Mesa-Redonda

Raffaella Ocone

Raffaella Ocone

OBE FREng FRSE, Professor

Raffaella Ocone OBE FREng FRSE ocupa a cátedra de Engenharia Química na Universidade Heriot-Watt e é professora visitante na Universidade Ruhr, na Alemanha. Raffaella foi eleita uma das 100 mulheres mais influentes no setor de engenharia em 2019 na lista produzida pela empresa de nomeações para conselhos Inclusive Boards em parceria com o Financial Times. A principal área de pesquisa de Raffaella é a modelagem de sistemas reativos multifásicos com ênfase no desenvolvimento de tecnologias responsáveis na área energética. Ela assumiu a liderança no ensino de ética em engenharia.

Pedro Brandão licenciou-se em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1973, tendo tirado especialização em Química Macromolecular na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e, mais tarde, em Química Têxtil e Polímeros na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Entre 1974 e 1983 foi técnico superior no Instituto dos Têxteis. Após este período e até 1988 foi diretor de produção adjunto na empresa de cabos elétricos F Cunha Barros. De 1988 a 2005, trabalhou como Diretor Técnico na empresa Augusto Guimarães e Irmão. Atualmente, exerce como profissional independente na área da consultoria técnica em plásticos e seus processos de transformação, moldes, sistemas de gestão da qualidade e de auditorias de ISO 9001, dando também formação específica nas áreas mencionadas. Foi ainda formador dos cursos de Ética da Ordem dos Engenheiros até 2016.

Pedro Brandão

Pedro Brandão

Engenheiro

Adélio Mendes

Professor Catedrático

Adélio Mendes concluiu a Licenciatura em Engenharia Química em 1987 pela FEUP, onde realizou e concluiu o doutoramento em 1993 e onde também obteve o Título de Agregado em Engenharia Química em 2006. Atualmente, é Professor Catedrático na FEUP, Investigador Sénior no LEPABE e Sócio fundador e responsável técnico no Paralab, SA. Adicionalmente, coordena no ALiCE (Laboratório Associado em Engenharia Química) uma grande equipa de investigação com foco em diversas áreas desde eletrolisadores a processos de separação baseados em membranas e adsorção. Já publicou também centenas de artigos, orientou mais de 50 teses de doutoramento e mais de 200 dissertações de mestrado.

Maria Pia Ferraz é licenciada em Engenharia Alimentar (ESB-UCP, 1996), possui um doutoramento em Ciências da Engenharia (FEUP, 2000) e agregação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (FEUP, 2023). Atualmente, é professora auxiliar no DEMM-FEUP e investigadora sénior no i3S. É membro da Comissão de Ética da Universidade do Porto e Vice-Presidente da Comissão de Ética da FEUP.

Maria Tavares

Vice-Presidente da Comissão da Ética da FEUP

Joaquim Oliveira

Vice-Presidente do I3Bs

Joaquim Oliveira licenciou-se em Bioquímica pela FCUP, e realizou o mestrado de Engenharia Biomédica na FEUP. Doutorou-se em Ciências e Tecnologias dos Materiais, Engenharia dos tecidos e Materiais Híbridos pela Universidade do Minho. Na mesma universidade habilitou-se em Engenharia dos Tecidos, Medicina Regenerativa e Células Estaminais.

Atualmente é Vice-Presidente do I3Bs e o principal investigador com habilitação no grupo de investigação do I3Bs, focando a sua pesquisa nas Ciências e Tecnologias dos Materiais, Engenharia Celular e projeção de tecidos 3D para aplicação em modelos de cancro in vitro. Neste momento tem mais de 200 artigos publicados com mais de 15000 citações.