teach:dapi:201415:ficha
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+ | ====== Ficha de Unidade Curricular ====== | ||
+ | **Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação\\ | ||
+ | Descrição, | ||
+ | Ocorrência de: 2014/2015** | ||
+ | \\ | ||
+ | --- | ||
+ | \\ | ||
+ | |||
+ | //** [[http:// | ||
+ | |||
+ | ===== Informação Geral ===== | ||
+ | |||
+ | **Curso**: Descrição, | ||
+ | **Código**: | ||
+ | **Curso**: MIEIC, 5º\\ | ||
+ | **Ano letivo**: 2014/2015\\ | ||
+ | **Semestre**: | ||
+ | **ECTS**: 6/7,5\\ | ||
+ | **Horas/ | ||
+ | **Professores**: | ||
+ | |||
+ | ===== Língua de trabalho ===== | ||
+ | |||
+ | //Suitable for English-speaking students// | ||
+ | |||
+ | ===== Objetivos ===== | ||
+ | |||
+ | 1. ENQUADRAMENTO | ||
+ | |||
+ | A unidade curricular " | ||
+ | |||
+ | 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS | ||
+ | |||
+ | - Sensibilizar os estudantes para os problemas do armazenamento e organização de grandes coleções de dados. | ||
+ | - Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais e da sua aplicação em ferramentas. | ||
+ | - Explorar os métodos e ferramentas para a descrição de recursos na web e para o uso da descrição em aplicações que fazem uso do significado dos dados. | ||
+ | |||
+ | ===== Resultados de aprendizagem e competências ===== | ||
+ | |||
+ | No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: | ||
+ | |||
+ | * Identificar fontes de dados em repositórios de dados, APIs de serviços on-line e registos (logs) de utilizadores; | ||
+ | * Decidir sobre a qualidade das fontes de dados e caracterizar um conjunto de dados selecionado; | ||
+ | * Escolher a granularidade do documento e um modelo de armazenamento para o conjunto de dados; | ||
+ | * Usar as ferramentas de manipulação de dados para selecionar subconjuntos de dados apropriados e para ajustar os dados às suas aplicações pretendidas; | ||
+ | * Descrever os modelos usados na recuperação de informação, | ||
+ | * Reconhecer as diversas tarefas que são consideradas na recuperação de informação; | ||
+ | * Aplicar as medidas de avaliação da recuperação de informação à comparação de ferramentas de pesquisa na web; | ||
+ | * Relacionar os documentos na web com a meta-informação que os descreve e relaciona; | ||
+ | * Tratar as ontologias como fornecedoras de ferramentas de descrição; | ||
+ | * Explorar as aplicações que manipulam descrições de informação na web semântica e criar conjuntos de metadados para um domínio; | ||
+ | * Comparar serviços baseados na web semântica e outras abordagens mais simples para a descrição de recursos. | ||
+ | |||
+ | ===== Modo de trabalho ===== | ||
+ | |||
+ | Presencial | ||
+ | |||
+ | ===== Pré-requisitos ===== | ||
+ | |||
+ | Conhecimento e prática com linguagens de programação para o desenvolvimento de aplicações. | ||
+ | |||
+ | ===== Programa ===== | ||
+ | |||
+ | * Introdução às coleções de dados; ferramentas para recolha, preparação e acesso a dados; modelos de dados e armazenamento de coleções. | ||
+ | * Pesquisa de informação de base textual; modelos de recuperação; | ||
+ | * Descrição de informação: | ||
+ | |||
+ | ===== Bibliografia principal ===== | ||
+ | |||
+ | * Christopher D. Manning, Prabhakar Raghavan, Hinrich Schütze; // | ||
+ | * Anders Møller, Michael I. Schwartzbach; | ||
+ | |||
+ | ===== Métodos de ensino e atividades de aprendizagem ===== | ||
+ | |||
+ | Os tempos letivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados, | ||
+ | |||
+ | ===== Software ===== | ||
+ | |||
+ | * Apache Lucene + Solr | ||
+ | * Protégé | ||
+ | * oXygen XML editor | ||
+ | |||
+ | ===== Palavras-chave ===== | ||
+ | |||
+ | Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática | ||
+ | |||
+ | ===== Tipo de avaliação ===== | ||
+ | |||
+ | Avaliação distribuída sem exame final | ||
+ | |||
+ | ===== Componentes de Avaliação e Ocupação registadas ===== | ||
+ | |||
+ | ^ Descrição | ||
+ | | Participação presencial (estimativa) | ||
+ | | Entrega Trabalho 1 | Projetos | ||
+ | | Entrega Trabalho 2 | Projetos | ||
+ | | Entrega Trabalho 3 | Projetos | ||
+ | | Teste 1 | Teste/ | ||
+ | | Teste 2 | Teste/ | ||
+ | | Estudo | ||
+ | | | ||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | ===== Obtenção de frequência ===== | ||
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+ | A unidade curricular tem uma componente de avaliação prática que é o resultado da realização dos trabalhos, a entregar antes das respetivas datas limite fixadas no plano da unidade curricular. | ||
+ | Os estudantes têm de obter 50% em cada um dos elementos da avaliação prática. | ||
+ | |||
+ | A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de classificação superior a 40% em cada um dos mini-testes. | ||
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+ | Os trabalhadores estudantes e outros estudantes com regime equivalente e dispensados de aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos. | ||
+ | Estes estudantes estão obrigados a realizar os mini-testes, | ||
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+ | |||
+ | ===== Fórmula de cálculo da classificação final ===== | ||
+ | |||
+ | A classificação final é calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalho + 40% Mini-testes. | ||
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+ | A componente Trabalho é o resultado da avaliação prática e pode ser obtida: | ||
+ | * realizando três trabalhos de acordo com os guiões propostos; | ||
+ | * propondo um projeto para o semestre e realizando entregas e apresentações de resultados nos mesmos prazos que os dos trabalhos. | ||
+ | |||
+ | A opção pelo projeto e o seu plano de trabalho têm de ser acordados com os docentes. | ||
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+ | ===== Provas e trabalhos especiais ===== | ||
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+ | Não há provas nem trabalhos especiais. | ||
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+ | ===== Avaliação especial (TE, DA, ...) ===== | ||
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+ | A avaliação distribuída, | ||
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+ | ===== Melhoria de classificação ===== | ||
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+ | A classificação pode ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular. | ||
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+ | -- MCR, JCL |
teach/dapi/201415/ficha.txt · Last modified: 09/09/2015 18:30 by 127.0.0.1