Ficha de Disciplina

Disciplina: Sistemas Operativos Distribuídos
Período: 2º Semestre
Ano:
Créditos: 3,5
Departamento: DEEC
Ano Lectivo: 2001/2002
Horas/Semana: T: 3 P: 1
Docentes: José Magalhães Cruz - Professor Auxiliar
Objectivos: Apresentar os conceitos fundamentais relativos à arquitectura e funcionamento de sistemas operativos para ambientes multiprocessador (processadores forte e fracamente interligados) e de sistemas distribuídos genéricos.
Apresentar as vantagens inerentes à distribuição de sistemas, a par dos desafios que se levantam à sua implementação.
Pré-requisitos: Conhecimentos de programação em C ou C++; conhecimentos de utilização de Unix; conhecimentos básicos de sistemas operativos.
Conteúdo: Introdução e generalidades. Comunicação. Sincronização. Processos e processadores. Sistemas de ficheiros. Segurança. O modelo de objectos. Casos particulares.
Bibliografia: Distributed Operating Systems, A. S. Tanenbaum, Prentice-Hall, 1995, ISBN: 0-13-143934-0.
Distributed Systems: Principles and Paradigms, A. S. Tanenbaum, M. van Steen, Prentice-Hall, 2002, ISBN 0-13-088893-1.
Bib Complementar: Tecnologia de Sistemas Distribuídos, J. Alves Marques, P. Guedes, FCA-Editora de Informática, 1998, ISBN: 972-722-128-9.
Distributed Systems: Concepts and Design, 3rd ed., G. Coulouris, J. Dollimore, T. Kindberg, Addison-Wesley, 2001, ISBN: 0-201-61918-0.
Unix Network Programming- Vols. 1 e 2, W. R. Stevens, Prentice-Hall, 1998, ISBN: 0-13-490012-X e 0-13-081081-9
Advanced Programming in the Unix Environment, W. R. Stevens, Prentice-Hall, 1992, ISBN: 0-201-56317-7
Metodologia: As aulas teóricas são de exposição, apresentadas normalmente com recurso a acetatos. A matéria exposta segue de perto a contida nos livros de Tanenbaum. Apontamentos ou artigos sobre as matérias não (devidamente) cobertas pela bibliografia indicada, serão fornecidos ou indicados à medida que for oportuno. A cadência de apresentação da matéria será tal que permita aos alunos adquirirem conhecimentos sólidos dos princípios fundamentais da área de Sistemas Distribuídos. Não se pretende a cobertura total da área (mesmo que tal fosse possível), pelo que ramificações do tema e aplicações específicas serão mencionadas mas não enfatizadas. Sempre que fôr adequado, exemplos que ajudem à compreensão dos tópicos serão apresentados.
As aulas práticas terão duas componentes: uma, de exposição de certos pormenores de implementação e de utilização (com programação) de sistemas distribuídos; outra, de esclarecimento de dúvidas e de discussão de problemas e tópicos que tenham sido sugeridos para estudo extra-aulas.
No período para além das aulas, os alunos serão solicitados a resolver exercícios sugeridos, a aprofundar determinados tópicos e a experimentar e criar aplicações distribuídas simples, utilizando ferramentas disponíveis nos sistemas operativos actuais (e.g. rpcgen) ou do domínio público (e.g. Orbit), para o que utilizarão os recursos informáticos existentes no CICA e no DEEC. Opcionalmente, poderão ainda trabalhar num micro-projecto a especificar. O sistema operativo clássico de referência é o Unix, nas suas variantes Linuxe Digital Unix.
Avaliação:

Será concedida frequência aos alunos regularmente inscritos que não tenham excedido o número limite de faltas e que obtenham um mínimo de 50% numa nota, dita de frequência, que não pode ser melhorada em toda a época de Julho.
A nota de frequência é calculada da seguinte maneira.

- Para todos os alunos:

  • respostas aos problemas e exercícios de programação propostos para serem realizados fora das horas de aulas - max: 2 valores;
  • resultados de dois minitestes (30 minutos de duração, sem consulta de documentação) - max: 3 valores;
  • opinião dos docentes - max: 1 valor.

- Para os alunos que assim o desejarem:

  • resultados do micro-projecto - max: 4 valores;

(Nota: os trabalhos relativos a problemas, exercícios de programação e ao micro-projecto serão realizados pelos alunos em grupos de, tipicamente, 2 elementos e a avaliação é relativa aos grupos.)
Os exames previstos legalmente serão classificados até 14 valores e terão uma duração de 2 horas para os alunos que não trabalharam num micro-projecto; serão classificados até 10 valores e terão uma duração de 1h30 para os alunos que trabalharam num micro-projecto.
Os alunos especiais (trabalhadores-estudantes, militares, etc.) que não possam sujeitar-se à avaliação normal, submeter-se-ão a um exame com componentes escrita (max. 14 valores) e oral e prática (max. 6 valores). Estas componentes terão uma duração de 2 horas e 1hora, respectivamente.
Todas as provas de exame serão efectuadas sem consulta de documentação pessoal.