Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

1. Título do projecto

Concepção e Implementação de Forum Financeiro

2. Local onde decorrerrá o projecto

Laboratório de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (I123) e em casa do aluno.

3. Objectivo

Adiquirir conhecimentos na área de Aplicações na Web, nomeadamente, em HTML, páginas dinâmicas com PHP, Bases de Dados Relacional e configuração e manutenção de servidor Web.

4. Descrição do trabalho a realizar

Pretende-se especificar e implementar um Forum a funcionar na Web para discussões de carácter financeiro.
A persistência da informação será assegurada por uma Base de Dados Relacional (MySQL).
A interface será suportada por páginas Web dinâmicas com recurso a PHP que acede à Base de Dados através de chamada a funções de biblioteca.
Para servir as páginas Web será utilizado um servidor do domínio público (apache).
Na base de dados será mantida informação sobre utilizadores e respectivas mensagens. Com base nesta informação será calculada a rendibilidade de cada utilizador e elaborada ranking.

Metodologia

O acompanhamento do trabalho e a orientação serão assegurados em reuniões de periodicidade pelo menos quinzenal.

Faseamento

1. Recolha de bibliografia relevante para o trabalho
  2. Análise de Requisitos (-> Diagrama de Casos de Uso)
  3. Implementação da Base de Dados Relacional (-> Esquema da Base de Dados)
  4. Especificação e implementação de uma funcionalidade exemplo (-> Protótipo na Web)
  5. Especificação e implementação das restantes funcionalidades (-> Protótipo na Web)
  6. Testes e documentação
  7. Escrita do Relatório de Projecto (-> Relatório)

Recursos a usar

Computador portátil em Windows NT do próprio aluno.

5. Identificação do aluno

Filipe Ferreira de Vasconcelos

6. Orientador

Prof. João Correia Lopes

[J. Lopes Home page]
João Correia Lopes (jlopes AT fe.up.pt).
Last modified: Tue Jan 23 13:50:31 2001