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teach:dapi:201415:ficha

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 +====== Ficha de Unidade Curricular ======
  
 +**Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação\\
 +  Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação\\
 +  Ocorrência de: 2014/2015**
 +\\
 +---
 +\\
 +
 +//** [[http://sigarra.up.pt/feup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=350446|Página oficial]] **//
 +
 +===== Informação Geral =====
 +
 +**Curso**: Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação\\
 +**Código**: EIC0108/PRODEI003\\
 +**Curso**: MIEIC, 5º\\
 +**Ano letivo**: 2014/2015\\
 +**Semestre**: 1S\\
 +**ECTS**: 6/7,5\\
 +**Horas/Semanas**: 1x3TP\\
 +**Professores**:  [[https://sigarra.up.pt/feup/funcionarios_geral.FormView?p_codigo=209566|Cristina Ribeiro]] | [[https://sigarra.up.pt/feup/funcionarios_geral.FormView?p_codigo=230756|João Correia Lopes]]
 +
 +===== Língua de trabalho =====
 +
 +//Suitable for English-speaking students//
 +
 +===== Objetivos =====
 +
 +1. ENQUADRAMENTO 
 +
 +A unidade curricular "Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação" tem como contexto a existência de grandes repositórios de informação de natureza muito diversa e os requisitos para a sua organização, descrição, armazenamento e pesquisa.
 +
 +2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
 +
 +  - Sensibilizar os estudantes para os problemas do armazenamento e organização de grandes coleções de dados.
 +  - Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais e da sua aplicação em ferramentas.
 +  - Explorar os métodos e ferramentas para a descrição de recursos na web e para o uso da descrição em aplicações que fazem uso do significado dos dados.
 +
 +===== Resultados de aprendizagem e competências =====
 +
 +No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
 +
 +  * Identificar fontes de dados em repositórios de dados, APIs de serviços on-line e registos (logs) de utilizadores;
 +  * Decidir sobre a qualidade das fontes de dados e caracterizar um conjunto de dados selecionado;
 +  * Escolher a granularidade do documento e um modelo de armazenamento para o conjunto de dados;
 +  * Usar as ferramentas de manipulação de dados para selecionar subconjuntos de dados apropriados e para ajustar os dados às suas aplicações pretendidas;
 +  * Descrever os modelos usados na recuperação de informação, e em particular na recuperação na web;
 +  * Reconhecer as diversas tarefas que são consideradas na recuperação de informação;
 +  * Aplicar as medidas de avaliação da recuperação de informação à comparação de ferramentas de pesquisa na web;
 +  * Relacionar os documentos na web com a meta-informação que os descreve e relaciona;
 +  * Tratar as ontologias como fornecedoras de ferramentas de descrição;
 +  * Explorar as aplicações que manipulam descrições de informação na web semântica e criar conjuntos de metadados para um domínio;
 +  * Comparar serviços baseados na web semântica e outras abordagens mais simples para a descrição de recursos.
 +
 +===== Modo de trabalho =====
 +
 +Presencial
 +
 +===== Pré-requisitos =====
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 +Conhecimento e prática com linguagens de programação para o desenvolvimento de aplicações.
 +
 +===== Programa =====
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 +  * Introdução às coleções de dados; ferramentas para recolha, preparação e acesso a dados; modelos de dados e armazenamento de coleções.
 +  * Pesquisa de informação de base textual; modelos de recuperação; avaliação; recuperação de informação na web.
 +  * Descrição de informação: linguagens da Web semântica; RDF, RDF-Schema, OWL; ontologias para dados de um domínio.
 +
 +===== Bibliografia principal =====
 +
 +  * Christopher D. Manning, Prabhakar Raghavan, Hinrich Schütze; //Introduction to Information Retrieval//, Cambridge University Press, 2008. ISBN: 0521865719 [[http://aleph.fe.up.pt/F/-?func=find-b&find_code=SYS&request=000128218|Biblioteca]]
 +  * Anders Møller, Michael I. Schwartzbach; //An Introduction to XML and Web Technologies//, Addison Wesley Professional, 2006. ISBN: 0321269667 [[http://aleph.fe.up.pt/F/-?func=find-b&find_code=SYS&request=000074209|Biblioteca]]
 +
 +===== Métodos de ensino e atividades de aprendizagem =====
 +
 +Os tempos letivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados, discussão de leituras propostas e resolução pelos estudantes de exercícios propostos.
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 +===== Software =====
 +
 +  * Apache Lucene + Solr
 +  * Protégé 
 +  * oXygen XML editor
 +
 +===== Palavras-chave =====
 +
 +Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática
 +
 +===== Tipo de avaliação =====
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 +Avaliação distribuída sem exame final
 +
 +===== Componentes de Avaliação e Ocupação registadas =====
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 +^ Descrição                             ^ Tipo          Tempo (horas)  ^ Data de Conclusão  ^
 +| Participação presencial (estimativa)  | Aulas        |  39                                |
 +| Entrega Trabalho 1                    | Projetos      15              9/10/2014         |
 +| Entrega Trabalho 2                    | Projetos      30              13/11/2014        |
 +| Entrega Trabalho 3                    | Projetos      30              05/01/2015        |
 +| Teste 1                               | Teste/Exame  |  1              |  20/11/2014        |
 +| Teste 2                               | Teste/Exame  |  1              |  n/a               |
 +| Estudo                                | Teste/Exame  |  46/84          |  n/a               |
 +|                                             Total: |  162/200        |                    |
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 +===== Obtenção de frequência =====
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 +A unidade curricular tem uma componente de avaliação prática que é o resultado da realização dos trabalhos, a entregar antes das respetivas datas limite fixadas no plano da unidade curricular.
 +Os estudantes têm de obter 50% em cada um dos elementos da avaliação prática.
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 +A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de classificação superior a 40% em cada um dos mini-testes.
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 +Os trabalhadores estudantes e outros estudantes com regime equivalente e dispensados de aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos. 
 +Estes estudantes estão obrigados a realizar os mini-testes, as entregas e as apresentações de trabalhos previstas na UC.
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 +===== Fórmula de cálculo da classificação final =====
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 +A classificação final é calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalho + 40% Mini-testes.
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 +A componente Trabalho é o resultado da avaliação prática e pode ser obtida:
 +  * realizando três trabalhos de acordo com os guiões propostos;
 +  * propondo um projeto para o semestre e realizando entregas e apresentações de resultados nos mesmos prazos que os dos trabalhos.
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 +A opção pelo projeto e o seu plano de trabalho têm de ser acordados com os docentes.
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 +===== Provas e trabalhos especiais =====
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 +Não há provas nem trabalhos especiais.
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 +===== Avaliação especial (TE, DA, ...) =====
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 +A avaliação distribuída, realizada durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
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 +===== Melhoria de classificação =====
 +
 +A classificação pode ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular.
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 +-- MCR, JCL
teach/dapi/201415/ficha.txt · Last modified: 09/09/2015 18:30 (external edit)