Este projecto, intitulado Open Location Based Services Application Platform, procura providenciar serviços contextualizados na localização a um utilizador de um dispositivo móvel, sem estar dependente de acesso constante à rede. A grande maioria dos telemóveis actuais está equipada com uma câmera que poderá ser utilizada para captar e reconhecer padrões visuais como códigos de barras a duas dimensões. Neste projecto a mesma tecnologia será ser utilizada para fornecer indicações da localização ao dispositivo móvel, e desta forma fornecer serviços baseados no contexto da aplicação em áreas geográficas limitadas, sem a necessidade de ter acesso constante à rede.

Foi conduzido um estudo em vários campos da área das aplicações cientes do contexto, particularmente ao nível de modelos, arquitecturas e aplicações existentes. Conclui-se que uma arquitectura simples seria suficiente, visto que as mais complexas dirigem-se a sistemas distribuídos cientes do contexto.

Realizou-se um estudo para determinar o código de barras 2D mais adequado para esta aplicação. Teve-se em consideração vários factores como a abertura e licenciamento do formato, capacidade de dados, legibilidade e popularidade. Chegou-se à conclusão que o QR Code é o formato apropriado para este projecto.

Pesquisou-se também sobre a plataforma onde este projecto será desenvolvido, o SO Android.

 
Topo