Índice: Programa | Bibliografia | Avaliação

A ficha oficial de disciplina pode ser consultada no SiFEUP »

Sigla: LNPD (LAPD)
Ano: 4º (1º)
Créditos: 6 (3)
ECTS: 6 (7,5)
Horas/Semana: 3h teóricas
Nº de Turmas: 1 teóricas
Aulas Teóricas: Cristina Ribeiro (MCR); João Correia Lopes (JCL)

Objectivos

Ganhar familiaridade com os conceitos de anotação de documentos e com as tecnologias correntes para a especificação de linguagens de anotação.
Saber utilizar as tecnologias baseadas em XML e XSL para especificar linguagens e suportar a produção de documentos, o seu processamento, a troca de informação em formatos normalizados e a sua preservação ao longo das mudanças tecnológicas.
Explorar o processamento de XML embebido em aplicações.

Programa

Documentos e anotação. Ciclo de vida dos documentos. Documentos estruturados e semi-estruturados. Anotação de documentos. Linguagens de anotação: SGML, XML.
Documentos XML. Estrutura física. Estrutura lógica. DTD e Schemas.
Processamento de documentos XML. Transformação de documentos. XSLT. Apresentação de documentos. Interrogação de documentos com XQuery.
Processamento de documentos embebidos em aplicações. DOM e SAX.
Dialectos XML e aplicações.

Bibliografia Principal

Bibliografia Complementar

Métodos de Ensino

Os tempos lectivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados e resolução pelos alunos de exercícios propostos.

Software

XML Spy ou <oXygen>.

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final.

Componentes de Avaliação

Para além do exame final, a avaliação do trabalho prático realizado ao longo do semestre, de acordo com o regulamento publicado, inclui as seguintes componentes:

Obtenção de Frequência

50% na avaliação prática, 40% no exame.

Cálculo da Classificação Final

60% * Trabalho + 40% * Exame.

Provas e Trabalhos Especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.
A disciplina tem avaliação prática requerida a todos os inscritos e que é o resultado da realização dos trabalhos práticos nas épocas em que são propostos.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

A avaliação prática, realizada durante o semestre de funcionamento da disciplina, é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A nota de exame pode ser melhorada em época de recurso.