J. Correia Lopes

FEUP/DEI & INESC TEC

User Tools

Site Tools


teach:lbaw:lectures:11

T: 03/05/2019

Master in Informatics and Computing Engineering
Database and Web Applications Laboratory
Instance: 2018/2019


Lecture #11 :: 03/05/2019

Invited talk — Uma perspectiva pessoal sobre startups

Speaker — João Vasco Ranito

João Ranito é um dos partners da Dueto, uma pequena associação de Business Angels, que há 10 anos investe em startups de cariz tecnológico. Antes disso, entre 1997 e 2007, foi acionista core da Novabase SGPS, bem como membro do CA. Licenciou-se na FEUP em 1988 e esteve no INESC desde 1985 até 1995, onde foi bolseiro e investigador, tendo concluído o Mestrado, também na FEUP, em 1991.

Abstract:

Nesta palestra começarei por referir o que aprendi em mais de 3 décadas nas TICs e porque é que isso me levou a investir em empresas pequenas, nos últimos 10 anos. Esta introdução serve de contexto para dar a minha perspectiva sobre startups e alguns conselhos para quem quiser entrar neste meio, especialmente em Portugal.

As startups estão por todo o lado e são quase incontornáveis para quem sai de um curso de informática e computadores. Há muitas coisas escritas sobre empreendedorismo e startups, muitas das vezes por pessoas que não passaram muito tempo com elas, nem com os seus promotores. Parte desta informação é contraditória e, por vezes, desadequada da realidade.

Esta palestra não pretende ser um “manual das startups” mas pode ser uma contribuição para algo parecido. Ao fim de mais de três décadas a trabalhar no mercado das TICs, e em vários papéis, lidei com muitas dezenas de empresas que começaram pequenas mas com vontade de crescer. Algumas cresceram muito. Outras, menos. Outras ainda, fecharam.

Apesar de ter estado sempre ligado a este meio, nos últimos 10 anos foi essa a minha ocupação a tempo inteiro, sempre focado em empresas portuguesas. Assim, vou tentar sistematizar algumas coisas que aprendi na prática: talvez esse conhecimento seja útil.

Materials

Summary

  • Invited talk "Uma perspectiva pessoal sobre startups" by João Vasco Ranito (Dueto)

LBAW, 2018/19

« Previous | Index | Next »

teach/lbaw/lectures/11.txt · Last modified: 16/04/2019 14:31 by Sérgio Nunes