Mestrado em Inteligência Artificial e Computação
Sistemas de Bases de Dados
Ano lectivo de 2001/2002

Descrição dos Projectos

1. Transportes públicos

Objectivos do trabalho: Projectar e construir um sistema de informação com interface acessível na Web para apoio à elaboração de um sistema de informação relativa a dois tipos de transportes públicos, da zone norte, e sua interligação: o comboio e os STCP.
Material de Apoio: Livros e artigos variados de JAVA e Oracle8i.
Ferramentas de s/w a utilizar, h/w e local de trabalho: Sun Java Development Kit - JDK 1.3, Oracle 8i, PCS de casa
Descrição do trabalho: O sistema a implementar permite-nos ter uma base de dados que contem toda a informação relativa a dois tipos de transportes públicos: o comboio e os autocarros do Porto.
Com este sistema um cliente pode visualizar através da Web quais os transportes públicos que pode utilizar para ir de um ponto A para um ponto B. Este tipo de informação obriga a que a base de dados tenha toda a informação dos horários destes dois tipos de transportes, todos os locais (estações) de embarque e os custos associados a um determinado trajecto tendo talvez em vista (isto já poderia ser um extra) termos diversos tipos de custos; por exemplo termos clientes que têm passe e clientes normais, resumindo vários tipos de tarifário.
Com esta base de dados o cliente poderá saber toda e mais alguma informação sobre os comboios da linha do norte e os STCP do Porto. Pode-se também calcular trajectos e saber o tempo estimado de chegada a um determinado local de destino, dando um local de origem.
Autoria: João Reis, Rui Rocha e João Fraga
Data: 13/03/2002, 22:51:16

2. DBArch - Gestão de projectos para um gabinete de arquitectura

Objectivos do trabalho: Projectar, optimizar e construir um sistema de informação para o registo e acompanhamento de projectos desenvolvidos por um gabinete de arquitectura. O sistema tem como objectivo a disponibilizar via web mecanismos e informação que permitam realizar uma gestão desses mesmos projectos por exemplo no que respeita ao cumprimento de deadlines, fases de execução ou pagamentos.
Material de Apoio: Client/Server Data Access with Java and XML, Dan Chang, Dan Harkey, Wiley Computer Publishing, 1998
SQL3, Implementing the Object-Relational Database, Paul Fortier, McGraw-Hill Enterprise Computing Series, 1999
Rajhu Ramakrishanan and Johannes Gehrke, Database Management Systems, Mc Graw Hill.
PostgresSQL Development Team, PostgresSQL Programer's Guide, 2000;
PostgresSQL Tutorial, 2000;
Ferramentas de s/w a utilizar, h/w e local de trabalho: PostgresSQL, JDK1.3, XML
PCs dos Laboratórios do DCC/Computador próprio.
Descrição do trabalho: Pretende-se construir uma aplicação em ambiente web de suporte à gestão de todo o processo transaccional envolvido num projecto de arquitectura. Cada projecto, seja ele de habitação unifamiliar, colectiva, serviços, indústria, comércio, recuperação, ampliação,etc.. comprende várias fases (ante-projecto, estudo prévio, programa base, projecto base, projecto de execução,etc.). Em cada projecto trabalham à hora técnicos (arquitectos, engenheiros, topógrafos,etc...) que recebem honorários relativos a esse projecto. O projecto em si envolve também o contacto com fornecedores para a aquisição de materiais de acordo com o orçamento previsto. No processo são registadas as diferentes datas de fases de execução do projectos e de pagamentos. Para a gestão do gabinete interessa manter o historial de cada um dos processos.
Autoria: Pedro Marques e Rita Ribeiro
Data: 06/03/2002 18:02

3. Relacionamento com Clientes

Objectivos do trabalho: Sistema Informático para uma empresa a nível nacional e na área de informática para controlo do relacionamento com os seus clientes.
Material de Apoio:
Ferramentas de s/w a utilizar, h/w e local de trabalho:
Descrição do trabalho: A Empresa possui clientes em todo o território nacional cujos relacionamentos são da responsabilidade de gerentes que estão alocados em filiais situadas em cidades estratégicas. As empresas (clientes) são classificadas conforme o segmento de mercado em que actuam. Uma empresa também é classificada como um cliente activo, um cliente potencial ou um ex-cliente. O relacionamento dos gerentes com as empresas é feito através de delegados comerciais das empresas. É prática comum convidar os delegados comerciais para eventos relacionados ao seu segmento de mercado e oferecer brindes em épocas apropriadas, assim como enviar prospectos de informação de marketing. Esses brindes e convites levam em conta a opção do cliente em ser contactado para esses fins. Os produtos oferecidos aos clientes são agrupados por funcionalidades, de forma que se o cliente possui o produto A do grupo G, é provável que se interesse pelo produto B que pertence ao mesmo grupo G.
Autoria: José Luis e Ricardo Queirós
Data: 8/03/2002, 23:47:29

4. BitABit

Objectivos do trabalho: Projectar e implementar um sistema de informação com interface acessível pela Web para gestão de uma loja de material informático.
Material de Apoio: Database Management Systems, Ramakrishnan R., 2nd Edition, McGraw-Hill
Documentação Online (diversos How-To's e FAQ's)
Ferramentas de s/w a utilizar, h/w e local de trabalho: RDBMS: PostgreSQL7 (www.postgresql.org) ou Oracle9i (www.oracle.com)
Interface Web: PHP4 (www.php.net) ou Servlets Java (JDK 1.4) (java.sun.com)
Local Trabalho: CIUP, PC's dos laboratórios ou PC's pessoais
Descrição do trabalho: Pretende-se que a aplicação desenvolvida suporte a gestão de uma loja de material informático online permitindo a qualquer cliente que aceda à página efectuar pesquisas e compras de produtos através de um interface amigável.
Os seus clientes poderão abrir ficha caso desejem manter um histórico das suas compras ou ir acompanhando a evolução dos seus pedidos de compra, podendo porventura vir a usufruir de descontos caso os seus gastos atinjam certos montantes ou através de promoções para clientes registados.
Deverá permitir pesquisar por produtos que deverão estar organizados por categorias, marcas, etc... podendo depois ir adicionando produtos ao carrinho de compras e finalizar a sua compra.
A interface pela Web permitirá ainda a qualquer cliente elaborar um pedido de compra de um computador personalizado escolhendo entre as diversas categorias disponíveis.
Autoria: David Freitas e Paulo Santos
Data: 11/03/2002, 11:57:41

5. Gestão de Pacientes de um Consultório

Objectivos do trabalho: Projectar e construir um sistema de gestão de marcações de consultas e facturação de um consultório
Material de Apoio: Manual de PostgreSQL
Ferramentas de s/w a utilizar, h/w e local de trabalho: Base de dados PostgreSQL, CIUP e casa
Descrição do trabalho: Gerir a actividade de um consultório médico de Rx, nomeadamente em termos de consultas, facturação e historial clínico. As consultas podem ser de várias especialidades e a facturação depende de vários critérios (tipo de exame, enquadramento no SNS, seguro de saude, etc...). O historial deve indicar os exames realizados pelo doente, bem como data e resultado (e imagem do exame).
Autoria: Rui Castro e Edgar Pimenta
Data: 15/03/2002, 15:54:06

6. Percursos turísticos

Objectivos do trabalho: Projectar e construir um sistema de informação com interface acessível da Web para apoio à procura de locais e percursos turísticos
Material de Apoio: Alberto Silva e Carlos Videira - UML metodologias e Ferramentas case
Oracle 8i e Java
Database Management Systems, Raghu Ramakrishnan, Johannes Gehrke, 2nd Edition, McGRAW-Hill International Editions, 2000, ISBN 0072322063
SQL3, Implementing the Object-Relational Database, Paul Fortier, McGraw-Hill Enterprise Computing Series, 1999, ISBN
Ferramentas de s/w a utilizar, h/w e local de trabalho: Rational Rose 2001, Sun java Develoyment Kit, Oracle (8i ou 9i)
Descrição do trabalho: Pretende-se um sistema que apoie agências de viagens, na procura de locais (construção de percursos) turísticos, mediante um pedido de um cliente, com restrições no custo, clima, distâncias, etc... seleccione os transportes mais rápidos ou baratos...
Autoria: Ricardo Rocha e Fábio Marques
Data: 11/03/2002, 10:32:25

7. Serviços Técnicos de Stand

Objectivos do trabalho: Projectar e construir um sistema de informação com interface acessível na Web para apoio aos serviços técnicos de um stand de automóveis.
Material de Apoio: Database Management Systems, Raghu Ramakrishnan, Johannes Gehrke, 2nd Edition, McGRAW-Hill International Editions, 2000.
Outra bibliografia diversa sobre as ferramentas a utilizar. Apontamentos das aulas.
Ferramentas de s/w a utilizar, h/w e local de trabalho: Java, PHP, outras; Oracle; PCs dos Laboratórios do CIUP e pessoais.
Descrição do trabalho: Aplicação de suporte ao funcionamento dos serviços técnicos de um stand de automáveis, nomeadamente: Marcação de test-drive; Marcação de reparações e revisões; Aviso ao cliente, via email, de conclusão de reparações/revisões; Escalonamente das tarefas do dia, com base nos pedidos efectuados pelos clientes; Disponibilizar na página as promoções (por exemplo, mude o oleo do seu automóvel sem pagar mão-de-obra.
Autoria: Antonio Pires, Fabio Leal, Romeu Silva
Data: 14/03/2002, 8:58:07

8. Sistema de Gestão de Módulos de Software

Objectivos do trabalho: Projectar e construir um sistema de informação que auxilie a gestão e configuração de módulos de software reutilizáveis e as suas dependências.
Material de Apoio: Material usado nas aulas. Livros recomendados. Informação disponível na Internet.
Ferramentas de s/w a utilizar, h/w e local de trabalho: PostgreSQL, Java ... PC Portátil no tempo livre, PCs do Laboratórios do CIUP
Descrição do trabalho: O sistema tem por objectivo efectuar a gestão e configuração de diferentes módulos de software e as suas dependências. O sistema deve ser capaz de armazenar os erros de cada versão de um módulo, notas de produção de cada módulo, dependências, conjuntos de testes realizados e o seu resultado, documentação e foruns de discussão dos módulos. Registos de utilização do módulo, o responsável pela sua manutenção e notificações automáticas devem também ser implementadas.
Autoria: Nuno Miguel Tavares de Sousa
Data: 28/02/2002, 15:19

9. Gestão da Informação dos Departamentos

Objectivos do trabalho: Projectar e construir um sistema de informação para apoio da gestão e manipulação de informação referente aos cursos de Engenharia Informática e Tecnologias da Escola Superior de Tecnologia.
Material de Apoio: Acetatos de cadeira de SBD Bibliografia da Cadeira de SBD. Campos Luis Moreno, Oracle 8i Curso Completo, ed. FCA, 1999
Ferramentas de s/w a utilizar, h/w e local de trabalho: Oracle 8i PCs pessoais e Laboratórios do CIUP
Descrição do trabalho: O sistema a desenvolver deve possibilitar a gestão da informação dos alunos, professores dos cursos referidos, ou seja a informação referente ao departamento. Deverá ser possível através deste sistema gerir a inscrições quer a nível de turmas quer ao nível das diversas fases de avaliação.
Autoria: Angela Oliveira, Filipe Fidalgo, Pedro Silva
Data: 9/03/2002, 16:58:55

10. Biblioteca

Objectivos do trabalho: Projectar e construir um sistema de informação com interface acessível na Web para uma biblioteca de uma escola secundária
Material de Apoio:
Ferramentas de s/w a utilizar, h/w e local de trabalho: Local de Trabalho em casa
Descrição do trabalho: A aplicação usa informação sobre livros, autores e obras leccionadas no ensino básico e secundário de forma a ajudar os leitores em possíveis pesquisas.
Autoria: Sandra Maria do Couto Pais Soares
Data: 10/03/2002, 21:16:05