O projecto de estágio tem como produto final o desenvolvimento de uma ponte que permite efectuar a ligação entre a UR T500 e sistemas SCADA, usando o framework de desenvolvimento para aplicações JAVA (JFRK). Neste caso o sistema SCADA foi desenvolvido para correr num ambiente Web.

A URT500 é um sistema desenvolvido na EFACEC com o objectivo de realizar a supervisão, controlo e aquisição de dados de processos industriais. Este sistema garante a operação dos processos pela disponibilização de interfaces gráficos muito ricos e muito interactivos designados por sinópticos. Estes sinópticos estão acessíveis apenas aos operadores presentes no centro de comando. A tendência crescente de integração deste tipo de sistemas com outros sistemas de informação empresarial, como é o caso de sistemas SCADA, tem visado a obtenção de sistemas mais interoperantes e menos dependentes de equipas de manutenção separadas, permitindo a redução gradual de custos e a obtenção de ambientes de operação mais completos que tendem a ultrapassar os limites do centro de comando.

Neste trabalho a realização da integração entre a URT500 e sistemas SCADA visa principalmente a disponibilização de interfaces SCADA na Web, baseada na utilização de componentes especializados JAVA, passíveis de serem integrados em applets para execução local num navegador, eliminando desta forma o facto, referido anteriormente, das interfaces gráficas apenas estarem disponíveis no centro de comando. A execução deste trabalho consistiu, basicamente, na definição de uma arquitectura de componentes colaborantes baseada no princípio de publicação e subscrição de tópicos para a troca de informação entre a URT500 e o sistema SCADA. Para realizar esta operação foi utilizada uma biblioteca de funcionalidades SCADA, definida no âmbito de uma tese de mestrado realizada na EFACEC, que permite o rápido desenvolvimento dos componentes gráficos especializados.

Os elementos da URT500 que vão ser enviados para o sistema SCADA estão armazenados numa base de dados ACCESS e a sua informação dinâmica, como estado e valor, está guardada em memória partilhada (designada por base de dados de tempo real). Para obtenção deste tipo de informação será necessário realizar dois componentes diferentes. Um dos componentes vai efectuar um acesso directo à base de dados ACCESS através de uma ligação JDBC-ODBC. O outro componente, que será responsável pelo acesso à memória partilhada, apenas terá que usar as bibliotecas disponibilizadas pela URT500 para obter toda a informação que necessita enviar ao sistema SCADA.

Os testes realizados no final do projecto permitem efectuar a validação do sucesso da abordagem proposta, bem como a utilidade das ferramentas desenvolvidas.