J. Correia Lopes

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teach:dapi:201213:ficha

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 +====== Ficha de Unidade Curricular ======
  
 +**[[https://​sigarra.up.pt/​feup/​pt/​cur_geral.cur_view?​pv_curso_id=742|Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação]]\\
 +  [[https://​sigarra.up.pt/​feup/​disciplinas_geral.FormView?​p_cad_codigo=EIC0108|Descrição,​ Armazenamento e Pesquisa de Informação]]\\
 +  [[https://​sigarra.up.pt/​feup/​disciplinas_geral.formview?​p_cad_codigo=EIC0108&​p_ano_lectivo=2012/​2013&​p_periodo=1S|Ocorrência de: 2012/​2013]]**
 +\\
 +---
 +\\
 +
 +//** [[http://​www.up.pt/​feup/​disciplinas_geral.formview?​p_cad_codigo=EIC0108&​p_ano_lectivo=2012/​2013&​p_periodo=1S|Página oficial]] **//
 +
 +===== Informação Geral =====
 +
 +**Curso**: Descrição,​ Armazenamento e Pesquisa de Informação\\
 +**Código**:​ EIC0108/​PRODEI003\\
 +**Curso**: MIEIC, 5º, xx estudantes/​PRODEI yy estudantes\\
 +**Ano letivo**: 2012/2013\\
 +**Semestre**:​ 1S\\
 +**ECTS**: 6/7,5\\
 +**Horas/​Semanas**:​ 1x3TP\\
 +**Professores**: ​ [[https://​sigarra.up.pt/​feup/​funcionarios_geral.FormView?​p_codigo=209566|Cristina Ribeiro]] | [[https://​sigarra.up.pt/​feup/​funcionarios_geral.FormView?​p_codigo=230756|João Correia Lopes]]
 +
 +===== Língua de Ensino =====
 +
 +//Suitable for English-speaking students//
 +
 +===== Objetivos, Competências e Resultados de Aprendizagem =====
 +
 +1. ENQUADRAMENTO ​
 +
 +A unidade curricular "​Descrição,​ Armazenamento e Pesquisa de Informação"​ tem como contexto a existência de grandes repositórios de informação de natureza muito diversa e os requisitos para a sua organização,​ descrição,​ armazenamento e pesquisa.
 +
 +2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ​
 +
 +  - Sensibilizar os estudantes para os problemas do armazenamento e organização de grandes coleções de dados.
 +  - Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais e da sua aplicação em ferramentas.
 +  - Explorar os métodos e ferramentas para a descrição de recursos na web e para o uso da descrição em aplicações que fazem uso do significado dos dados.
 +
 +3. PRÉ-REQUISITOS ​
 +
 +Conhecimento e prática com linguagens de programação para o desenvolvimento de aplicações.
 +
 +4. DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
 +
 +Componente Científica:​ 50%\\
 +Componente Tecnológica 50% 
 +
 +5. RESULTADOS DA APRENDIZAGEM ​
 +
 +No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
 +
 +  * Identificar fontes de dados em repositórios de dados, APIs de serviços on-line e registos (logs) de utilizadores;​
 +  * Decidir sobre a qualidade das fontes de dados e caracterizar um conjunto de dados selecionado;​
 +  * Escolher a granularidade do documento e um modelo de armazenamento para o conjunto de dados;
 +  * Usar as ferramentas de manipulação de dados para selecionar subconjuntos de dados apropriados e para ajustar os dados às suas aplicações pretendidas;​
 +
 +  * Descrever os modelos usados na recuperação de informação,​ e em particular na recuperação na web;
 +  * Reconhecer as diversas tarefas que são consideradas na recuperação de informação;​
 +  * Aplicar as medidas de avaliação da recuperação de informação à comparação de ferramentas de pesquisa na web;
 +
 +  * Relacionar os documentos na web com a meta-informação que os descreve e relaciona;
 +  * Tratar as ontologias como fornecedoras de ferramentas de descrição;​
 +  * Explorar as aplicações que manipulam descrições de informação na web semântica e criar conjuntos de metadados para um domínio;
 +  * Comparar serviços baseados na web semântica e outras abordagens mais simples para a descrição de recursos.
 +
 +===== Programa =====
 +
 +  * Introdução às coleções de dados; ferramentas para recolha, preparação e acesso a dados; modelos de dados e armazenamento de coleções.
 +  * Pesquisa de informação de base textual; modelos de recuperação;​ avaliação;​ recuperação de informação na web.
 +  * Descrição de informação:​ linguagens da Web semântica; RDF, RDF-Schema, OWL; ontologias para dados de um domínio.
 +
 +===== Bibliografia Principal =====
 +
 +  * Christopher D. Manning, Prabhakar Raghavan, Hinrich Schütze; //​Introduction to Information Retrieval//,​ Cambridge University Press, 2008. ISBN: 0521865719 [[http://​aleph.fe.up.pt/​F/​-?​func=find-b&​find_code=SYS&​request=000128218|Biblioteca]]
 +  * Anders Møller, Michael I. Schwartzbach;​ //An Introduction to XML and Web Technologies//,​ Addison Wesley Professional,​ 2006. ISBN: 0321269667 [[http://​aleph.fe.up.pt/​F/​-?​func=find-b&​find_code=SYS&​request=000074209|Biblioteca]]
 +===== Métodos de Ensino =====
 +
 +Os tempos letivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados,​ discussão de leituras propostas e resolução pelos estudantes de exercícios propostos.
 +
 +===== Software =====
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 +  * Apache Lucene + Solr
 +  * Protégé ​
 +  * oXygen XML editor
 +===== Palavras-chave =====
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 +Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática
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 +===== Modo de Avaliação =====
 +
 +Avaliação distribuída sem exame final
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 +===== Componentes de Avaliação e Ocupação registadas =====
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 +^ Descrição ​ ^ Tipo  ^  Tempo (horas) ​ ^ Data de Conclusão ​ ^
 +| Participação presencial (estimativa) | Aulas |  39  | |
 +| Entrega Trabalho 1 | Projetos |  15  |  2012-10-11 ​ |
 +| Entrega Trabalho 2 | Projetos |  30  |  2012-11-22 ​ |
 +| Entrega Trabalho 3 | Projetos |  30  |  2013-01-03 ​ |
 +| Teste 1 | Teste/Exame |  1  |  2012-11-29 ​ |
 +| Teste 2 | Teste/Exame |  1  |  n/a  |
 +| Estudo | Teste/Exame |  46/84  |  n/a  |
 +|  |  Total: |  162/​200 ​ | |
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 +===== Obtenção de Frequência =====
 +
 +A unidade curricular tem uma componente de avaliação prática que é o resultado da realização dos trabalhos, a entregar antes das respetivas datas limite fixadas no plano da unidade curricular.
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 +Os estudantes têm de obter 50% em cada um dos elementos da avaliação prática.
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 +A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de classificação superior a 40% em cada um dos mini-testes.
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 +===== Cálculo da Classificação Final =====
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 +A classificação final é calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalho + 40% Mini-testes.
 +
 +A componente Trabalho é o resultado da avaliação prática e pode ser obtida:
 +  * realizando três trabalhos de acordo com os guiões propostos;
 +  * propondo um projeto para o semestre e realizando entregas e apresentações de resultados nos mesmos prazos que os dos trabalhos.
 +
 +A opção pelo projeto e o seu plano de trabalho têm de ser acordados com os docentes.
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 +===== Provas e Trabalhos Especiais =====
 +
 +Não há provas nem trabalhos especiais.
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 +===== Avaliação Especial (TE, DA, ...) =====
 +
 +A avaliação distribuída,​ realizada durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
 +
 +===== Melhoria de Classificação Final/​Distribuída =====
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 +A classificação pode ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular.
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 +-- MCR, JCL
teach/dapi/201213/ficha.txt · Last modified: 02/09/2013 18:25 (external edit)