Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Laboratório de Programação
Ocorrência de: 2012/2013
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Unidade curricular: Laboratório de Programação
Código: EEC0030
Curso: MIEEC, 4º, 49 estudantes (em 04.10.2012)
Ano letivo: 2012/2013
Semestre: 1S
Créditos: 6 ECTS
Horas/Semanas: 1x2T, 3x2P
Professores: João Correia Lopes
Suitable for English-speaking students
1. ENQUADRAMENTO
Especificação, desenvolvimento e manutenção de aplicações de software com interface gráfica em arquiteturas cliente/servidor.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Esta unidade curricular tem por objetivos:
3. PRÉ-REQUISITOS
Conhecimentos em Programação Orientada por Objetos.
4. DISTRIBUIÇÃO
Componente Científica: 40%
Componente Tecnológica 60%
5. RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Ao completar esta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
A unidade curricular tem aulas teóricas (2 horas por semana) e aulas laboratoriais (2 horas por semana) em sala de computadores.
Os tempos letivos das aulas teóricas são usados para descrever brevemente as várias fases de desenvolvimento de software e os artefactos associados e para apresentar e exemplificar a utilização das metodologias e ferramentas a usar no trabalho prático. São ainda indicadas referências de leitura.
Nas aulas laboratoriais os estudantes trabalham, em grupos de 5, num projeto de software.
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação > Engenharia de software
Avaliação distribuída sem exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 56 | |
TP1: Protótipo de Interfaces com o Utilizador | Trabalho laboratorial ou de campo | 10 | 2012-10-02 |
TP2: Especificação de Requisitos | Trabalho laboratorial ou de campo | 7 | 2012-10-16 |
TP3: Projeto de Alto Nível | Trabalho laboratorial ou de campo | 14 | 2012-11-06 |
TP4: Protótipo | Trabalho laboratorial ou de campo | 18 | 2012-11-13 |
TP5: Projeto Detalhado | Trabalho laboratorial ou de campo | 19 | 2012-12-04 |
TP6: Produto | Trabalho laboratorial ou de campo | 30 | 2012-12-11 |
TP7: Apresentação do Produto | Participação Presencial | 2 | 2012-12-14 |
TP8: Desempenho Individual | Trabalho | ||
FT1: Modelo de Casos de Utilização | Exercício | 1,5 | 2012-10-08 |
FT2: Modelo Conceptual do Domínio | Exercício | 1,5 | 2012-10-29 |
FT3: Modelo de Arquitetura | Exercício | 1,5 | 2012-11-19 |
FT4: Java | Exercício | 1,5 | 2012-11-26 |
Total: | 162 |
O trabalho prático (TP) será avaliado através da documentação apresentada, da aplicação desenvolvida e do desempenho individual nas aulas (TP1 a TP8).
Os conceitos teóricos são avaliados através da resposta individual a folhas de perguntas (FT1 a FT4), a realizar em algumas aulas laboratoriais.
A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de 50% em cada um dos trabalhos da avaliação prática (TP1 a TP8) e de 40% na média das folhas de perguntas relacionadas com a matéria teórica (FT1 a FT4).
Esta unidade curricular, dada a sua natureza laboratorial, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso.
A nota final será calculada usando a fórmula: NOTA = 80% TP + 20% FT
sendo:
TP = (TP1 + 3* TP2 + 2* TP3 + 2* TP4 + 2* TP5 + 8* TP6 + TP7 + TP8 ) / 20
FT = (FT1 + FT2 + FT3 + FT4) / 4
A classificação da componente prática (TP) pode variar de elemento para elemento do mesmo grupo em mais ou menos 2 valores, com base na opinião dos docentes e na autoavaliação a realizar internamente em cada grupo.
Após a demonstração do trabalho prático, pode ter lugar uma prova oral para estudantes em que seja difícil avaliar a participação no trabalho prático em grupo.
A avaliação prática e teórica, realizada nas aulas laboratoriais durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência.
Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários, e realizar as provas teóricas e práticas de avaliação individual previstas.
A nota final pode ser melhorada apenas através da frequência de numa nova edição da unidade curricular.
— JCL