Dada a ampla rede de conhecimentos de um engenheiro mecânico, o MIEM oferece 5 especializações para mestrado, de forma a possibilitar uma formação mais específica.
Automação
A automação é uma área muito prática e que tem influência direta na conceção e desenvolvimento de máquinas, bem como na procura das melhores soluções para o funcionamento destas.
Cabe a um engenheiro da área de automação a programação de máquinas automáticas e a realização do controlo de processos industriais. É importante, não só que uma máquina seja eficiente mas, que todas as máquinas envolvidas num processo funcionem de forma mais coordenada possível, de modo que se perca o mínimo de tempo.
De certeza que já viste vídeos ou fotos de fábricas cheias de robôs, todos a funcionar ao mesmo tempo, que produzem paletes de produtos sem parar. Isso é automação!
Energia Térmica
Energia Térmica traduz-se em transferência de energia através de calor, radiação ou condensação, tudo o que envolva temperatura.
Dentro da especialização, existe a área de climatização, onde verás o funcionamento do ar condicionado, realizarás balanços energéticos de salas, edifícios, etc.
Recorrendo a simulação de escoamentos e transferência de energia, saberás como funciona um motor de um carro, como são dimensionadas as condutas de água (que te permitem tomar banho em casa!), ou até projetar aviões modelo dentro de túneis de vento.
Também podes dar asas à tua imaginação, no estudo e desenvolvimento de energias renováveis, e ajudar a salvar o mundo.
Gestão da Produção
A especialização em Gestão de Produção é o acesso a uma visão muito mais global do mundo empresarial.
Esta não deve ser confundida com a Gestão (per si) porque os problemas do complexo mundo industrial só podem ser realmente identificados e resolvidos por alguém com uma sensibilidade “afiada” pela formação base de engenharia. Desta forma, a passagem prévia por Engenharia Mecânica não só é uma mais-valia, como pode ser de facto determinante.
Vais aprofundar os teus conhecimentos em áreas como Logística, Investigação Operacional, Gestão da Qualidade, Gestão da Produção, Gestão da Manutenção, etc e irás perceber que um Engenheiro Mecânico com uma especialização em Gestão da Produção pode trabalhar em qualquer setor do mundo empresarial, o que torna o futuro tão surpreendente como desafiante.
Projeto e Construção Mecânica
Desde pequenas engrenagens a grandes pavilhões industriais, um engenheiro mecânico especializado na área de projeto e construção mecânica está apto para desenhar e analisar tudo isto e muito mais! Assim, em suma, esta área foca-se no design e estudo de máquinas e estruturas e seus componentes.
Neste ramo desenvolverás a capacidade para prever como um componente irá comportar-se quando esteja solicitado e mesmo prever quando vai ceder e partir! Com este conhecimento poderás melhorar o design de componentes ou mecanismos existentes ou mesmo criar outros novos de raiz que possam responder da melhor forma às solicitações previstas.
Para além de aprenderes como prever o comportamento de peças através de cálculos analíticos, terás também a oportunidade de desenvolver um programa que preveja esse comportamento automaticamente. Este conhecimento permitir-te-á dominar qualquer programa de modelação numérica comercial, cujos resultados poderás posteriormente comparar com resultados experimentais obtidos através de diversas técnicas de análise que aprenderás neste ramo!
Produção, Conceção e Fabrico
Todo o produto tem um porquê de existir, mas entre o desenho e o protótipo final existe uma série de etapas fundamentais à sua existência - desde a seleção de materiais e processos de fabrico ao redesenho da estrutura para otimizar a eficiência da sua conceção.
Esta é uma vertente bastante prática da Engenharia Mecânica, que lida com problemas concretos do tecido industrial. Nesse sentido, durante as aulas são apresentadas diversas ferramentas digitais quer de modelação 3D, quer de simulação.
O contacto próximo com diversos ramos industriais é providenciado através de trabalhos práticos e visitas de estudo. O mestrado de Produção, Conceção e Fabrico procura explorar o carácter criativo e pragmático, preparando simultaneamente o salto para a carreira profissional.