FICHA DE DISCIPLINA

Curso Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ano lectivo 1997/98

Nome da disciplina Tópicos Avançados de Bases de Dados

Ano 1

Semestre 2

Escolaridade 3h T

Departamento que lecciona a disciplina DEEC

Docentes Gabriel David; João Correia Lopes

Turmas: teóricas 1

práticas

teórico/práticas

 

OBJECTIVOS

Estudar as tendências actuais de evolução dos sistemas de gestão de bases de dados, em particular os baseados em tecnologia orientada por objectos. Pretende-se que os alunos utilizem efectivamente alguns sistemas, através da realização de trabalhos práticos.

PRÉ-REQUISITOS

Supõem-se conhecimentos prévios em bases de dados relacionais e alguma exposição a linguagens de programação por objectos.

CONTEÚDO

Modelo relacional: vantagens e limitações. Modelos de dados e Sistemas de tipos. Extensões ao modelo relacional. Linguagens de programação de bases de dados.

A linguagem persistente Napier88; funções de ordem superior; tipos de dados abstractos; persistência. Tipos recursivos. Implementação de sistemas persistentes. Construção incremental de aplicações.

Bases de dados orientadas por objectos; objectos complexos; linguagens de BDOO. A norma de BD de objectos ODMG. Estudo de um SGBDOO: o Object Store. Criação de BD; criação e acesso a objectos persistentes; transacções; coleccões, cursores, caminhos e gamas; pesquisa; índices; regras de integridade, associações e membros inversos; gestão de versões. Integração do paradigma orientado por objectos nos sistemas relacionais.

METODOLOGIA DA DISCIPLINA

As aulas serão usadas para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação de exemplos, resolução de pequenos exercícios e sua discussão. Serão adicionalmente propostos trabalhos de média dimensão envolvendo o uso efectivo de sistemas persistentes e de BDOO.

BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA

Jeffrey D. Ullman, Jennifer Widom. A first course in Database Systems. Prentice-Hall, 1997.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

Serge Abiteboul, Richard Hull, Victor Vianu. Foundations of Databases. Addison-Wesley Publishing Company, 1995.

Roderic G. G. Cattell. Object Data Management. Addison-Wesley Publishing Company, Reading MA, 1991.

Roderic G. G. Cattell, Douglas Barry (ed.). The Object Database Standard: ODMG 2.0. Morgan Kaufann Publishers, San Francisco, CA, 1997.

Claude Delobel, Christophe Lecluse, Philippe Richard. Databases: from Relational to Object-Oriented Systems. International Thomson Publishing, 1995.

Setrag Khoshafian. Object Oriented Databases. John Wyley & Sons, New York, 1993.

Object Store User Guide (Release 4). Object Design Inc., Burlington, MA, 1995.

Norman Paton, Richard Cooper, Howard Williams, Philip Trinder. Database Programming Languages. Prentice Hall International, 1996.

Jeffrey Ullman. Principles of Database and Knowledge-Base Systems. Computer Science Press, 1988.

AVALIAÇÃO

Avaliação dos trabalhos práticos: 50%.

Exame: 50% (prova com consulta, com a duração de 2H00 horas).