MEEEC, SIBD, Relatório de Projecto
Estrutura típica do relatório para trabalhos do 1º tipo (projecto de Sistema de Informação baseado em Oracle):
- Introdução
- Objectivo do trabalho
- Metodologias e ferramentas utilizadas
- Estrutura do relatório
- Requisitos do Sistema de Informação
Nota: explicar a utilidade do SI; referir genericamente por palavras os requisitos de informação, funcionais e outros (desempenho, humanos, etc.)
- Projecto da base de dados
- Projecto conceptual da base de dados usando o modelo Entidade-Associação
Nota: incluir restrições de integridade mesmo que expressas em linguagem natural
- Mapeamento para o esquema relacional
Nota: explicar opções de mapeamento; não esquecer restrições de integridade
- Refinamento do esquema com base nas dependências funcionais
Nota: identificar as DF's aplicáveis, determinar o estado de normalização de todas as relações e, no caso de alguma relação não estar na BCNF, proceder à sua normalização ou justificar a sua manutenção na forma actual
- Refinamento do esquema com base noutras restrições de integridade e em considerações de eficiência
- Projecto funcional
- Contexto do Sistema de Informação
Nota: apresentar o diagrama de contexto (DFD de nível 0), onde devem aparecer (como fluxos de dados) os "inputs" e "outputs" mais importantes do SI; descrever por palavras os actores e fluxos de dados que aparecem no diagrama.
- Partição funcional
Nota: apresentar o DFD de nível 1, onde devem aparecer as funções/processos principais do SI; descrever por palavras os processos, fluxos de dados e depósitos de dados que aperecem nos DFD's; caso isso se justifique, apresentar DFD's de nível superior a 1.
- Projecto detalhado e implementação em SQL
- Esquema lógico da BD em SQL
Nota: apresentar os "scripts" em SQL de criação de domínios, tabelas, restrições sobre tabelas ("check constraints", "primary keys", "foreign keys"), gatilhos ("triggers") para manutenção de restrições de integridade
- Esquema externo da BD em SQL
Nota: apresentar os "scripts" em SQL de criação de vistas (nomeadamente as que correspondem aos "inputs" e "outputs" previamente identificados) , papéis ("roles"), utilizadores, permissões ("grant")
- Esquema físico da BD em SQL
Nota: apresentar os "scripts" em SQL de criação de índices
- Procedimentos de consulta e alteração
Nota: para cada função/processo elementar identificada no projecto funcional, apresentar um "script" com uma sequência de instruções em SQL correspondente a uma execução concreta dessa função (com valores constantes); estes "scripts" podem ser usados para efeito de teste e demonstração do SI; no caso de alterações à base de dados, não esquecer a definição de transacções.
- Conclusões
Nota: auto-avaliação do trabalho desenvolvido; utilização das ferramentas utilizadas; possíveis melhoramentos; etc.
- Bibliografia
- Apêndices
Para trabalhos de outros tipos seguir uma estrutura adapatada a cada caso.
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João Correia Lopes
(jlopes AT fe.up.pt).
Last modified: Fri Dec 11 12:06:49 1998