Escola de Gestão do Porto

Docente: João Correia Lopes, jlopes AT fe.up.pt
Docente: João Pascoal de Faria, jpf@fe.up.pt

Resumo

Programação orientada aos objectos, orientação aos objectos, classes e objectos. Abstracção e encapsulamento, Herança e Polimorfismo. Análise e desenho orientado aos objectos.
Construção de aplicações para a Web. Usabilidade. Arquitecturas distribuídas. Processamento estruturado de documentos. Linguagens do lado do cliente Web. Linguagem do lado do Servidor Web. Acesso a dados via Web.

Resumo biográfico do Docente

João Correia Lopes: licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP, em 1984, doutorado (PhD) em Ciência de Computadores pela Universidade de Glasgow, UK, em 1997. É actualmente Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP, secção de Informática, onde lecciona desde 1984. É investigador do Inesc Porto desde 1995, onde participou em projectos de Sistemas de Informação. Domínio de especialização: Sistemas de Informação, Tecnologia de Bases de Dados, Aplicações na Web.

João Pascoal Faria: licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP, em 1985; Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pela FEUP, em 1999. É actualmente Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP, secção de Informática, onde lecciona desde 1985. É investigador do Inesc Porto desde 1985, onde participou em projectos de Sistemas de Informação. Domínio de especialização: Sistemas de Informação, Bases de Dados, Engenharia de Software.

I. Objectivos

Dotar os alunos de conhecimentos necessários à construção de aplicações locais e distribuídas, nomeadamente na Web, usando linguagens orientadas aos objectos.

II. Metodologia

Aulas de exposição e trabalhos práticos de laboratório dentro e fora das aulas.

III. Conteúdo Programático

Introdução (estrutura de um programa em Java, desenvolvimento de programas, execução de programas, características da linguagem, aplicações e applets). Tipos de dados básicos, operadores, controlo de fluxo; "arrays". Programação com classes: definição de métodos de instância, campos de instância, construtores, métodos estáticos, campos estáticos, constantes. Princípios da programação orientada por objectos; controlo de acesso e encapsulamento; interfaces, herança e polimorfismo. Manipulação de strings, ficheiros e "streams"; colecções. Desenvolvimento de interfaces gráficas com AWT e SWING. Tratamento de excepções; "multithreading". Documentação de programas com Javadoc. Princípios de análise e desenho orientado por objectos.

Arquitecturas distribuídas, XML e Web Services. Acessibilidade e usabilidade. Interfaces Web com HTML, CSS, Javascript. Lógica de negócio com JSP, servlets e Beans. Acesso a dados com JDBC.

IV. Métodos de Avaliação

Exame individual a meio do trimestre e trabalho de grupo a apresentar no final do trimestre. Cada grupo será constituído por dois alunos.

V. Bibliografia

VI. Aplicações informáticas