MEEEC, SIBD, Relatório de Projecto

Estrutura típica do relatório para trabalhos do 1º tipo (projecto de Sistema de Informação baseado em Oracle):

  1. Introdução
    1. Objectivo do trabalho
    2. Metodologias e ferramentas utilizadas
    3. Estrutura do relatório
  2. Requisitos do Sistema de Informação
    Nota: explicar a utilidade do SI; referir genericamente por palavras os requisitos de informação, funcionais e outros (desempenho, humanos, etc.)
  3. Projecto da base de dados
    1. Projecto conceptual da base de dados usando o modelo Entidade-Associação
      Nota: incluir restrições de integridade mesmo que expressas em linguagem natural
    2. Mapeamento para o esquema relacional
      Nota: explicar opções de mapeamento; não esquecer restrições de integridade
    3. Refinamento do esquema com base nas dependências funcionais
      Nota: identificar as DF's aplicáveis, determinar o estado de normalização de todas as relações e, no caso de alguma relação não estar na BCNF, proceder à sua normalização ou justificar a sua manutenção na forma actual
    4. Refinamento do esquema com base noutras restrições de integridade e em considerações de eficiência
  4. Projecto funcional
    1. Contexto do Sistema de Informação
      Nota: apresentar o diagrama de contexto (DFD de nível 0), onde devem aparecer (como fluxos de dados) os "inputs" e "outputs" mais importantes do SI; descrever por palavras os actores e fluxos de dados que aparecem no diagrama.
    2. Partição funcional
      Nota: apresentar o DFD de nível 1, onde devem aparecer as funções/processos principais do SI; descrever por palavras os processos, fluxos de dados e depósitos de dados que aperecem nos DFD's; caso isso se justifique, apresentar DFD's de nível superior a 1.
  5. Projecto detalhado e implementação em SQL
    1. Esquema lógico da BD em SQL
      Nota: apresentar os "scripts" em SQL de criação de domínios, tabelas, restrições sobre tabelas ("check constraints", "primary keys", "foreign keys"), gatilhos ("triggers") para manutenção de restrições de integridade
    2. Esquema externo da BD em SQL
      Nota: apresentar os "scripts" em SQL de criação de vistas (nomeadamente as que correspondem aos "inputs" e "outputs" previamente identificados) , papéis ("roles"), utilizadores, permissões ("grant")
    3. Esquema físico da BD em SQL
      Nota: apresentar os "scripts" em SQL de criação de índices
    4. Procedimentos de consulta e alteração
      Nota: para cada função/processo elementar identificada no projecto funcional, apresentar um "script" com uma sequência de instruções em SQL correspondente a uma execução concreta dessa função (com valores constantes); estes "scripts" podem ser usados para efeito de teste e demonstração do SI; no caso de alterações à base de dados, não esquecer a definição de transacções.
  6. Conclusões
    Nota: auto-avaliação do trabalho desenvolvido; utilização das ferramentas utilizadas; possíveis melhoramentos; etc.
  7. Bibliografia
  8. Apêndices

Para trabalhos de outros tipos seguir uma estrutura adapatada a cada caso.

 


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João Correia Lopes (jlopes AT fe.up.pt).
Last modified: Fri Dec 11 12:06:49 1998