Licenciatura em Engenharia Informática e Computação

Aulas Práticas: João Correia Lopes, JCL, Professor Auxiliar
 João Pascoal de Faria, JPF, Professor Auxiliar

Objectivos da Disciplina

Fomentar a aquisição pelos alunos de capacidades, em termos de métodos, técnicas e formas de trabalho, habilitando-os assim a estarem aptos para resolver os inúmeros problemas que surgem no desenvolvimento de projectos de software numa organização real.

Conteúdo da Disciplina

1. DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: Plano; Processo; Modelos; Gestão dos projectos; Fluxos de trabalho; Funções; Tarefas.
  2. PLANO DO PROJECTO: Documento; Plano; Divisão de tarefas; Estimação; Cronogramas; Diagramas temporais; Redes de dependências; Afectação de recursos.
  3. CUSTOS DO PROJECTO: Contabilidade; Estimação; Orçamento; Despesas.
  4. RISCOS DO PROJECTO: Riscos; Quantificação; Tolerâncias; Gestão de riscos.
  5. DOCUMENTAÇÃO DO PROJECTO: Documentação de desenvolvimento; Documento de requisitos; Especificação funcional; Documento de desenho; Manual de utilização; Manual de instalação.
  6. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EQUIPA: Organização; Grupo de trabalho; Equipa; Cultura organizacional; Política organizacional; Comunicação pessoal; Reuniões; Relatórios de progresso; Relatórios de tempos; “Logbooks”; Utilização de ferramentas de apoio tipo “MS Project”.
  7. GESTÃO DA QUALIDADE: Plano; Plano de testes; Auditorias; Relatórios de auditoria; Controlo estatístico.
  8. GESTÃO DE CONFIGURAÇÕES: Plano de alterações; Processo de alterações.
  9. EXEMPLIFICAÇÃO: Aplicação em projectos concretos, realizados por grupos de cerca de 7 alunos, dos métodos, técnicas e formas de trabalho descritos.

Metodologia da Disciplina

A disciplina tem uma componente teórica baseada em aulas de exposição e discussão, que retomam, com outra profundidade, alguns temas já abordados na disciplina de Engenharia de Software, nomeadamente os mais relacionados com os aspectos da Gestão de Projectos.

As aulas práticas serão dedicadas à realização de projectos concretos, organizando-se, para o efeito, os alunos em grupos de cerca de 7 elementos. Cada grupo deverá organizar-se por forma a responsabilizar-se pelo cumprimento adequado de todas as fases do ciclo de vida de um projecto de software.

O trabalho de projecto envolve sub-contratação de tarefas a outros grupos (outsourcing) e auditoria a outros grupos.

Bibliografia Obrigatória

Bibliografia Recomendada

Não haverá exame final.

A classificação final da disciplina será calculada tomando em consideração a participação e discussão nas aulas teóricas e o trabalho desenvolvido nas aulas práticas, focando os seguintes aspectos: