Ficha de Unidade Curricular
Curso: Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação
Código: EIC0108
Curso: MIEIC, 5º, 23 estudantes
Ano letivo: 2011/2012
Semestre: 1S
ECTS: 6
Horas/Semanas: 1x3TP
Professores: João Correia Lopes | Cristina Ribeiro
Língua de Ensino
Suitable for English-speaking students
Objetivos, Competências e Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular "Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação" tem como contexto a existência de grandes repositórios de informação de natureza muito diversa e os requisitos para a sua organização, descrição, armazenamento e pesquisa.
Objetivos
Sensibilizar os estudantes para os problemas do armazenamento e organização de grandes coleções de dados.
Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais, e da sua aplicação em ferramentas.
Explorar os métodos e ferramentas para a descrição de recursos na web e para o uso da descrição em aplicações que fazem uso do significado dos dados.
Resultados de Aprendizagem e Competências
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
Identificar os usos das linguagens de anotação em documentos, em repositórios de dados e no suporte a aplicações;
Analisar um documento XML e verificar a sua conformidade a um modelo;
Criar modelos para documentos XML;
Interpretar os resultados do processamento de documentos com as tecnologias baseadas em XML;
Comparar a organização de dados em modelo de anotação e outros e explorar a migração de dados entre modelos;
Produzir um modelo de anotação para dados para um domínio de aplicação e escolher um modo de armazenamento apropriado para os mesmos;
Descrever os modelos usados na recuperação de informação, e em particular na recuperação na web;
Reconhecer as diversas tarefas que são consideradas na recuperação de informação;
Aplicar as medidas de avaliação da recuperação de informação à comparação de ferramentas de pesquisa na web;
Relacionar os documentos na web com a meta-informação que os descreve e relaciona;
Tratar as ontologias como fornecedoras de ferramentas de descrição;
Explorar as aplicações que manipulam descrições de informação na web semântica e criar conjuntos de metadados para um domínio;
Comparar serviços baseados na web semântica e outras abordagens mais simples para a descrição de recursos.
Programa
Introdução a XML e tecnologias associadas: modelos e validação de documentos; processamento com XPath e interrogação com XQuery.
Pesquisa de informação de base textual; modelos de recuperação; avaliação; recuperação de informação na web.
Descrição de informação: linguagens da Web semântica; RDF, RDF-Schema, OWL; ontologias para dados de um domínio.
Bibliografia Principal
Anders Møller, Michael I. Schwartzbach;
An Introduction to XML and Web Technologies, Addison Wesley Professional, 2006. ISBN: 0321269667
Biblioteca
Christopher D. Manning, Prabhakar Raghavan, Hinrich Schütze;
Introduction to Information Retrieval, Cambridge University Press, 2008. ISBN: 0521865719
Biblioteca
Métodos de Ensino
Os tempos letivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados, discussão de leituras propostas e resolução pelos estudantes de exercícios propostos.
Software
Apache Lucene + Solr
XMLSpy XML editor
oXygen XML editor
Protegé
Palavras-chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 39 | |
Entrega Trabalho 1 | Projetos | 15 | 2011-10-14 |
Entrega Trabalho 2 | Projetos | 30 | 2011-11-18 |
Entrega Trabalho 3 | Projetos | 30 | 2012-01-06 |
Teste 1 | Teste/Exame | 1 | 2011-11-25 |
Teste 2 | Teste/Exame | 1 | n/a |
Estudo | Teste/Exame | 46/84 | n/a |
| Total: | 162/200 | |
Obtenção de Frequência
A unidade curricular tem uma componente de avaliação prática que é o resultado da realização dos trabalhos, a entregar antes das respetivas datas limite fixadas no plano da unidade curricular.
O estudantes têm de obter 50% em cada um dos elementos da avaliação prática.
A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de classificação superior a 40% em cada um dos mini-testes.
Cálculo da Classificação Final
A classificação final é calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalho + 40% Mini-testes.
A componente Trabalho é o resultado da avaliação prática e pode ser obtida:
A opção pelo projeto e o seu plano de trabalho têm de ser acordados com os docentes.
Provas e Trabalhos Especiais
Não há provas nem trabalhos especiais.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
A avaliação distribuída, realizada durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
A classificação pode ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular.
– MCR, JCL