Versão oficial da ficha de disciplina »

Sigla: LNPD
Ano:
ECTS: 6
Horas/Semana: 3h teóricas
Nº de Turmas: 1 teóricas
Aulas Teóricas: Cristina Ribeiro (MCR); João Correia Lopes (JCL)

Objectivos

Ao completar esta disciplina, o aluno deve ser capaz de:

1. Identificar usos de linguagens de anotação em documentos, em repositórios de dados e em aplicações.
  2. Analisar um documento XML e decidir se está conforme a um modelo.
  3. Distinguir as linguagens normalizadas para domínios de aplicação e os usos ad-hoc da anotação.
  4. Desenhar uma linguagem de anotação para servir de base a um tipo de documentos ou aos dados de uma aplicação.
  5. Avaliar comparativamente soluções baseadas em XML e outras para suporte à troca de informação entre aplicações.
  6. Desenhar folhas de estilo XSL para transformar documentos.
  7. Comparar as linguagens de anotação e outras representações de documentos e de dados do ponto de vista da preservação ao longo das mudanças tecnológicas.
  8. Desenvolver um protótipo de aplicação baseada em XML envolvendo uso de um dialecto, processamento de documentos e interface de utilizador.

Programa

1. Introdução ao XML. Linguagens de anotação. Famílias e aplicações. Informação estruturada e semi-estruturada. Anotação. Categorias de anotação. Linguagens de anotação. A meta-linguagem XML.
  2. Validação de documentos XML — DTD's. Documentos XML bem formados. Documentos XML válidos. Estrutura física de documentos. Entidades. Entidades externas. Entidades paramétricas. Estrutura lógica de documentos. Modelos de documentos. DTD's e seus componentes.
  3. Validação de documentos XML — XML Schemas. Modelos de documentos. XML Schemas. Espaços de nomes (namespaces). Declaração de elementos. Tipos de dados. Atributos. Compositores. Cardinalidade. Exemplos de Schemas.
  4. Navegação em documentos XML. A linguagem XPath. Modelo de dados. Operadores e caracteres especiais. Sintaxe. Eixos de navegação. Predicados e funções. Especificar localizações com XPointer. Pontos e intervalos. Ligações hipertexto com XLink. Links simples e estendidos.
  5. Composição de documentos XML. XML Base. Composição de documentos. XInclude.
  6. Apresentação de documentos XML com CSS. Apresentação de XML com CSS. Autoria de Folhas de Estilos. Modelo de Processamento CSS2. Regras.
  7. Transformações de documentos XML — XSLT. Folha de estilo XSL. Processador de XSLT. Transformação de XML para HTML. Sintaxe e semântica da linguagem XSL. Modelo de processamento. Template Rules. Elementos XSLT. Regras por omissão. Geração de folhas de estilo. Exemplos.
  8. Apresentação de documentos XML com XSL-FO. Processamento de XSL. XSL Formatting Objects (XSL-FO). Apache FOP.
  9. Interrogação de documentos XML. A linguagem XQuery. Modelo de dados e de processamento. Expressões XQuery. Expressões FLWR. Operadores e Funções. Funções. Variáveis. Quantificação universal e existencial. Junções. Selecção, ordenação e agrupamento. Exemplos com o processador Saxon.
  10. Processamento de XML em aplicações. Ler e escrever XML. A interface DOM. Bindings Java. DOM Level 2. JDOM. JAXB. A interface SAX. Bindings Java. StAX. Exemplos de utilização de XML. XML e acesso a dados. Uma aplicação Web com XML, JAXB e DAO.

Bibliografia Principal

Bibliografia Complementar

Métodos de Ensino

Os tempos lectivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados e resolução pelos alunos de exercícios propostos.

Software

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final.

Componentes de Avaliação

A avaliação inclui um exame e três trabalhos práticos a realizar ao longo do semestre.

DescriçãoTipoTempo (horas)Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)Aulas36
Dialecto XML (T1)Trabalho3023/03/2009
Processamento XSLT (T2)Trabalho3027/04/2009
Aplicação baseada em XML (T3)Trabalho501/06/2009
 Estudo14

Obtenção de Frequência

A disciplina tem uma componente de avaliação prática que é o resultado da realização dos trabalhos, com entregas até às respectivas datas-limite e da sua demonstração. São admitidos a exame os alunos com o mínimo de 50% na avaliação prática. A aprovação na disciplina está condicionada à obtenção de 40% no exame.

Observações: Segundo o plano publicado, a apresentação do último trabalho prático será realizada na semana 39 (semana de preparação de exames). As notas de avaliação prática serão afixadas até dia 12 de Junho.

Cálculo da Classificação Final

A nota final será calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalho + 40% Exame, sendo:
Trabalho = 25% T1 + 25% T2 + 50% T3.

Provas e Trabalhos Especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Os trabalhos práticos, realizados durante o semestre de funcionamento da disciplina, são exigidos a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da eventual dispensa de frequência. Os alunos que não frequentam regularmente fazem as entregas dos trabalhos e apresentações nas épocas previstas.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A nota de exame pode ser melhorada em época de recurso. Os trabalhos práticos podem ser repetidos na edição seguinte da disciplina.