====== Ficha de Unidade Curricular ====== **Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação\\ Linguagens de Anotação e Processamento de Documentos\\ Ocorrência: 2013/2014** \\ --- \\ //**[[https://sigarra.up.pt/feup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=333153|Página oficial]]**// ===== Informação geral ===== **Curso**: Linguagens de Anotação e Processamento de Documentos\\ **Código**: EIC0107\\ **Curso**: MIEIC, 4º\\ **Ano letivo**: 2013/2014\\ **Semestre**: 2S\\ **ECTS**: 6\\ **Horas/Semanas**: 3 TP\\ **Professores**: [[http://www.fe.up.pt/uk/funcionarios_geral.FormView?p_codigo=230756|João Correia Lopes]] | [[http://www.up.pt/feup/funcionarios_geral.FormView?p_codigo=209566|Cristina Ribeiro]] ===== Língua de trabalho ===== Português. //Suitable for English-speaking students// ===== Objetivos ===== ENQUADRAMENTO A unidade curricular "Linguagens de Anotação e Processamento de Documentos" tem como contexto o uso generalizado de linguagens de anotação para a representação de informação semi-estruturada e a existência de ferramentas normalizadas para o seu tratamento. OBJETIVOS Esta unidade curricular foca-se na obtenção de linguagens de anotação para um dado domínio e na realização de aplicações baseadas em linguagens de anotação e tem por objetivos: - Sensibilizar os estudantes para as múltiplas aplicações não triviais das linguagens de anotação; - Familiarizar os estudantes com as tecnologias de processamento e armazenamento de informação semi-estruturada; - Aplicar as tecnologias de anotação na definição de uma linguagem e na resolução de um problema com recurso ao desenvolvimento de uma aplicação. ===== Resultados de aprendizagem e competências ===== No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: * Identificar os usos das linguagens de anotação em documentos, em repositórios de dados e no suporte a aplicações; * Criar modelos para documentos XML; * Distinguir as linguagens normalizadas para domínios de aplicação e os usos //ad-hoc// da anotação; * Desenhar uma linguagem de anotação para servir de base a um tipo de documentos ou aos dados de uma aplicação; * Interpretar os resultados do processamento de documentos com as tecnologias baseadas em XML; * Avaliar comparativamente soluções baseadas em XML e outras para suporte à troca de informação entre aplicações; * Desenhar folhas de estilo XSL para transformar documentos; * Usar uma base de dados com armazenamento nativo de XML e tirar partido das suas funções de interrogação; * Comparar a organização de dados em modelo de anotação com o modelo relacional e traduzir dados entre modelos; * Produzir um modelo de anotação para dados de um domínio de aplicação, armazenar um conjunto de dados e interrogá-los; * Comparar as linguagens de anotação e outras representações de documentos e de dados do ponto de vista da preservação ao longo das mudanças tecnológicas; * Desenvolver um protótipo de aplicação baseada em XML envolvendo o uso de um dialeto e processamento de documentos. ===== Modo de trabalho ===== Presencial ===== Pré-requisitos ===== Os estudantes devem ter competências básicas em linguagens e tecnologias de anotação. ===== Programa ===== * Desenho de linguagens de anotação. Análise de linguagens existentes em vários domínios. * Interrogação de documentos XML. A linguagem XPath. A linguagem XQuery. * Transformações de documentos XML com XSLT. Apresentação de documentos XML com XSL-FO. * Processamento de XML em aplicações. As interfaces DOM e SAX. * Armazenamento de XML: bases de dados XML nativas; armazenamento de XML em bases de dados objeto-relacional. ===== Bibliografia principal ===== * Anders Møller, Michael I. Schwartzbach; //An Introduction to XML and Web Technologies//, Addison Wesley Professional, 2006. ISBN: 0321269667 [[http://aleph.fe.up.pt/F/-?func=find-b&find_code=SYS&request=000074209|Biblioteca]] ===== Bibliografia complementar ===== * Neil Bradley, The XML Companion, Addison-Wesley, 3rd Edition, 2002, ISBN: 0-201-77059-8. [[http://aleph.fe.up.pt/F/-?func=find-b&find_code=SYS&request=000050335|Biblioteca]] * José Carlos Ramalho, Pedro Henriques; //XML e XSL — da Teoria à Prática//, FCA Editora, 2002, ISBN: 972-722-347-8. [[http://aleph.fe.up.pt/F/-?func=find-b&find_code=SYS&request=000057949|Biblioteca]] * Elliotte Rusty Harold, W. Scott Means, //XML in a Nutshell//, O'Reilly, Third Edition, 2004, ISBN: 0-596-00292-0. [[http://aleph.fe.up.pt/F/-?func=find-b&find_code=SYS&request=000057950|Biblioteca]] ===== Métodos de ensino e atividades de aprendizagem ===== Os tempos letivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, e desenvolvimento de exemplos relacionados. Nas sessões práticas os tópicos de investigação propostos são discutidos com os estudantes e o trabalho prático é reportado. ===== Software de apoio ===== * oXygen * XML Spy * eXist ===== Palavras-chave ===== Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática ===== Tipo de avaliação ===== Avaliação distribuída sem exame final. ===== Componentes de avaliação e ocupação ===== O trabalho prático decompõe-se em três componentes com entrega de um pequeno artigo científico e uma apresentação a realizar ao longo do semestre. ==== Componentes de avaliação ==== ^ Descrição ^ Tipo ^ Tempo (horas) ^ Data de Conclusão ^ | Aulas da unidade curricular (estimativa) | Aulas | 39 | — | | Quiz #1: storage | Questionário | 0 | 17/03/2014 | | Proposta de projeto (D1) | Trabalho | 30 | 24/03/2014 | | Quiz #2: XQuery | Questionário | 0 | 31/03/2014 | | Quiz #3: XSLT | Questionário | 0 | 28/04/2014 | | Arquitetura e protótipo (D2) | Trabalho | 33 | 12/05/2014 | | Quiz #4: RDF | Questionário | 0 | 02/06/2014 | | Aplicação baseada em XML (D3) | Trabalho | 60 | 09/06/2014 | | | Total | 162 | — | ==== Componentes de ocupação ==== Elaboração de projeto 126\\ Frequência das aulas 36 ===== Obtenção de frequência ===== n/a ===== Fórmula de cálculo da classificação final ===== A nota final será calculada usando a fórmula: NOTA = 70% Trabalho + 30% Questionários, sendo: Trabalho = 20% D1 + 30% D2 + 50% D3. O trabalho prático será avaliado através da documentação apresentada até às respetivas datas-limite, da participação nas apresentações e da aplicação desenvolvida. Os conceitos teóricos são avaliados através da resposta individual a 4 questionários de 20 minutos a realizar durante a aula. A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de 40% em cada uma das entregas e apresentações da avaliação prática (D1 a D3) e de 40% na média dos questionários relacionados com a matéria teórica (Quiz #1 a Quiz #4). Esta unidade curricular, dada a sua natureza, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso. ===== Provas e trabalhos especiais ===== Não há provas nem trabalhos especiais. ===== Avaliação especial (TE, DA, ...) ===== Os trabalhos práticos, realizados durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, são exigidos a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição e da eventual dispensa de frequência. Os estudantes que não frequentam regularmente fazem as entregas dos trabalhos e apresentações nas épocas previstas. ===== Melhoria de classificação final/distribuída ===== A nota final pode ser melhorada apenas através da frequência de numa nova edição da unidade curricular. \\ --- //JCL, MCR//