Ficha de Unidade Curricular
Curso: Laboratório de Bases de Dados e Aplicações Web
Código: EIC0085
Curso: MIEIC, 3º, 122 estudantes (@ 7.2.2012)
Ano letivo: 2011/2012
Semestre: 2S
Créditos: 6
ECTS: 7
Horas/Semanas: 1x2T, 6x3P
Professores: João Correia Lopes | Sérgio Nunes
Língua de Ensino
Objetivos, Competências e Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular pretende-se dotar os estudantes da capacidade de projetar e desenvolver sistemas de informação acessíveis através da web e suportados por sistemas de gestão de bases de dados.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:
Elicitar os requisitos de um sistema de informação
Identificar os Atores e respetivos Casos de Utilização
Elaborar os Diagramas de Casos de Utilização em UML
Obter o Modelo de Objetos do Domínio
Obter o Esquema Lógico Relacional da base de dados
Validar o Esquema relacional com base nas dependências funcionais
Obter o Esquema Físico da base de dados
Afinar o Esquema Lógico Relacional
Explorar a base de dados usando o Sistema de Gestão de Bases de Dados PostgreSQL
Elaborar interrogações à base de dados em SQL
Implementar restrições de integridade e gatilhos
Definir transações
Definir uma arquitetura de tratamento de erros no acesso a dados
Definir privilégios de utilizadores e de grupos de utilizadores
Utilizar a linguagem de programação PHP e algumas das suas bibliotecas para construir a interface com o utilizador e a Lógica de Negócio da aplicação Web
Obter a interface com o utilizador em
HTML
Definir estilos de apresentação através da utilização de
CSS
Validar regras de integridade na introdução de dados em formulários através da utilização de JavaScript
Utilizar a biblioteca de JavaScript jQuery para interagir com o documento fazer pedidos AJAX
Garantir que as páginas Web obtidas estão de acordo com as normas de acessibilidade e usabilidade
Programa
Desenvolvimento de uma aplicação Web suportada por uma Base de Dados: levantamento de requisitos, conceção, modelação, implementação, teste e documentação.
Noções gerais de arquitetura de aplicações Web. Utilização de linguagens de scripting de cliente (JavaScript) e de servidor (PHP);
Apresentação do Document Object Model (DOM); utilização de frameworks Ajax e APIs de acesso a dados.
Projeto de bases de dados relacionais com recurso a linguagens de modelação de dados (UML), à linguagem SQL e a extensões procedimentais à linguagem SQL.
Identificação e manutenção de regras de negócio: na interface (JavaScript); na lógica de negócio e na base de dados (triggers); transações.
Noções gerais de usabilidade e acessibilidade Web.
Bibliografia Principal
R. Ramakrishnan, J. Gehrke,
Database Management Systems, McGRAW-Hill International Editions, 3rd Edition, 2002, ISBN=0-07-246563-8.
Biblioteca
Bibliografia Complementar
Jeffrey D. Ullman, Jennifer Widom,
A First Course in Database Systems, Prentice-Hall, 2nd Edition, 2001, ISBN=0-13-035300-0.
Biblioteca
Alberto Rodrigues da Silva, Carlos Videira,
UML — Metodologias e Ferramentas CASE, 2ª Edição, Volume 1, Centro Atlântico Editora, Maio 2005, ISBN: 989-615-009-5.
Biblioteca
Russ LinkMiles, Kim LinkHamilton,
Learning UML 2.0, O'Reilly, 2006, ISBN=978-0-596-00982-3.
Biblioteca
Jakob Nielsen,
Designing Web Usability: The Practice of Simplicity, New Riders Publishing, Indianapolis, 2000, ISBN=1-56205-810-X.
Biblioteca
Métodos de Ensino
As aulas teóricas serão usadas para apresentação dos guiões dos trabalhos, para a discussão de exemplos representativos, para análise das avaliações efetuadas e para apresentar breves introduções às tecnologias a utilizar.
As aulas práticas serão usadas para o desenvolvimento laboratorial do projeto, em grupo, tendo o docente como consultor.
Software
PHP
PostgreSQL
Biblioteca Smarty
Biblioteca jQuery
Palavras-chave
Physical sciences > Computer science > Informatics
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 70 | |
Relatório de Especificação de Requisitos (RER) | Trabalho laboratorial ou de campo | 27 | 07/03/2012 |
Relatório de Especificação da Base de Dados (REBD) | Trabalho laboratorial ou de campo | 27 | 28/03/2012 |
Relatório de Arquitetura e Protótipo Vertical (RAP) | Trabalho laboratorial ou de campo | 27 | 25/04/2012 |
Produto (P) | Trabalho laboratorial ou de campo | 36 | 30/05/2012 |
Apresentação (A) | Participação Presencial | 5 | 01/06/2012 |
Desempenho Individual (DI) | Participação Presencial | 0 | 01/06/2012 |
| Total: | 192 | |
Obtenção de Frequência
A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de 40% a qualquer uma das componentes da avaliação.
Cálculo da Classificação Final
A nota final será calculada usando a fórmula: Nota = 10% RER + 20% REBD + 20% RAP + 40% PA + 10% DI
Legenda:
RER - Relatório de Especificação de Requisitos
REBD - Relatório de Especificação da Base de Dados
RAP - Relatório de Arquitetura e Protótipo Vertical
PA - Produto e Apresentação
DI - Desempenho Individual
A classificação a qualquer componente de avaliação pode variar de elemento para elemento do mesmo grupo.
Dada a natureza laboratorial da unidade curricular, não é possível fazer uma avaliação num único momento e, por isso, a avaliação do trabalho prático não pode ser substituída pela realização de um exame.
Provas e Trabalhos Especiais
Não há provas nem trabalhos especiais.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
A avaliação do trabalho, realizado em grupo, é igual para todos os estudantes independentemente do regime de inscrição. Os estudantes dispensados das aulas devem combinar com os docentes a marcação de reuniões regulares para discussão e acompanhamento dos trabalhos.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
A classificação poderá ser melhorada na ocorrência seguinte da unidade curricular.
— JCL, SSN