Este documento descreve o projecto de extensão do mecanismo de publicação do Blog.com realizado na empresa Portugalmail — Comunicações S.A. desenvolvido no âmbito do estágio curricular intitulado "Análise e desenvolvimento de publicação em microformatos para o Blog.com", da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O projecto proposto ambicionava a extensão do actual mecanismo de publicação de posts de forma a incluir o uso de microformatos na estruturação do conteúdo publicado. Como o período de tempo previsto para a realização deste projecto era consideravelmente menor do que a duração efectiva do estágio, foi proposto um segundo projecto que visava a implementação de uma rede social sobre o perfil do blogger.

A primeira componente do estágio foi iniciada com um estudo das especificações existentes de microformatos, com a determinação daquelas que poderiam ser utilizadas na implementação da extensão ao mecanismo de publicação. O uso destes formatos pretendeu possibilitar a identificação de certas entidades referenciadas nas entradas dos blogs. A tarefa de publicação foi ainda mais facilitada com a obtenção automática de conteúdo da Internet.

A segunda componente do estágio prendeu-se com a implementação de uma rede de amigos. Este projecto absorveu o conceito de perfil que já estava associado aos utilizadores do Blog.com, sendo construído um módulo de funcionalidade que permitia toda a gestão das relações explicitamente criadas pelos e entre os utilizadores. O tempo restante do estágio foi aproveitado para dar os primeiros passos na exploração das relações implícitas que se poderiam encontrar entre os utilizadores.

Como principais conclusões deste trabalho apontam-se a experiência ganha a nível pessoal principalmente no domínio das tecnologias usadas e na área da publicação de conteúdo pessoal. Com a análise dos resultados obtidos extensão do mecanismo de publicação, são sugeridos alguns pontos susceptíveis de sofrerem melhoramentos no futuro, nomeadamente a nível da introdução automática de conteúdo, enquanto que para a rede social sugerem-se possíveis evoluções na exploração das relações implícitas.

 
Topo