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Correia Lopes [Bibliografia Obrigatória]
teach:fpro:ficha [07/10/2020 16:51] (current)
Correia Lopes [Fórmula de cálculo da classificação final]
Line 3: Line 3:
 **Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação\\ **Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação\\
   Fundamentos da Programação\\   Fundamentos da Programação\\
-  Ocorrência: 2019/2020**+  Ocorrência: 2020/2021**
 \\ \\
 --- ---
 \\ \\
  
-//**[[https://sigarra.up.pt/feup/pt/UCURR_GERAL.FICHA_UC_VIEW?pv_ocorrencia_id=436425|Institutional page]]**//+[[https://sigarra.up.pt/feup/pt/UCURR_GERAL.FICHA_UC_VIEW?pv_ocorrencia_id=459463|Institutional page]] |  
 +[[sheet|[em inglês] ]]
  
 ===== Informação geral ===== ===== Informação geral =====
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 **Curso**: MIEIC\\ **Curso**: MIEIC\\
 **Anos Curriculares**: 1º\\ **Anos Curriculares**: 1º\\
-**Página oficial**: [[https://sigarra.up.pt/feup/pt/UCURR_GERAL.FICHA_UC_VIEW?pv_ocorrencia_id=436425|Sigarra]]\\+**Página oficial**: [[https://sigarra.up.pt/feup/pt/UCURR_GERAL.FICHA_UC_VIEW?pv_ocorrencia_id=459463|Sigarra]]\\
 **Créditos ECTS**: 6\\ **Créditos ECTS**: 6\\
 **Horas de Contacto**: 70\\ **Horas de Contacto**: 70\\
 **Horas Totais**: 162\\ **Horas Totais**: 162\\
-**Ocorrência**: 2019/2020\\+**Ocorrência**: 2020/2021\\
 **Semestre**: 1S\\ **Semestre**: 1S\\
 **Teóricas**: 2x1,5h: João Correia Lopes ([[https://sigarra.up.pt/feup/en/func_geral.formview?p_codigo=230756|JCL]]) \\ **Teóricas**: 2x1,5h: João Correia Lopes ([[https://sigarra.up.pt/feup/en/func_geral.formview?p_codigo=230756|JCL]]) \\
-**Teórico-Práticas**: 8x2h: João Correia Lopes ([[https://sigarra.up.pt/feup/en/func_geral.formview?p_codigo=230756|JCL]]), Rui Camacho ([[https://sigarra.up.pt/feup/en/func_geral.formview?p_codigo=209847|RCS]]), Ricardo Cruz ([[https://sigarra.up.pt/feup/pt/func_geral.formview?p_codigo=552793|RPMC]]), Fernando Cassola Marques ([[https://sigarra.up.pt/feup/pt/func_geral.formview?p_codigo=598256|FJCM]]) \\ +**Teórico-Práticas**: 8x2h: João Correia Lopes ([[https://sigarra.up.pt/feup/en/func_geral.formview?p_codigo=230756|JCL]]), Rui Camacho ([[https://sigarra.up.pt/feup/en/func_geral.formview?p_codigo=209847|RCS]]), Ricardo Cruz ([[https://sigarra.up.pt/feup/pt/func_geral.formview?p_codigo=552793|RPMC]]), Nuno Moreira Macedo \\ 
-**Attendance**: 2x1h: [[https://sigarra.up.pt/feup/pt/fest_geral.cursos_list?pv_num_unico=201806854|António Cadilha]], [[https://sigarra.up.pt/feup/pt/fest_geral.cursos_list?pv_num_unico=201806554|Telmo Baptista]]+**Attendance**: 
  
 ===== Língua de trabalho ===== ===== Língua de trabalho =====
Line 84: Line 85:
 ===== Bibliografia Obrigatória ===== ===== Bibliografia Obrigatória =====
  
-  * Peter Wentworth, Jeffrey Elkner, Allen B. Downey, and Chris Meyers, //How to Think Like a Computer Scientist — Learning with Python 3//, Release 3rd Edition, 2019 [[https://media.readthedocs.org/pdf/howtothink/latest/howtothink.pdf|[PDF] ]][[http://openbookproject.net/thinkcs/python/english3e/|[HTML] ]] [[http://catalogo.up.pt/F/?func=direct&doc_number=000469776&local_base=UPB01|[Biblioteca] ]]+  * Peter Wentworth, Jeffrey Elkner, Allen B. Downey, and Chris Meyers, //How to Think Like a Computer Scientist — Learning with Python 3//, Release 3rd Edition, 2020 [[https://media.readthedocs.org/pdf/howtothink/latest/howtothink.pdf|[PDF] ]][[http://openbookproject.net/thinkcs/python/english3e/|[HTML] ]] [[http://catalogo.up.pt/F/?func=direct&doc_number=000469776&local_base=UPB01|[Biblioteca] ]]
  
 ===== Bibliografia Complementar ===== ===== Bibliografia Complementar =====
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 ===== Métodos de ensino e atividades de aprendizagem ===== ===== Métodos de ensino e atividades de aprendizagem =====
  
-O envolvimento contínuo do estudante com a unidade é promovido, através do estudo e discussão dos tópicosdistribuídos previamente em Notebooks Jupytertanto em aulas teóricas e teórico-práticas, como através de trabalhos de programação dentro e fora das aulas.+O envolvimento contínuo do estudante com a unidade é promovido, através do estudo e discussão dos tópicos (distribuídos previamente em Notebooks Jupytertanto em aulas teóricas e teórico-práticas, como através de trabalhos de programação dentro e fora das aulas.
  
 O estudante é encorajado a encontrar as melhores ideias para resolver problemas específicos, executá-las e implementar as soluções de programação, de forma elegante, legível e eficiente (em tempo e em espaço) usando a linguagem de programação Python. O estudante é encorajado a encontrar as melhores ideias para resolver problemas específicos, executá-las e implementar as soluções de programação, de forma elegante, legível e eficiente (em tempo e em espaço) usando a linguagem de programação Python.
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 Tarefas em sala de aula são usadas para avaliação somativa no final de cada aula teórica através de questionários no Moodle. Tarefas em sala de aula são usadas para avaliação somativa no final de cada aula teórica através de questionários no Moodle.
  
-Os estudantes são incentivados a usar uma App Web (Play) contendo exercícios de programação selecionados por tema: exercícios (fáceispara realizar antes da aula teórica, exercícios (dificuldade médiapara realizar antes das tarefas semanais (RE) e exercícios (difíceispara realizar antes das provas práticas em computador (PE). +Os estudantes são incentivados a usar a Play web app Web (https://fpro.fe.up.pt/play) contendo exercícios de programação selecionados por tema: "fáceispara realizar antes da aula teórica, "dificuldade médiapara realizar antes das tarefas semanais (RE) e "difíceispara realizar antes das provas práticas em computador (PE).
- +
-No trabalho em sala de aula, os estudantes usam o mesmo ambiente de trabalho (IDE Spyder, Pylint, App Web (Test) e de submissão de exercícios de programação) que é usado posteriormente nas avaliações individuais (PE).+
  
 +No trabalho em sala de aula, os estudantes usam o mesmo ambiente de trabalho que é usado mais tarde nas avaliações individuais (PE) --- IDE Spyder3, Test web app (https://fpro.fe.up.pt/test) para desenvolvimento e submissão de exercícios de programação.
 Sempre que for considerado necessário na sala de aula, especialmente durante o primeiro mês de aulas da unidade, os alunos são incentivados a passar pela "Clínica", assegurada por monitores, para obter ajuda. Sempre que for considerado necessário na sala de aula, especialmente durante o primeiro mês de aulas da unidade, os alunos são incentivados a passar pela "Clínica", assegurada por monitores, para obter ajuda.
  
 ===== Software ===== ===== Software =====
  
-  * Anaconda Distribution 2019.03 for Linux (https://www.anaconda.com)+  * Anaconda Distribution 2020.07 for Linux (https://www.anaconda.com)
   * Spyder3 (incluido em Anaconda)   * Spyder3 (incluido em Anaconda)
-  * Python 3.(incluido em Anaconda)+  * Python 3.(incluido em Anaconda) 
 +  * Jupyter Notebooks
  
 ===== Palavras-chave ===== ===== Palavras-chave =====
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 Avaliação distribuída sem exame final. Avaliação distribuída sem exame final.
  
-===== Avaliação e componentes de Ocupação =====+===== Componentes de Avaliação =====
  
-Descrição  Tipo  ^  Tempo (horas ^ Data de Conclusão  +Designação                      ^  Peso (%) ^ 
-| Participação presencial (estimativa) | Aulas |  70  |  | +| Teste                                  80 
-| PE01    | Teste/Exame      |  16/10/2019  +Trabalho prático ou de projeto         20 
-PE02    | Teste/Exame      |  06/11/2019  +                         Total:       100 
-PE03    Teste/Exame  |  0    |  27/11/2019  + 
-| PE04    | Teste/Exame  |  0    |  18/12/2019  | +===== Componentes de Ocupação ===== 
-| PE05    | Teste/Exame  |  0    |  08/01/2020  | + 
-TE01    Teste/Exame  |  0    |  15/01/2020  +^ Designação            ^  Tempo (Horas) ^ 
-Estudo  Estudo        92   |  +Estudo autónomo                  102 
-        |       Total: |  162  |  |+Frequência das aulas              60 
 +               Total: |            162 |
  
 ===== Obtenção de frequência ===== ===== Obtenção de frequência =====
  
-Os estudantes são admitidos ao teste teórico (TE), se não excederem o limite de faltas (25% do número total de aulas teórico-práticas estimadas) e se obtiverem um mínimo de 40% pelo menos numa das duas últimas avaliações práticas em computador (MAX(PE04, PE05) >= 40%).+Os estudantes são admitidos ao teste teórico (TE), se não excederem o limite de faltas (25% do número total de aulas teórico-práticas estimadas) e se obtiverem um mínimo de 40% na última avaliação prática em computador (PE04).
  
 ===== Fórmula de cálculo da classificação final ===== ===== Fórmula de cálculo da classificação final =====
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 A avaliação será baseada nas seguintes componentes: A avaliação será baseada nas seguintes componentes:
  
-**LE** = Perguntas de resposta múltipla, sobre conceitos de programação, realizadas individualmente no Moodle em sala de aula teórica (são selecionadas as melhores 20 classificações de um total de 26)// [5 perguntas, 5 minutos]//\\ +**LE** = Perguntas de resposta múltipla, sobre conceitos de programação, realizadas individualmente no Moodle em sala de aula teórica (são selecionadas as melhores 20 classificações de um total de 24)// [5 perguntas, 5 minutos]//\\ 
-**RE** = Exercícios de programação semanais para casa e nas aulas teórico-práticas (são selecionadas as melhores 10 classificações de 13) //[5 perguntas, NA]//\\ +**RE** = Exercícios de programação semanais para casa e nas aulas teórico-práticas (são selecionadas as melhores 10 classificações de 12) //[5 perguntas, NA]//\\ 
-**PE** = Avaliação prática em computador a realizar, individualmente, no Moodle (são selecionadas as melhores 3 classificações de 5) //[5 perguntas, 105 minutos]//\\ +**PE** = Avaliação prática em computador a realizar, individualmente, no Moodle (são selecionadas as melhores 3 classificações de 4) //[5 perguntas, 90 minutos]//\\ 
-**TE** = Avaliação teórica através de questionário de respostas múltiplas, a realizar individualmente no Moodle com consulta de um livro //[50 perguntas, 105 minutos]//+**TE** = Avaliação teórica através de questionário de respostas múltiplas, a realizar individualmente no Moodle com consulta de um livro //[50 perguntas, 90 minutos]//
  
 **Classificação final** = 10% LE + 10% RE + 50% PE + 30% TE **Classificação final** = 10% LE + 10% RE + 50% PE + 30% TE
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 **Observações**: **Observações**:
   - É exigida classificação mínima de 40% na componente TE   - É exigida classificação mínima de 40% na componente TE
-  - É exigida a classificação mínima de 40% em pelo menos uma das 2 últimas provas (PE04 ou PE05)+  - É exigida a classificação mínima de 40% na última avaliação prática em computador (PE04)
   - Terá lugar uma segunda prova teórica (TE02) para estudantes admitidos e que faltem ao teste com justificação válida, ou de recuperação para os estudantes admitidos e que não obtiveram a nota mínima; no último caso, a nota nesta componente é limitada a 50%   - Terá lugar uma segunda prova teórica (TE02) para estudantes admitidos e que faltem ao teste com justificação válida, ou de recuperação para os estudantes admitidos e que não obtiveram a nota mínima; no último caso, a nota nesta componente é limitada a 50%
   - Se a classificação final for maior que 17, o estudante pode ser submetido a uma avaliação oral e a nota final é a média das duas classificações   - Se a classificação final for maior que 17, o estudante pode ser submetido a uma avaliação oral e a nota final é a média das duas classificações
-  - Os estudantes que atingirem pelo menos 90% nas tarefas de avaliação presencial de programação semanal (LE + RE), a meio do semestre podem optar por manter a nota e fazer um pequeno projeto para atingir a nota máxima (100%) nessas duas componentes+  - Os estudantes que atingirem pelo menos 90% nas tarefas de avaliação presencialde programação semanal e individual (LE + RE + PE), a meio do semestre podem optar por manter a nota e fazer um pequeno projeto; desta forma, ficam com as notas LE e RE atuais congeladas e, com o projeto, podem atingir a nota máxima (100%) nessas duas componentes
  
 ===== Provas e trabalhos especiais ===== ===== Provas e trabalhos especiais =====
  
-A avaliação desta unidade usa três tipos de provas:: +A avaliação desta unidade usa quatro tipos de provas:: 
-  - Exercícios em aula teórica, ou fora de aula, relacionadas com os tópicos atuais, a serem submetidos no Moodle e classificados automaticamente +  * Na aula teórica, através de um questionário de escolha múltipla no Moodle, sem consulta, para avaliar o acompanhamento dos tópicos espostos (LE) 
-  Avaliação prática em computador de um conjunto de pequenos programas ou funções, utilizando o Moodle e classificados automaticamente, e com consulta de textos de referência +  * Na aula teorico-práticas ou fora da aula, exercícios de programação relacionadas com os tópicos atuais, a serem submetidos no Moodle e classificados automaticamente (RE) 
-  Avaliação teórica através de um questionário de escolha múltipla no Moodle, com consulta de um livro, para avaliar a aprendizagem dos conceitos fundamentais de programação e a capacidade dos estudantes usarem e discutirem os melhores algoritmos e estruturas de dados para problemas específicos+  Avaliação prática em computador de exercícios de programação, utilizando o Moodle e classificados automaticamente, e com consulta de textos de referência (PE) 
 +  Avaliação teórica através de um questionário de escolha múltipla no Moodle, com consulta de um livro, para avaliar a aprendizagem dos conceitos fundamentais de programação e a capacidade dos estudantes usarem e discutirem os melhores algoritmos e estruturas de dados para problemas específicos (TE)
  
 ===== Melhoria de classificação ===== ===== Melhoria de classificação =====
  
-No ano letivo seguinte, o estudante pode solicitar melhoria de classificação que inclui a avaliação prática em computador PE04 ou PE05 e a avaliação teórica TE01 ou TE02, com consulta de apenas um livro, igual à realizada pelos estudantes inscritos.+No ano letivo seguinte, o estudante pode solicitar melhoria de classificação que inclui a avaliação prática em computador PE04 e a avaliação teórica TE01, com consulta de apenas um livro, igual à realizada pelos estudantes inscritos.
  
 **Classificação final** =  60% PE + 40% TE **Classificação final** =  60% PE + 40% TE
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 ===== Avaliação especial (TE, DA, ...) ===== ===== Avaliação especial (TE, DA, ...) =====
  
-No caso de estudantes que não frequentem as aulas e dispensem a avaliação semanal (LE e RE), a classificação final será a média pesada da classificação das restantes componentes de avaliação: avaliação prática em computacional (PE) e avaliação teórica (TE), realizadas tal como os estudantes ordinários.+No caso de estudantes que não frequentem as aulas e dispensem a avaliação semanal (LE e RE), a classificação final será a média pesada da classificação das restantes componentes de avaliação: avaliação prática em computador (PE) e avaliação teórica (TE), realizadas tal como os estudantes ordinários.
  
 **Classificação final** =  60% PE + 40% TE **Classificação final** =  60% PE + 40% TE
Line 189: Line 192:
 **Observações**: **Observações**:
   - É exigida classificação mínima de 40% em cada um dos componentes PE e TE   - É exigida classificação mínima de 40% em cada um dos componentes PE e TE
-  - É exigida a classificação mínima de 40% em pelo menos uma das 2 últimas provas (PE4 ou PE5)+  - É exigida a classificação mínima de 40% na última avaliação prática em computador (PE4)
   - Terá lugar uma segunda prova teórica (TE02) para estudantes admitidos e que faltem à avaliação com justificação válida, ou de recuperação para os estudantes admitidos e que não obtiveram a nota mínima. No último caso, a nota nesta componente é limitada a 50%   - Terá lugar uma segunda prova teórica (TE02) para estudantes admitidos e que faltem à avaliação com justificação válida, ou de recuperação para os estudantes admitidos e que não obtiveram a nota mínima. No último caso, a nota nesta componente é limitada a 50%
-  - Se a classificação final for maior que 17, o estudante pode ser submetido a uma avalaição oral e a nota final é a média das duas classificações+  - Se a classificação final for maior que 17, o estudante pode ser submetido a uma avaliação oral e a nota final é a média das duas classificações
  
 ===== Observações ===== ===== Observações =====
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- --- //FPRO2019/2020//+ --- //[[jlopes@fe.up.pt|Correia Lopes]]01/08/2020 08:55//
teach/fpro/ficha.1569921660.txt.gz · Last modified: 01/10/2019 10:21 by Correia Lopes