Licenciatura em Engenharia Informática e Computação
Introdução à Programação I
Ano lectivo de 2001/2002

Grupo de Interesse FEUP-SCHEME

SHEME é uma linguagem de programação que vem sendo cada vez mais utilizada no ensino de programação, em muitas universidades, nomeadamente nas principais universidades americanas.

FEUP-SCHEME é um grupo de interesse em SCHEME, reunindo alunos e alguns docentes da FEUP, que pretende desenvolver actividades tendo por base o SCHEME, mas que não rejeita a utilização de outras ferramentas informáticas, a fim de complementar a funcionalidade desta linguagem de programação.

Uma primeira linha de actuação já foi identificada e poderá avançar, de imediato.

1. FEUP SCHEME jogos

Pegar em jogos conhecidos, adaptá-los, inventar jogos novos e implementá-los em Scheme é o objectivo desta linha.

2. FEUP SCHEME CGANIM

Nesta linha de actuação pretende-se ligar o SCHEME à Computação Gráfica (CG) e à Animação produzida em computador (ANIM). Será necessário começar por procurar ferramentas informáticas, do domínio público, na Web, adequadas à modelação de cenas e animação, prioritariamente baseadas em SCHEME. A avaliação e aprendizagem das ferramentas consideradas importantes constituirá o passo seguinte, culminando com o desenvolvimento de trabalhos para um concurso de filmes de animação produzidos com a ajuda de computador.

3. FEUP SCHEME Web

Com o SCHEME, também é possível animar páginas Web e poderá ser esta uma interessante linha de actuação.

FNF, 22/Nov/2000