User Tools

Site Tools


researp:rdaportugal:note2rdapt

Workshop RDA Iberia, Nota sobre RDA

Cristina Ribeiro, 2017-03-30

A Research Data Alliance é uma organização internacional com atividade a nível global e uma presença forte da Europa, na chamada RDA-Europe.

The Research Data Alliance (RDA) was launched as a community-driven organization in 2013 by the European Commission, the United States Government's National Science Foundation and National Institute of Standards and Technology, and the Australian Government’s Department of Innovation with the goal of building the social and technical infrastructure to enable open sharing of data.
With more than to 5100 members from 122 countries (March 2017), RDA provides a neutral space where its members can come together through focused global Working and Interest Groups to develop and adopt infrastructure that promotes data-sharing and data-driven research, and accelerate the growth of a cohesive data community that integrates contributors across domain, research, national, geographical and generational boundaries.

https://www.rd-alliance.org/about-rda/who-rda.html

A RDA- Europe tem sido financiada por projetos; está neste momento a ser suportada pelo 3º projeto de uma cadeia (ver lista de projetos e parceiros em anexo).

A estrutura de governo da RDA inclui o RDA Council, orgão estratégico com 9 personalidades de várias áreas, com 2 chair— 1 US (Fran Berman) e 1 EU (John Wood); o RDA Secretariat para operação e administração; o RDA Technical Advisory Board, orgão técnico que supervisiona e revê os RDA Working and Interest Groups e mantém o RDA Technical Roadmap tendo um co-chair do TAB assento de observador no RDA Council; o Organisational Advisory Board com representantes dos Organisational Members é consultor do RDA Council tendo um dos co-chair assento de observador no RDA Council.

A estrutura da RDA é fortemente bottom-up: as atividades são propostas e conduzidas pelos membros, nos Grupos de Interesse e Grupos de Trabalho. O diagrama da organização, significativamente, tem estes grupos no topo.
Estrutura da RDA https://www.rd-alliance.org/system/files/rda%20structure.png

Os membros da RDA são indivíduos e grupos, com regras bem estabelecidas. Além de mais de 5100 membros individuais, a RDA tem neste momento 43 membros organizacionais e 8 membros afiliados.
https://www.rd-alliance.org/sites/default/files/attachment/RDA_Organisation_Structure.pdf

Os Grupos de Interesse e Grupos de Trabalho são a grande máquina da RDA. Estão neste momento registados 30 Grupos de Trabalho e 52 Grupos de Interesse. Os Grupos de Trabalho têm tarefas concretas atribuídas, um plano e calendário para as executar, os Grupos de Interesse agrupam membros para a discussão de temas em aberto. Observamos na RDA uma participação muito alargada em perfis, que vão dos investigadores de muitos domínios, trabalhando tanto em temas disciplinares como nos inter-disciplinares, responsáveis políticos e gestores, diretores de centros de investigação, bibliotecários e arquivistas.


A RDA e os grupos regionais

Recentemente surgiu na página da RDA uma secção “National Groups”. Não há muito informação sobre estes grupos, que são talvez uma iniciativa em fase experimental. Parecem ser uma boa forma de dar visibilidade a trabalho realizado a nível nacional e também de tornar a RDA mais próxima, nomeadamente pelo uso da língua do país em vez do inglês. Contactei o secretariado da RDA e propus a criação do grupo português. Foi aceite e podem vê-lo na lista dos grupos. Neste momento qualquer pessoa pode fazer parte deste grupo: basta registar-se na RDA (ou seja tornar-se membro individual, é muito simples) e inscrever-se no grupo. https://www.rd-alliance.org/groups/rda-portugal

O workshop RDA Iberia, em que vamos participar no próximo dia 4, apareceu por iniciativa da Eva Méndez, da Universidad Carlos III de Madrid, aproveitando o 9º Plenário do RDA em Barcelona. A Eva propõe a criação de um grupo RDA Iberia, para dinamizarmos a RDA nos dois países. Aceitei organizar o workshop com a Eva porque me pareceu este um bom momento para discutir o interesse de tudo isto: dos grupos nacionais, dos grupos regionais (já existe Alemanha-Áustria e Sudeste da Europa) e da própria ideia dos grupos regionais.


RDA em Portugal?

A pergunta que se coloca neste momento é: para que serve e como se equilibra o custo-benefício num grupo regional (evitando para já a discussão sobre a que nível se coordena, simplificando para RDA-Portugal).

Quais são os previsíveis custos de manter um grupo:

  1. Requer atividades de divulgação de eventos, resultados, projetos em língua portuguesa;
  2. Implica esforço de diferenciação de conteúdos, dado o pouco interesse da simples tradução de anúncios e notícias;
  3. Cria novas tarefas para uma comunidade pequena com muitas frentes de trabalho abertas.

Quais são as possíveis vantagens de manter um grupo:

  1. Fornece uma montra de divulgação do made in Portugal numa organização ampla como a RDA (aqui a língua pode criar barreira);
  2. Aumenta a sensibilidade para o made in Portugal no grupo RDA e cria oportunidades para parcerias e para o uso de resultados nacionais no destaque internacional;
  3. Ajuda a manter uma agenda de tarefas de gestão e partilha de dados de investigação, com respetivas prioridades.

Dinamizar a RDA em Portugal

Podemos identificar ações concretas a desenvolver para fazer aparecer a RDA em Portugal, e para fazer chegar projetos portugueses à RDA.

Os Grupos de Trabalho e Grupos de Interesse são o grande ativo da RDA. A nível nacional há várias ações que se podem empreender a curto (C, 1 ano) e médio (M, 3 anos) prazo.

  1. (C) Mapear as áreas cobertas pela RDA nos projetos, grupos de investigação e iniciativas em curso em Portugal;
  2. (C) Identificar projetos em curso que possam contribuir com casos e experiências para a RDA (como incentivar?);
  3. (M) Identificar disciplinas com trabalho afim ao dos grupos da RDA e promover a sua ligação;
  4. (M) Analisar as recomendações e resultados da RDA e testar a sua aplicação na realidade nacional, por áreas;
  5. (M) Incluir as recomendações e resultados da RDA na “Infraestrutura de Acesso e Preservação” que está a ser proposta pelo GT-PNCA.

Discussão sobre RDA Iberia

Em primeiro lugar a RDA Iberia levanta algumas questões de representação da comunidade portuguesa, dada a desproporção do tamanho das comunidades. Mas esta desproporção funciona em ambos os sentidos. Se por um lado a comunidade portuguesa pode “desaparecer” frente à espanhola, por outro a dimensão ibérica fornece oportunidades de representação a que de outra forma não teríamos acesso.

A parceria na RDA Iberia pode ver-se a 2 níveis. O primeiro vem na linha das ações listadas acima e que se baseiam na participação e expansão da estrutura de grupos RDA existentes. Aqui colocam-se as mesmas questões de custo-benefício colocadas acima. O segunda tem a ver com a estrutura da RDA-Europa e o seu suporte em projetos europeus. A Espanha tem estado no consórcio destes projetos, através do Barcelona Supercomputing Center (BSC, hospedeiro do plenário). A possibilidade de Portugal ter uma presença mais ativa nos financiamentos do RDA parece remota, mas o RD Iberia já tem dimensão (e historial prévio) para estar no consórcio.

Um outro aspeto em que a discussão do RDA Iberia se mostra interessante é nas suas possibilidades de expansão para a América Latina. O Português e o Espanhol são línguas com comunidades muito fortes e a RDA é mundial. A RDA Iberia pode ser uma experiência a expandir para este universo.


ANEXO

RDA Europe PROJECTS

RDA Europe From 2015-09-01 to 2018-02-28, ongoing project
Project ID: 653194
Funded under: H2020-EU.1.4.1.3. - Development, deployment and operation of ICT-based e-infrastructures
Research Data Alliance - Europe 3
http://cordis.europa.eu/project/rcn/194834_en.html

RDA Europe From 2014-10-01 to 2016-03-31, closed project
Project ID: 632756
Funded under: FP7-INFRASTRUCTURES
RDA Europe – the European plug-in to the global Research Data Alliance (RDA)
http://cordis.europa.eu/project/rcn/191517_en.html

RDA Europe From 2012-09-01 to 2014-12-31, closed project
Project ID: 312424
Funded under: FP7-INFRASTRUCTURES
Research Data Alliance Europe
http://cordis.europa.eu/project/rcn/105188_en.html

RDA Europe PARTNERS

RDA 1 (13 partners)
CSC-TIETEEN TIETOTEKNIIKAN KESKUS OY FIN (coord)
MAX PLANCK GER
BARCELONA SUPERCOMPUTING CENTER ES
CNRS FR
ATHENA RESEARCH AND INNOVATION CENTER IN INFORMATION COMMUNICATION & KT GR
CINECA IT
CNR IT
U MAASTRICHT NL
ASSOCIATION OF COMMONWEALTH UNIVERSITIES UK
U EDINBURGH UK
TRUST-IT SERVICES UK
STFC UK
U STRASBOURG FR

RDA 2 (8 partners)
TRUST-IT SERVICES UK (coord)
CSC-TIETEEN TIETOTEKNIIKAN KESKUS OY FIN
MAX PLANCK GER
CNRS FR
ATHENA RESEARCH AND INNOVATION CENTER IN INFORMATION COMMUNICATION & KT GR
CNR IT
ASSOCIATION OF COMMONWEALTH UNIVERSITIES UK
STFC UK

(are out in RDA 2)
BARCELONA SUPERCOMPUTING CENTER ES
CINECA IT
U MAASTRICHT NL
U EDINBURGH UK
U STRASBOURG FR

RDA 3 (12 partners)
MAX PLANCK GER (coord)
TRUST-IT SERVICES UK
CSC-TIETEEN TIETOTEKNIIKAN KESKUS OY FIN
CNRS FR
ATHENA RESEARCH AND INNOVATION CENTER IN INFORMATION COMMUNICATION & KT GR
CNR IT
ASSOCIATION OF COMMONWEALTH UNIVERSITIES UK
STFC UK
+ ROYAL IRISH ACADEMY IR
+ BARCELONA SUPERCOMPUTING CENTER ES
+ CAP DIGITAL FR
+ NATIONAL LIBRARY OF IRELAND IR

researp/rdaportugal/note2rdapt.txt · Last modified: 2021/02/15 21:56 (external edit)