Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Laboratório de Programação
Ocorrência de: 2015/2016
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Unidade curricular: Laboratório de Programação
Código: EEC0030
Curso: MIEEC, 4º
Ano letivo: 2015/2016
Semestre: 1S
Créditos: 6 ECTS
Horas/Semanas: 1x2T, 3x2P
Professores: João Correia Lopes (Regente) | Filipe Correia
Suitable for English-speaking students
No contexto da especificação, desenvolvimento e manutenção de aplicações de software com interface gráfica em arquiteturas cliente/servidor, esta unidade curricular tem por objetivos:
Ao completar esta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
Presencial
Conhecimentos em Programação.
A unidade curricular tem aulas tutoriais (2 horas por semana) e aulas laboratoriais (2 horas por semana) em sala de computadores.
Os tempos letivos das aulas tutoriais são usados para descrever brevemente as várias fases de desenvolvimento de software e os artefactos associados e para apresentar e exemplificar a utilização das metodologias e ferramentas a usar no trabalho prático seguindo o respetivo guião. São ainda indicadas referências de leitura.
Nas aulas laboratoriais os estudantes trabalham, em grupos de 4, num projeto de software.
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação > Engenharia de software
Avaliação distribuída sem exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 56 | |
P1: Protótipo de interfaces com o utilizador | Trabalho laboratorial ou de campo | 8 | 07/10/2015 |
P2: Especificação de requisitos | Trabalho laboratorial ou de campo | 6 | 21/10/2015 |
P3: Projeto de alto nível e Protótipo | Trabalho laboratorial ou de campo | 20 | 11/11/2015 |
P4: Projeto detalhado | Trabalho laboratorial ou de campo | 8 | 02/12/2015 |
P5: Produto | Trabalho laboratorial ou de campo | 60 | 06/01/2016 |
P6: Apresentação do Produto | Participação presencial | 1 | 06/01/2016 |
P7: Desempenho individual | Trabalho | ||
J1-J4: Avaliação Java | Exercício | ||
M1: Miniteste Java | Teste/Exame | 1,5 | 19/10/2015 |
M2: Miniteste UML | Teste/Exame | 1,5 | 09/11/2015 |
Total: | 162 |
O trabalho prático (PROJ) será avaliado através da documentação apresentada, da aplicação desenvolvida e do desempenho individual nas aulas (P1 a P7).
Os conceitos teóricos (IND) são avaliados através da resposta individual, sem consulta, a dois mini-testes (M1 e M2), e através da elaboração de exercícios práticos em Java para mostrar em algumas aulas laboratoriais (J1 a J4).
A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de 50% em cada um dos trabalhos da avaliação prática (P1 a P7 de PROJ) e de 40% na componente de resposta individual (IND).
Esta unidade curricular, dada a sua natureza laboratorial, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso.
A nota final será calculada usando a fórmula: NOTA = 80% PROJ + 20% IND
sendo:
PROJ = ((2*P1 + 3*P2 + 4*P3 + 2*P4 + 8*P5 + P6) / 20) + P7
IND = (J1 + J2 + J3 + J4 + 8*M1 + 8*M2) / 20
A classificação da componente prática (PROJ) pode variar de elemento para elemento do mesmo grupo em mais ou menos 2 valores (P7), com base na opinião dos docentes e na autoavaliação e heteroavaliação a realizar internamente em cada grupo.
Para além da demonstração do trabalho prático, pode ter lugar uma prova oral para alguns estudantes.
A avaliação prática e teórica, realizada nas aulas laboratoriais durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência.
Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários, e realizar as provas teóricas e práticas de avaliação individual previstas.
A nota final pode ser melhorada apenas através da frequência de numa nova edição da unidade curricular.
— JCL