Índice: Programa | Bibliografia | Avaliação

Versão oficial da ficha de disciplina »

Sigla: DAPI
Ano: 5º (1º)
Créditos: 6 (3)
ECTS: 6 (7,5)
Horas/Semana: 3h teóricas
Nº de Turmas: 1 teóricas
Aulas Teóricas: João Correia Lopes (JCL);

Objectivos

Programa

1. Introdução a XML e tecnologias associadas: modelos e validação de documentos; processamento com XPath e interrogação com XQuery.
  2. Armazenamento de XML: bases de dados XML nativas; armazenamento de XML em bases de dados objecto-relacional.
  3. Pesquisa de informação de base textual: modelos booleano, vectorial e probabilístico; modelos para dados estruturados; pesquisa de informação sobre voz e multimédia; pesquisa em estruturas químicas e biológicas.
  4. Descrição de informação: linguagens da Web semântica. RDF, RDF-Schema, OWL; ontologias para dados de um domínio.

Bibliografia Principal

Não existe.

Bibliografia Complementar

Métodos de Ensino

Os tempos lectivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados e resolução pelos alunos de exercícios propostos.

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter conhecimentos de XML, nomeadamente ao nível dos modelos e da validação de documentos e do processamento com XPath, adquiridos por exemplo através da frequência da disciplina "Linguagens de Anotação e Processamento de Documentos".

Software

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final.

Componentes de Avaliação e Ocupação Registadas

A avaliação inclui um exame e 3 trabalhos práticos realizados ao longo do semestre.

DescriçãoTipoTempo (horas)Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)Aulas39
Trabalho 1: Armazenamento de XMLTrabalho252007-10-18
Trabalho 2: Avaliação de motores de pesquisa na WebTrabalho252007-11-22
Trabalho 3: Construção e exploração de ontologiasTrabalho202007-12-20
 Estudo532007-12-20
 Total:162

Obtenção de Frequência

A disciplina tem uma componente de avaliação distribuída, em que são avaliadas componentes do trabalho pratico, a entregar antes das datas limite. Serão admitidos a exame os alunos que obtenham 50% na avaliação distribuída. A aprovação na disciplina está condicionada à obtenção de 40% no exame.

Cálculo da Classificação Final

A nota final será calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalho + 40% Exame.

Provas e Trabalhos Especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

A avaliação distribuída, realizada durante o semestre de funcionamento da disciplina, é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A nota de exame pode ser melhorada em época de recurso.