Especializações

Dada a ampla rede de conhecimentos de um engenheiro mecânico, o MIEM oferece 5 especializações para mestrado, de forma a possibilitar uma formação mais específica.

 

 

Automação

A automação é uma área muito prática e que tem influência direta na conceção e desenvolvimento de máquinas, bem como na procura das melhores soluções para o funcionamento destas.

É importante, não só que uma máquina seja eficiente mas, que todas as máquinas envolvidas num processo funcionem de forma mais coordenada possível, de modo que se perca o mínimo de tempo e não se desperdice nada.

De certeza que já viste vídeos ou fotos daquelas fábricas cheias de robôs, todos a funcionar ao mesmo tempo, que produzem paletes de produtos sem parar. Isso é automação!

 

 


 

Energia Térmica

Energia Térmica traduz-se em transferência de energia através de calor, radiação ou condensação, tudo o que envolva temperatura.

Dentro da especialização, existe a área de climatização, onde verás o funcionamento do ar condicionado, realizarás balanços energéticos de salas, edifícios, etc.

Recorrendo a simulação de escoamentos e transferência de energia, saberás como funciona um motor de um carro, como são dimensionadas as condutas de água (que te permitem tomar banho em casa!), ou até projetar aviões modelo dentro de túneis de vento.

Também podes dar asas à tua imaginação, no estudo e desenvolvimento de energias renováveis, e ajudar a salvar o mundo.

 

 

 


 

Gestão da Produção

A especialização de Gestão de Produção é o acesso a uma visão muito mais global do mundo empresarial.

Esta não deve ser confundida com a Gestão (per si) porque os problemas do complexo mundo industrial só podem ser realmente identificados e resolvidos por alguém com uma sensibilidade “afiada” pela formação base de engenharia. Desta forma, a passagem prévia por Engenharia Mecânica não só é uma mais-valia, como pode ser de facto determinante.

Por fim, esta área permite o acesso às mais variadas indústrias, nos mais variados setores (secção de qualidade, manutenção, produção, etc.)  o que torna o futuro tão surpreendente quanto desafiante.

 

 


 

Projeto e Construção Mecânica

Estás a ver as rodas dentadas que entram nas máquinas (e nos carros)? Em Projeto e Construção Mecânica desenha-se esse tipo de componentes, idealiza-se como algo deve funcionar e procura-se garantir que funcione. É estudada a forma como deve funcionar e em que condições e, no limite, inventa-se algo novo. Essa é a parte de Projeto.

A parte de Construção relaciona-se com estruturas, ou seja, pavilhões, pontes, gruas e etc. Contudo, de forma a distinguir de engenharia civil, procura-se incidir no estudo das estruturas de objetos em movimento, como automóveis e bicicletas.

Esta especialização é muito relacionada com o início do desenvolvimento de produto, por isso, muito do trabalho desenvolvido é de investigação.

 

 


 

Produção, Conceção e Fabrico

O mestrado em Produção, Conceção e Fabrico permite a especialização na parte industrial do curso. Irás aprender ferramentas que poderás utilizar em qualquer fase do processo de fabrico de um dado produto, sendo que aprenderás como levá-lo desde a sua conceção até ao seu fabrico.

Aqui saberás mais sobre técnicas de desenvolvimento do produto, assim como escolher quais os materiais e processos de fabrico que devem ser selecionados para o teu produto. Além disso, podes aprender sobre como melhorar a eficiência do processo produtivo.

Tens, ainda a possibilidade de visitar indústrias, para saber como funcionam, e como se contextualizam os conhecimentos que adquiriste, e conseguir perceber melhor o que realmente estarás a fazer no teu futuro profissional.