumiu as funções de Presidente do Conselho de Administração e Diretor de Global Power Sales da Alstom Portugal. Desde outubro de 2015 que é o CEO da EFACEC, a maior empresa portuguesa do setor elétrico e eletromecânico. Acredita que a energia das suas pessoas é o fator crítico de sucesso na concretização dos projetos que lidera. Quando não se encontra a liderar transformações, gosta de se dedicar à vela, à corrida e ao modelismo. Atividades onde o trabalho em equipa, a resiliência e o foco são fundamentais

Quinta, 11 de abril
Quinta, 11 de abril
Simulação de entrevistas de emprego
10:00 - 11:30
Local
L117
Tipo
Simulação
Empresas participantes
Michael Page

O NEEM FEUP, em parceria com a Michael Page, dar-te-á a possibilidade de realizar uma Simulação de Entrevista de emprego com consultores desta prestigiada empresa de recrutamento. A atividade decorrerá ao longo da manhã de dia 11 de Abril, sendo que cada entrevista individual terá uma duração de 10 minutos. Não te esqueças de trazer o teu CV impresso para a entrevista! Poderás inscrever-te na simulação das entrevistas no dia 6 de Abril a partir das 10:00, num link que será partilhado no evento do facebook. Está atento, as vagas são limitadas!

Bosch: Mechanical Engineering challenges in eletronics devolopment
Local
Coffee Lounge (FEUP)
Tipo
Palestra
Empresas participantes
Bosch

Avaliação de CV
14:00 - 17:00
Local
Edifício B (FEUP)
Tipo
Banca
Empresas participantes
Michael Page

A Michael Page também estará presente no edifício B, numa banca destinada à avaliação de CV. Não é necessário qualquer tipo de inscrição, basta deslocares-te à banca desta empresa para obteres aconselhamento especializado para o teu CV.

ZF: Passive Safety Systems
Local
Coffee Lounge (FEUP)
Tipo
Palestra
Empresas participantes
ZF

SLM: Performing Solutions
Local
Coffee Lounge (FEUP)
Tipo
Palestra
Empresas participantes
Schmidt Light Metal

      10 de abril

O primeiro dia do evento será dedicado ao desenvolvimento de soft skills. Para além de duas palestras neste âmbito, a grande novidade desta edição será a realização de uma sessão de Pitch, durante a tarde. Nesta iniciativa poderão participar 20 estudantes, que irão dispor de 2 minutos para fazer uma apresentação pessoal perante os representantes das empresas participantes nesta atividade. As empresas terão acesso aos respetivos currículos impressos, podendo, assim, conhecer alunos e captar novos talentos

      11 de abril

O segundo dia, 11 de abril, será o dia da feira de emprego propriamente dita, onde para além da habitual banca de networking atribuída a cada empresa, haverá também a possibilidade da empresa se dar a conhecer aos estudantes em palestras de 30 minutos (mais 15 para questões).

      Testemunhos

“O ConnectinGears permitiu-me estar na linha da frente do recrutamento de um gigante de engenharia, líder mundial numa indústria de futuro – o vento. Foi lá que o contacto se iniciou, curiosamente mesmo antes da empresa ter anunciado publicamente o início desta atividade em Portugal.”
Miguel Godinho, Ex-aluno

“Desde que ingressei no ensino superior as oportunidades de carreira são uma preocupação que tenho para o meu futuro. A preocupação do NEEM FEUP para com pessoas como eu, organizando todos os anos o ConnectinGears, permitiu-me no ano passado contactar com uma organização reconhecida mundialmente, o Grupo Bosch, acabando por ser decisivo para agarrar a oportunidade de estágio de 3 meses na mesma.”
Rui Magalhães, Estudante do 4º ano

    Edições anteriores

Em 2017 existiam stands onde as empresas presentes podiam ter um contacto mais próximo com os estudantes. Decorreram ainda palestras com o objetivo de estas empresas darem a conhecer as suas áreas de atividade e projetos, bem como apresentar possíveis ofertas de recrutamento.
Em 2018, o evento evoluiu para dois dias, dado o sucesso da edição anterior. Ao longo destes dois dias foram ainda realizadas simulações de entrevistas.