Licenciatura em Engenharia Informática e Computação

Aulas Teóricas:  João Correia Lopes (JCL), Professor Auxiliar
Aulas Práticas:  Ana Cristina Paiva (ACP), Assistente

Objectivos da Disciplina

Levar os alunos a compreender a construção dos sistemas de gestão de bases de dados e assim habilitá-los a projectar e gerir uma instalação e a desenvolver componentes de gestão de dados noutras aplicações.

Conteúdo da Disciplina

Revisão da álgebra relacional e SQL92. Estruturas físicas. Optimização de interrogações. Gestão de transacções, concorrência e recuperação. Limitações do modelo relacional. A norma ODMG2.0. Modelo relacional-objecto e SQL3. Anotação de documentos, processamento e apresentação de XML. Sistemas de apoio à decisão.

Metodologia da Disciplina

As aulas teóricas serão usadas para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação de exemplos e sua discussão. Nas aulas práticas será usado um sistema concreto e desenvolvido um pequeno projecto.

Bibliografia Obrigatória

Bibliografia Recomendada

Avaliação

A classificação final tem uma parcela de avaliação prática e uma parcela de exame final escrito.
A avaliação prática tem peso 40% e mínimo 7 valores e inclui dois trabalhos: i) optimização (20%), com entrega a 5 de Abril e ii) base de dados objecto-relacional (20%), com entrega a 31 de Maio; esta avaliação aplica-se a todos os alunos, incluindo alunos de regimes especiais e não admite melhoria.
O exame final tem peso 60% e mínimo de 7 valores, admite consulta e tem a duração de 2,5 horas.
No caso de pedidos de melhoria, a nota final será também calculado com 40% da nota prática e 60% do exame escrito.