A IMPORTÂNCIA DE UMA PRESENÇA NA INTERNET


Cada vez mais, os consumidores esperam das empresas uma presença na Internet, particularmente na Web, ou seja, esperam que as empresas disponibilizem um local onde possam obter informações, efectuar perguntas, obter apoio. Esta situação, válida inicialmente sobretudo para os mercados de hardware e software, é cada vez mais comum também em outras áreas de negócio.
Poucos negócios conseguem oferecer acesso aos seus produtos e serviços 24 horas por dia. Usando a Internet, os clientes poderão ter acesso a esses produtos, requerer informação sobre eles, ou contactar a empresa fornecedora a qualquer momento. Ou seja, «o sol nunca se põe» na Internet.

Além desta eliminação das restrições temporais, existe também, com a Internet, uma eliminação das restrições geográficas. O acesso é instantâneo independentemente do local do mundo onde o cliente se encontra: por outras palavras, um «negócio sem fronteiras».
Uma presença na Web permite que o consumidor possa obter informação adicional sobre o produto, constantemente actualizada, e de modo praticamente gratuito.

Ao mesmo tempo, deve ser possibilitado um contacto por e-mail, para que clientes e potenciais clientes possam contactar a empresa e obter uma resposta num espaço de tempo relativamente curto. Barato para o cliente, o contacto por e-mail é também mais barato para a empresa do que o telefone ou o correio normal. Também, para situações em que uma mesma questão é comum a vários clientes (as chamadas FAQ - Frequently Asked Questions), pode ser criado um template a ser enviado, quase se automatizando o processo, com a consequente diminuição de custos.

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