Ano:
ECTS: 7,5
Horas/Semana: 3h teóricas, 1h teórico-práticas
Nº de Turmas: 1 teóricas, 1h teórico-práticas
Aulas Teóricas: João Correia Lopes (JCL), Professor Auxiliar; Maria Cristina Ribeiro (MCR), Professor Auxiliar

Objectivos

Introduzir os conceitos de anotação de documentos e as tecnologias correntes para a especificação de linguagens de anotação.
Utilizar as tecnologias baseadas em XML e XSL para especificar linguagens e suportar a produção de documentos, o seu processamento e a sua preservação ao longo das mudanças tecnológicas.
Utilizar diferentes meios de armazenamento para dados semi-estruturados.
Explorar os conceitos da Web semântica como abordagem à explicitação do significado dos dados na Web.
Desenvolver pequenos protótipos de aplicações.

Programa

Documentos e anotação. Ciclo de vida dos documentos. Documentos estruturados e semi-estruturados. Anotação de documentos. Linguagens de anotação: SGML, XML.
Documentos XML Estrutura física. Estrutura lógica. DTD e Schemas.
Processamento de documentos XML Transformação de documentos. XSL. DOM e SAX. Apresentação de documentos.
Armazenamento de dados Bases de dados para XML nativo Interrogação de documentos XML: XQuery
A Web semântica. Objectivos; Tecnologias. Linguagens. RDF, OWL, DAML. Ontologias.
Aplicações. EAD; DocBook;. HL7; MathML; MPEG-7; SVG; GML.

Bibliografia Principal

Bibliografia Complementar

Métodos de Ensino

Aulas teóricas usadas para exposição, com referência à bibliografia relevante.
Aulas práticas para acompanhamento dos exercícios propostos.
Aulas teóricas em 3 semanas do semestre dedicadas a apresentações do estado corrente dos trabalhos práticos.

Software

XML Spy ou outro editor de XML.

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final.

Componentes de Avaliação

Avaliação por trabalhos realizados ao longo do semestre: 60%
Exame final: 40%

Obtenção de Frequência

50% na avaliação prática.

Cálculo da Classificação Final

60% * NotaTrabalho + 40% * NotaExame.

Provas e Trabalhos Especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.
A disciplina tem 60% de avaliação prática requerida a todos os inscritos e que é o resultado da realização dos trabalhos práticos nas épocas em que são propostos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A nota de exame pode ser melhorada em época de recurso.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

A avaliação prática, realizada durante o semestre de funcionamento da disciplina, é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência.

Observações

Aulas teóricas e teórico-práticas em salas com computador (sugere-se a I122).