Timings típicos

Setembro/Atribuição: O grosso dos alunos terá o tema da sua dissertação atribuída no início do primeiro semestre de modo a que possam começar a trabalhar o mais próximo possível do início do semestre. Este processo é gerido no sigarra e é suposto primeiro os docentes e as empresas colocarem propostas e depois os alunos escolherem as propostas que lhes interessam. Este processo não é completamente fechado e o ideal é que a proposta e a escolha do aluno sejam combinadas antes do arranque deste processo. Assim evitamos incertezas na atribuição e promovemos uma escolha mais consciente de ambas as partes.

1S/Preparação: Os alunos dos ramos de Automação e TEC têm Preparação de Dissertação no primeiro semestre, enquanto os de Energia não têm Preparação de Dissertação. Em Preparação preparas o estado da arte, esboças a solução a desenvolver, e indicas a metodologia de avaliação.

2S/Dissertação: No segundo semestre irás implementar a solução e avaliá-la, e irás também escrever a tese.

Maio/Atualização de dados: É necessário atualizar os dados das dissertações (incluindo mudanças de título e verificação de língua do documento) e verificar quem não está em condições de entregar e defender no período indicado no site da dissertação. Quem estiver com um bom ritmo de trabalho não deverá ter dificuldade em escrever um parágrafo sobre a sua dissertação que seja diferente do resumo da proposta. Quem não estiver em condições de entregar e defender deverá discutir estas duas opções com o seu orientador: fazer um pedido de adiamento (ver abaixo) ou reinscrever-se a Dissertação (ver abaixo)

Junho/Entrega: Depois do trabalho realizado, deves submeter uma versão provisória da tese para avaliação pelo Júri das provas antes do prazo estabelecido, tipicamente em fins de Junho. Juntamente com a versão provisória da tese deves escrever e submeter um artigo de duas páginas que sumaria o teu trabalho.

Julho/Provas: Depois do trabalho realizado e submetida a versão provisória da tese, irão decorrer as provas de avaliação pelo Júri escolhido. Depois da realização das provas e efetuadas eventuais correções, deverás entregar a versão definitiva.

Outros casos:

* 1S/Dissertação (novas propostas): Os alunos com disciplinas atrasadas podem realizar Dissertação no primeiro semestre, realizando as provas em Fevereiro. Neste caso não haverá um processo de escolha de dissertação como acontece para a realização da Dissertação no segundo semestre. A iniciativa deverá ser dos alunos, que deverão contactar diretamente os professores. Se houver um contacto prévio com uma empresa o aluno deverá também contactar um professor para ser o orientador formal da tese na FEUP. O orientador deverá submeter uma proposta no Sigarra com título, resumo, e identificação do aluno em “Cursos->MIEEC->Administração->Projectos/…”, escolhendo a entrada de dissertação do ano correspondente e do 1S, e criando Nova Proposta”.

* 1S/Dissertação (PDI no 2S anterior): Os alunos que realizaram PDI no 2S e pretendem realizar Dissertação no 1S seguinte terão as suas propostas de projeto atualizadas automaticamente para Dissertação.

* Reinscrição / continuação do semestre anterior: Os alunos que não conseguiram entregar a tese no semestre anterior devem reinscrever-se a Dissertação. Se pretenderem continuar a trabalhar no mesmo tema com o mesmo orientador devem pedir ao orientador para que este notifique por mail a secretaria para importar o processo sigarra do semestre anterior.

* Adiamentos: Uma autorização especial do Diretor do Curso pode permitir que a prova possa ser adiada – para Março (1S) ou Setembro (2S). Este pedido deverá ser por mail e dentro do prazo estipulado; não serão aceites pedidos após a data limite. Estes pedidos só serão autorizadas em casos verdadeiramente excepcionais nos quais raramente se inclui “o trabalho correu mal” ou “eu não tive tanta disponibilidade como gostaria de ter tido para este trabalho.”