Licenciatura em Engenharia Informática e Computação

Aulas Teóricas: Fernando Nunes Ferreira, FNF, Professor Catedrático
Aulas Práticas: João Correia Lopes, JCL, Professor Auxiliar

Objectivos da Disciplina

No final da disciplina, o aluno deverá saber programar em Scheme, criando as necessárias abstracções, tanto ao nível dos procedimentos como dos dados. Deverá saber distinguir os procedimentos dos processos que são gerados por eles, bem como avaliar os recursos (espaço de memória e tempo de cpu) que os processos consomem.

Conteúdo da Disciplina

Abstracção procedimental: Elementos de programação em Scheme, Procedimentos e processos, Recursividade e iteração, Ordem de crescimento dos processos, Procedimentos definidos localmente.
Abstracção de dados: Selectores e construtores, Barreiras de abstracção, Listas, Exemplo de uma abstracção: Conjuntos.
Abstracções com dados mutáveis: Atribuição, Construtores, Selectores, Modificadores, Listas Mutáveis, Fila de Espera, Tabelas, Vectores, Cadeias de caracteres e Ficheiros.

Metodologia da Disciplina

Aulas Teóricas: Exposição dos temas programáticos baseada em acetatos, com apresentação e discussão de exemplos no quadro. Algumas vezes, é utilizado um computador portátil e projector de vídeo para apresentar exemplos.
Aulas Teórico-Práticas: Discussão e desenvolvimento de exercícios de programação que são testados em computador, ao nível de cada grupo de alunos. Avaliação do desempenho individual.