Esta não é a ficha oficial de disciplina, que deve ser consultada no SiFEUP >>

Ano:
ECTS: 7,5
Horas/Semana: 3h teóricas
Nº de Turmas: 1 teóricas
Aulas Teóricas: João Correia Lopes (JCL); Maria Cristina Ribeiro (MCR)

Objectivos

Saber tratar o armazenamento de dados em formato de anotação, compará-lo com o modelo relacional e tratar a tradução entre modelos.
Dominar o estado da arte na pesquisa de informação, com ênfase nas técnicas de pesquisa sobre informação textual e as extensões aos domínios dos dados audiovisuais e estruturais.
Explorar a descrição de informação nas linguagens da Web semântica como abordagem à explicitação do significado dos dados na Web.
Realizar trabalhos práticos que ilustrem as tecnologias apresentadas.

Programa

1. XML e tecnologias associadas: Validação; Processamento; Aplicações; Dialectos.
2. Armazenamento de XML: Bases de dados XML nativas; Transformação de relacional para XML e XML para relacional; Interrogação de XML - XQuery.
3. Pesquisa de informação de base textual: Modelos Booleano, vectorial e probabilístico; Modelos para dados estruturados; Pesquisa de informação sobre voz e multimédia; Pesquisa em estruturas químicas e biológicas.
4. Descrição de informação: Linguagens da Web semântica. RDF, OWL, DAML; Ontologias para dados de um domínio.

Bibliografia Principal

Bibliografia Complementar

Métodos de Ensino

Os tempos lectivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados e resolução pelos alunos de exercícios propostos.

Software

XML Spy ou Oxygen.
eXist native XML database.

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

DescriçãoTipoTempo (horas)Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)Aulas39
Trabalho 1: Armazenamento de XMLTrabalho122006-03-27
Trabalho 2: Avaliação de recuperação de informaçãoTrabalho122006-04-24
Trabalho 3: Construção de exploração de ontologiasTrabalho122006-05-29
 Estudo242006-06-16
 Total:99

Obtenção de Frequência

50% em cada um dos trabalho da avaliação prática, 40% no exame.

Cálculo da Classificação Final

A avaliação inclui um exame e 3 trabalhos realizados ao longo do semestre.
NOTA = 60% * Trabalho + 40% * Exame.

Provas e Trabalhos Especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.
A disciplina tem 60% de avaliação prática requerida a todos os inscritos e que é o resultado da realização dos trabalhos práticos nas épocas em que são propostos.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

A avaliação prática, realizada durante o semestre de funcionamento da disciplina, é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A nota de exame pode ser melhorada em época de recurso.