Este documento visa apresentar o estágio curricular de 6 meses, última componente curricular da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É apresentado o problema proposto para o estágio, a criação de um módulo para o SIGARRA de migração de dados genéricos entre dois sistemas independentes, bem como o trabalho desenvolvido para o solucionar.

O SIGARRA é um sistema de informação académico. Foi inicialmente concebido como ferramenta central da gestão de informação da FEUP, então designado siFEUP. Mais tarde, em 2003, foi alargado à maioria das faculdades da UP, bem como à própria universidade.

Este alargamento evidenciou uma lacuna já existente no sistema. Enquanto sistema de informação, a interface do SIGARRA é feita via Web, orientado ao utilizador. No entanto, há que considerar todo um conjunto de instituições que interagem com a faculdade, que têm o seu próprio sistema de informação e que pretendem interagir com a base de dados do SIGARRA. Esta capacidade torna-se mais necessária com o alargamento à universidade, em que há que considerar, por exemplo, as faculdades que não adoptaram o novo sistema.

O objectivo deste estágio era, portanto, criar um modo de acesso directo à camada de dados do SIGARRA, ainda assente em HTTP. Esse acesso é de cariz sistemático, e não orientado ao utilizador, pelo que deve ser pensado para a transferência de grandes quantidades de dados, de um modo estruturado. Ao mesmo tempo, não podem ser desconsideradas as questões inerentes à segurança do acesso, tanto no sentido externo (quem é que acede) como no sentido interno (qual a informação que está disponível por esta via).

O resultado final do estágio tem duas componentes. Uma, formativa, em que foi dado a conhecer ao estagiário o método de trabalho do CICA, num ambiente de trabalho profissional. Outra, funcional, em que se criou um novo módulo do referido sistema de informação assente na arquitectura REST e via XML, para o intercâmbio de dados estruturados não tratados.